A operadora ferroviária espanhola Renfe está preparando uma nova plataforma para reservar viagens que combinam diversos meios de transportes, incluindo comboio, metro, autocarro, bicicleta, car sharing, veículos de utilização temporária e outros.
Para o desenvolvimento da nova plataforma, a empresa ferroviária adjudicou um concurso a uma união temporária formada pelas empresas Everis e Siemens, segundo uma notícia da agência espanhola EFE.
A Renfe prevê que a nova ferramenta tecnológica proporcione receitas adicionais entre 38 e 156 milhões de euros durante os cinco anos subsequentes à sua implementação.
A empresa espera atrair um mínimo de 650 mil novos clientes para os comboios, gerando 1,8 milhões de novas viagens em cinco anos, com um aumento na venda de bilhetes nos percursos principais entre 3% e 4%.
A plataforma será desenvolvida em três fases, a primeira das quais terá início no terceiro trimestre de 2022 e atingirá um total de 11 cidades espanholas. No primeiro trimestre de 2023, o projeto já abrangerá um total de 27 localidades e até o final desse ano incorporará novos serviços e funcionalidades.