Addis Abeba - O Ethiopian Airlines Group, o grupo de aviação líder na África, estabelece um programa de conversão de carga padrão para converter o Boeing 767-300 ER em cargueiro dedicado de serviços em parceria com Israel Aerospace Industries (IAI).
O CEO do Ethiopian Airlines Group, Sr. Tewolde GebreMariam, disse: "Em linha com o nosso Modelo de Negócios de Aviação Diversificado da Visão 2025, temos aumentado a nossa capacidade de carga na frota, infraestrutura de serviço terrestre e rede de conectividade de carga. Assim, estamos fazendo parceria com a IAI, uma das líderes globais de tecnologia no setor aeroespacial, na construção de um centro de conversão de carga em nossas instalações de MRO no Aeroporto de Addis Ababa.
O centro de conversão de carga iniciará seu primeiro negócio com três companhias aéreas da Ethiopian Airlines de propriedade da aeronave B-767-300. O Centro de Conversão de Carga no aeroporto de Adis Abeba expandirá seus serviços para todas as companhias aéreas na África e na região em geral."
Estamos muito felizes por podermos colaborar com o IAI para nos permitir expandir nossos serviços de carga e logística, que já é a maior rede de carga líder na África. A capacitação também nos ajudará a expandir nossos serviços de MRO com tecnologia de ponta e transferência de conhecimento."
Yossi Melamed, VP Executivo do IAI e Gerente Geral do Grupo de Aviação por sua parte disse: "Estamos testemunhando um aumento acentuado na demanda por aeronaves de carga como resultado do aumento do comércio eletrônico, que atingiu níveis recordes durante a pandemia COVID-19. IAI tem uma excelente reputação como um centro de conversão de aeronaves de passageiros em cargueiros, e estamos constantemente recebendo solicitações para abrir tais centros de conversão em mais e mais locais ao redor do mundo. Estou animado com a abertura do atual centro na Etiópia e agradeço aos meus colegas na Etiópia e companhias aéreas pela confiança que depositaram no Grupo de Aviação da IAI, como líder mundial em conversões."
O novo centro de conversão de passageiros em cargueiros, que operará a partir do Centro de MRO em Addis Abeba, fornecerá soluções para a crescente demanda por carga de aeronaves dos modelos B767. A linha de conversão na Etiópia irá se juntar aos sites de conversão existentes que a IAI opera em seu campus no Aeroporto Internacional Ben Gurion e no México.
É de relembrar que o MRO etíope, com a sua capacidade interna, converteu temporariamente 25 de suas aeronaves de passageiros para cargueiro para aumentar sua capacidade de carga conforme a demanda de transporte de suprimentos médicos de emergência dispararam.