Pular para o conteúdo principal


Oneworld Traça Caminho Para Emissões Líquidas Zero Até 2050

A aliança oneworld delineou seu caminho para alcançar emissões líquidas zero até 2050, reiterando seu compromisso com a sustentabilidade em todas as 14 companhias aéreas membros da aliança.

(© Ponte Aérea.net)

O roteiro inicial de carbono único revelado hoje ilustra como a aliança alcançará sua meta de emissões zero líquidas, que foi anunciada pela primeira vez em setembro de 2020, estabelecendo a oneworld como a primeira aliança global de companhias aéreas a se comprometer com uma meta comum de neutralidade de carbono. As companhias aéreas membros da oneworld alcançaram a meta por meio de várias iniciativas, incluindo modernização da frota, melhorias na eficiência operacional, avanço no uso de combustível de aviação sustentável (SAF) certificado por esquemas aprovados pela ICAO e compensações e remoções de carbono.

Em nome das companhias aéreas membro, a oneworld está apelando às partes interessadas do governo e da indústria por seu apoio e parceria na descarbonização da aviação. À medida que a tecnologia da aeronave evolui e a disponibilidade de SAF continua a se desenvolver, o roteiro será atualizado para refletir a abordagem da aliança para atingir sua meta de emissões zero líquidas até 2050.

As companhias aéreas membro da oneworld estão colaborando ativamente em várias iniciativas de meio ambiente e sustentabilidade, por meio de um Conselho Mundial de Meio Ambiente e Sustentabilidade presidido por Jonathon Counsell, Chefe do Grupo de Sustentabilidade da IAG (controladora de uma companhia aérea membro, British Airways e Iberia). Detalhes sobre essas iniciativas serão anunciados oportunamente.

Oneworld chairman e CEO do Grupo Qatar Airways, HE Sr. Akbar Al Baker, disse: “É uma honra reafirmar nosso compromisso e liderança para enfrentar as mudanças climáticas. Mesmo enquanto continuamos a navegar pelas complexidades da pandemia, delinear nosso 'caminho para emissões líquidas zero até 2050' demonstra que permanecemos firmes em nossa responsabilidade de cuidar do meio ambiente e promover um transporte aéreo sustentável. Hoje, a oneworld estabelece outro marco e conclama todas as partes interessadas da indústria e governos a desempenhar seu papel e colaborar com as companhias aéreas; precisamos de um forte compromisso para melhorar a ineficiência do espaço aéreo, incentivar o uso comercial de combustíveis de aviação sustentáveis ​​reconhecidos e acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão e fuselagem. Agora é a hora de a indústria e os governos trabalharem juntos para atingir nossas metas climáticas compartilhadas.”

O CEO da oneworld, Rob Gurney, disse: “O roteiro de carbono que lançamos hoje demonstra o compromisso de nossa aliança com a sustentabilidade ambiental. Apesar da incerteza enfrentada pelo setor, continuamos focados em cumprir nossa parte na redução das emissões. Somos gratos às nossas companhias aéreas membro por seu apoio e ao IAG por sua liderança nesta importante colaboração e esperamos nossa parceria contínua no avanço da sustentabilidade.”

Várias companhias aéreas membros da aliança continuaram a priorizar iniciativas de sustentabilidade ambiental, promovendo o seu compromisso de reduzir as emissões. Por exemplo:

· A Alaska Airlines, que se juntou a oneworld como seu mais novo membro em março de 2021, anunciou um compromisso com emissões líquidas zero até 2040.

· A American Airlines se comprometeu a estabelecer uma meta intermediária, baseada na ciência, para reduzir as emissões até 2035.

· IAG (controladora da British Airways e Iberia) planeja abastecer 10% de seus voos com a SAF até 2030 e estendeu sua meta de zero emissões líquidas para sua cadeia de abastecimento.

· Cathay Pacific se comprometeu a cortar suas emissões terrestres em 32% a partir de sua linha de base de 2018 antes do final de 2030, por meio de medidas de economia de energia aprimoradas e explorando opções de energia renovável em suas instalações e operações terrestres como parte de seu compromisso de emissões de carbono zero líquido.

· A Finnair está comprometida com a neutralidade de carbono até 2045 e com a redução pela metade de suas emissões líquidas até 2025 em relação aos níveis de 2019.

· A Japan Airlines se comprometeu a usar SAF em 10% de seu consumo total de combustível, reduzindo as emissões totais em 2030 em 10% em comparação com 2019.

· O Grupo Qantas se comprometeu a alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050 e investir A$ 50 milhões no desenvolvimento de uma indústria de combustível de aviação sustentável.

· A Qatar Airways aprimorou ainda mais a educação em sustentabilidade ambiental para seus funcionários, incluindo o envolvimento com a IATA em treinamento adicional de sustentabilidade.

· A S7 Airlines lançou recentemente seu programa de educação e entretenimento Green Steps. Inclui aulas curtas no aplicativo móvel da S7 Airlines sobre como tornar as viagens mais ecologicamente corretas e os usuários podem ganhar milhas S7 Priority ao passar nos testes após as aulas. A S7 Airlines usa cobertores a bordo feitos de garrafas de plástico recicladas e reduziu a embalagem para kits de viagem em classe executiva.

· SriLankan Airlines está continuando seus compromissos de sustentabilidade por meio de seu programa de melhoria da eficiência de combustível de aviação, conservação por meio de programa de educação e projeto de reciclagem de resíduos.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades