O novo modelo de entrada da Finlândia abre a Finlândia para viajantes de lazer: viajantes de países da UE e Schengen podem entrar na Finlândia livremente a partir de 12 de julho, sem quaisquer medidas de segurança de saúde adicionais quando eles estão totalmente vacinados, ou já teve uma infecção covid-19 antes, ou nasceram em 2006 ou mais tarde, ou chegam de um país com baixa incidência de vírus.
Aqueles com apenas uma vacinação são instruídos a fazer o teste covid-19 antes de 72 horas após a chegada à Finlândia, e aqueles sem qualquer vacinação são obrigados a ter um resultado negativo do teste antes da partida para a Finlândia ou um teste na chegada.
Em linha com este novo modelo, a Finnair irá, a partir de 12 de julho, descontinuar a exigência de que os passageiros apresentem certificados cobertos antes de embarcar em voos para a Finlândia.
“Com a nova legislação, os requisitos de entrada são verificados na chegada, para que nossos clientes não precisem mostrar seus certificados ao agente de atendimento ao cliente da Finnair no Check-In, quando seu destino é a Finlândia”, diz Jaakko Schildt, Chefe de Operações da Finnair. “Continuamos verificando os documentos para aqueles em trânsito para um voo internacional em Helsinque, de acordo com os requisitos da autoridade.”
“A saúde e segurança de nossos clientes é uma prioridade fundamental para nós e continuamos a ter medidas abrangentes em vigor em nossos voos para garantir uma viagem segura. Isso inclui, entre outros, a obrigação de usar máscara durante o voo”, diz Schildt.
O Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar recomendou no início deste ano que todas as companhias aéreas com voos para a Finlândia exijam que seus passageiros apresentem um resultado de teste negativo, um certificado de recuperação ou um certificado de vacinação, e a Finnair foi a única companhia aérea voando para a Finlândia que aderiu a esta recomendação. Com a descontinuação desta prática, a Finnair não tem quaisquer requisitos próprios em relação a certificados cobertos.
Durante o período provisório de 12 a 25 de julho de 2021, a Finnair irá, no entanto, verificar se os passageiros que viajam para a Finlândia atendem aos requisitos de entrada da Finlândia, quando partem de um país que está fora do grupo de tráfego fronteiriço normalizado, visto que o controle das fronteiras internas continua e o tráfego de lazer é ainda não autorizado em todos os países da UE e Schengen durante o período provisório. Mais detalhes sobre a entrada na Finlândia estão disponíveis em https://www.finnair.com/fi-en/flight-information/travel-updates/travelling-to-finland-2166364.
Muitos países estão abertos para viagens, mas continuam a exigir certificados secretos dos viajantes, portanto, os passageiros são sempre aconselhados a verificar os requisitos de seu país de destino no site das autoridades locais ou no mapa de viagens da Finnair em https://www.finnair.com/fi-en/travel-requirements-map.
A Finnair voa para aproximadamente 60 destinos durante a temporada de verão, com mais destinos sendo adicionados para a temporada de inverno.