Londres - O número de aberturas de hotéis na Europa deve atingir um recorde histórico em 2021, com mais de 100.000 novos quartos estimados para o ano, de acordo com dados e análises da STR que serão apresentados no International Hospitality Investment Forum (IHIF) em Berlim, nesta semana.
Mais de 50.000 quartos foram abertos até agora em 2021, o que já é mais do que 2020, e as inaugurações programadas para o resto do ano devem aumentar o número para mais de 100.000 no total. Esse crescimento reflete inaugurações atrasadas em 2020 e cancelamentos limitados de projetos planejados até o momento, apesar da interrupção significativa no desempenho do COVID-19.
Não se espera que o ritmo de aberturas diminua significativamente em 2022, com mais 100.000 aberturas previstas. O pico anterior de novas inaugurações na Europa ocorreu em 2019, com 74.852 quartos.
“A pandemia levou a muito mais atrasos do que projetos adiados e abandonados na Europa - sim, o desempenho foi prejudicado durante a pandemia, mas muitos investidores ainda contam com a resiliência do setor”, disse Robin Rossmann, Diretor Administrativo da STR. “Embora o impacto desse fluxo de fornecimento varie de acordo com o mercado, haverá uma competição ainda maior por propriedades que resistiram à pandemia e esperam alcançar níveis significativos de recuperação nos próximos anos. Essas novas aberturas não serão um suprimento de reposição, já que a maioria das propriedades que fecharam por causa da pandemia foram reabertas.”