Pular para o conteúdo principal


SWISS Torna-Se A Primeira Companhia Aérea Comercial A Voar Da Suíça Com SAF

A SWISS se associou à Neste, um dos fornecedores líderes mundiais de combustível de aviação sustentável (SAF) para estabelecer a primeira cadeia de logística ponta a ponta para a importação de SAF para a Suíça. Isso torna a SWISS a primeira companhia aérea comercial a usar SAF em suas operações de voos regulares da Suíça. O combustível para aeronaves com um componente biogênico pode ser importado e usado na Suíça desde 1º de julho de 2021, graças a novas disposições alfandegárias.

“Estamos muito satisfeitos por ter recebido a primeira entrega de nosso SAF de origem própria na Suíça logo após a entrada em vigor dessas novas regulamentações alfandegárias”, disse o CEO da SWISS, Dieter Vranckx. “Há anos, a SWISS e o Grupo Lufthansa têm feito lobby para a importação de combustíveis de aviação sustentáveis, porque essa será a tecnologia-chave para o futuro de médio a longo prazo, permitindo-nos atingir nossos objetivos climáticos para 2030 usando as aeronaves atuais tecnologias de centrais elétricas. Gostaríamos de agradecer a todos que estiveram envolvidos no estabelecimento deste novo processo e trabalharam para que isso acontecesse - especialmente as autoridades alfandegárias suíças, Flughafen Zürich AG, Avenergy e Neste.”


Primeira Entrega SAF Suficiente Para Mais De 175 Voos

A primeira entrega da SWISS de SAF puro chega a mais de 460 toneladas. Com as aeronaves altamente avançadas da SWISS, como a família A32Xneo, isso é matematicamente suficiente para abastecer mais de 175 voos. O SAF será abastecido no Aeroporto de Zurique por meio do sistema de hidrante convencional. A mistura Neste SAF é certificada pelo Jet A-1 e pode ser usada como combustível fóssil para aviação em todos os tipos de aeronaves, sem nenhuma modificação necessária na aeronave ou em seus motores.

“Este é um marco para a aviação suíça na frente da sustentabilidade”, continua o CEO da SWISS, Vranckx. “Temos orgulho de ser a primeira companhia aérea a lançar as bases para o uso do SAF em voos regulares na Suíça. Porque isso, combinado com nossa frota de aeronaves altamente avançada, realmente permite viagens aéreas responsáveis.”

O SAF da Neste é feito de resíduos renováveis ​​de origem sustentável e matérias-primas residuais. Em sua forma simples, e visto ao longo de seu ciclo de vida completo, seu uso pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80% em comparação com os combustíveis fósseis. Sua produção foi certificada por suas credenciais de sustentabilidade pela mesa redonda independente sobre Biomateriais Sustentáveis ​​(RSB) em abril deste ano. A Neste tem muitos anos de experiência na produção de biocombustíveis e também uma colaboração de longa data e frutífera com o Grupo Lufthansa.

“Estamos muito satisfeitos em dar as boas-vindas à SWISS no número cada vez maior de grandes companhias aéreas que usam o SAF”, disse Jonathan Wood, Vice-Presidente da Neste para a Europa. “Esta primeira entrega de SAF para a Suíça para uso em companhias aéreas comerciais é um marco importante para nós da Neste também.”


Os Passageiros Da SWISS Podem Usar O Compensaid Para Ajudar A Promover O Uso De SAF

Esta primeira importação SAF deve-se sobretudo ao compromisso ambiental dos passageiros da SWISS através da plataforma Compensaid (swiss.compensaid.com). Por meio de uma parceria firmada em 2019, a SWISS oferece aos seus passageiros a opção, no momento da reserva de seu voo, de comprar combustível de aviação sustentável via Compensaid para reduzir as emissões de carbono causadas por suas viagens aéreas.

“O próximo passo”, diz o CEO da SWISS, Vranckx, “deve ser aumentar a produção de SAF, que ainda é muito cara, para reduzir seu preço para mais perto dos combustíveis fósseis. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos os nossos clientes que optaram por comprar SAF via Compensaid e, ao fazê-lo, deram sua própria contribuição valiosa para a redução das emissões de carbono.”


SAF, Uma Tecnologia Chave Para Voos Neutros Em Carbono

A SAF tem um papel vital a desempenhar na descarbonização do transporte aéreo. Em vista disso, a SWISS considera crucial que a comercialização e introdução no mercado de SAF sejam impulsionadas e promovidas de forma coordenada internacionalmente. Com sua primeira importação de SAF para a Suíça e suas ações associadas para estabelecer a logística completa da SAF, a SWISS está enfatizando sua própria intenção de apoiar a introdução do SAF no mercado.

“Estabelecemos metas climáticas ambiciosas”, confirma o CEO da SWISS, Vranckx. “Nosso objetivo é reduzir pela metade nossas emissões de dióxido de carbono líquidas de seu nível de 2019 até 2030, e ter emissões líquidas de CO2 zero até 2050. Investindo bilhões em uma frota de aeronaves de última geração, fazendo parceria para promover SAF e fabricar para mais refinamentos de produtos e processos, estamos desempenhando nosso próprio papel na SWISS, proporcionando às viagens um futuro mais sustentável.”

A SWISS vem trabalhando junto com o Grupo Lufthansa há vários anos para promover a pesquisa, o teste e a adoção de combustíveis sustentáveis ​​para aviação. O Grupo Lufthansa estava fazendo um trabalho pioneiro aqui já em 2011, quando conduziu os primeiros testes de longo prazo de biocombustíveis em operações de voos programados da Lufthansa em cooperação com a Neste.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades