A aliança oneworld delineou seu caminho para alcançar emissões líquidas zero até 2050, reiterando seu compromisso com a sustentabilidade em todas as 14 companhias aéreas membros da aliança.
(© Ponte Aérea.net) |
O roteiro inicial de carbono único revelado hoje ilustra como a aliança alcançará sua meta de emissões zero líquidas, que foi anunciada pela primeira vez em setembro de 2020, estabelecendo a oneworld como a primeira aliança global de companhias aéreas a se comprometer com uma meta comum de neutralidade de carbono. As companhias aéreas membros da oneworld alcançaram a meta por meio de várias iniciativas, incluindo modernização da frota, melhorias na eficiência operacional, avanço no uso de combustível de aviação sustentável (SAF) certificado por esquemas aprovados pela ICAO e compensações e remoções de carbono.
Em nome das companhias aéreas membro, a oneworld está apelando às partes interessadas do governo e da indústria por seu apoio e parceria na descarbonização da aviação. À medida que a tecnologia da aeronave evolui e a disponibilidade de SAF continua a se desenvolver, o roteiro será atualizado para refletir a abordagem da aliança para atingir sua meta de emissões zero líquidas até 2050.
As companhias aéreas membro da oneworld estão colaborando ativamente em várias iniciativas de meio ambiente e sustentabilidade, por meio de um Conselho Mundial de Meio Ambiente e Sustentabilidade presidido por Jonathon Counsell, Chefe do Grupo de Sustentabilidade da IAG (controladora de uma companhia aérea membro, British Airways e Iberia). Detalhes sobre essas iniciativas serão anunciados oportunamente.
Oneworld chairman e CEO do Grupo Qatar Airways, HE Sr. Akbar Al Baker, disse: “É uma honra reafirmar nosso compromisso e liderança para enfrentar as mudanças climáticas. Mesmo enquanto continuamos a navegar pelas complexidades da pandemia, delinear nosso 'caminho para emissões líquidas zero até 2050' demonstra que permanecemos firmes em nossa responsabilidade de cuidar do meio ambiente e promover um transporte aéreo sustentável. Hoje, a oneworld estabelece outro marco e conclama todas as partes interessadas da indústria e governos a desempenhar seu papel e colaborar com as companhias aéreas; precisamos de um forte compromisso para melhorar a ineficiência do espaço aéreo, incentivar o uso comercial de combustíveis de aviação sustentáveis reconhecidos e acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias de propulsão e fuselagem. Agora é a hora de a indústria e os governos trabalharem juntos para atingir nossas metas climáticas compartilhadas.”
O CEO da oneworld, Rob Gurney, disse: “O roteiro de carbono que lançamos hoje demonstra o compromisso de nossa aliança com a sustentabilidade ambiental. Apesar da incerteza enfrentada pelo setor, continuamos focados em cumprir nossa parte na redução das emissões. Somos gratos às nossas companhias aéreas membro por seu apoio e ao IAG por sua liderança nesta importante colaboração e esperamos nossa parceria contínua no avanço da sustentabilidade.”
Várias companhias aéreas membros da aliança continuaram a priorizar iniciativas de sustentabilidade ambiental, promovendo o seu compromisso de reduzir as emissões. Por exemplo:
· A Alaska Airlines, que se juntou a oneworld como seu mais novo membro em março de 2021, anunciou um compromisso com emissões líquidas zero até 2040.
· A American Airlines se comprometeu a estabelecer uma meta intermediária, baseada na ciência, para reduzir as emissões até 2035.
· IAG (controladora da British Airways e Iberia) planeja abastecer 10% de seus voos com a SAF até 2030 e estendeu sua meta de zero emissões líquidas para sua cadeia de abastecimento.
· Cathay Pacific se comprometeu a cortar suas emissões terrestres em 32% a partir de sua linha de base de 2018 antes do final de 2030, por meio de medidas de economia de energia aprimoradas e explorando opções de energia renovável em suas instalações e operações terrestres como parte de seu compromisso de emissões de carbono zero líquido.
· A Finnair está comprometida com a neutralidade de carbono até 2045 e com a redução pela metade de suas emissões líquidas até 2025 em relação aos níveis de 2019.
· A Japan Airlines se comprometeu a usar SAF em 10% de seu consumo total de combustível, reduzindo as emissões totais em 2030 em 10% em comparação com 2019.
· O Grupo Qantas se comprometeu a alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050 e investir A$ 50 milhões no desenvolvimento de uma indústria de combustível de aviação sustentável.
· A Qatar Airways aprimorou ainda mais a educação em sustentabilidade ambiental para seus funcionários, incluindo o envolvimento com a IATA em treinamento adicional de sustentabilidade.
· A S7 Airlines lançou recentemente seu programa de educação e entretenimento Green Steps. Inclui aulas curtas no aplicativo móvel da S7 Airlines sobre como tornar as viagens mais ecologicamente corretas e os usuários podem ganhar milhas S7 Priority ao passar nos testes após as aulas. A S7 Airlines usa cobertores a bordo feitos de garrafas de plástico recicladas e reduziu a embalagem para kits de viagem em classe executiva.
· SriLankan Airlines está continuando seus compromissos de sustentabilidade por meio de seu programa de melhoria da eficiência de combustível de aviação, conservação por meio de programa de educação e projeto de reciclagem de resíduos.