Desde ontem, 12 de agosto, a airBaltic tornou-se a primeira a voar nas novas aproximações de voo de alta precisão de Desempenho de Navegação Requerido com Autorização Requerida (RNPAR) no Aeroporto de Riga com a moderna frota de aeronaves Airbus A220-300 da companhia aérea. Esses procedimentos permitem rotas de chegada mais eficientes e contribuem para a economia de combustível, reduzindo ainda mais as emissões de CO2 e ruídos.
Pauls Cālītis, Diretor de Operações da airBaltic: “A RNPAR requer equipamento especial da aeronave, treinamento para pilotos e permissão da autoridade. Recebemos a permissão da CAA letã e também desempenhamos um papel essencial no apoio à Latvijas Gaisa Satiksme no desenvolvimento desses procedimentos. Nossa frota de Airbus A220-300 está equipada com a tecnologia RNPAR, as tripulações passaram por treinamento especial e estamos comprometidos em apoiar o meio ambiente e com ele a eficiência no espaço aéreo letão e em particular em nossa base no Aeroporto de Riga.”
Já em 2014, a airBaltic em cooperação com os parceiros do consórcio AirbusProSky e Latvijas Gaisa Satiksme conclui o projeto AMBER no âmbito da Atlantic Interoperability Initiative to Reduce Emissions (AIRE).
O projeto permitiu a operação dos primeiros voos ecológicos da Europa para aeronaves turboélice, introduzindo uma abordagem baseada em satélite e serviu de base para futuros projetos de eficiência. Como resultado, o impacto anual estimado foi de 1.100 toneladas a menos de CO2 e 350 toneladas a menos de combustível queimado.