Hendersonville, Tennessee, EUA - A indústria hoteleira do Canadá relatou seus níveis de desempenho mensal mais altos desde a pandemia, de acordo com os dados de agosto de 2021 da STR. Mesmo com a melhora em relação aos meses anteriores, os níveis de desempenho do país permaneceram bem abaixo das comparações pré-pandemia de agosto de 2019.
Ocupação: 65,4% (-17,0%)
Taxa média diária (ADR): CAD160,36 (-13,4%)
Receita por quarto disponível (RevPAR): CAD104,92 (-28,1%)
Os níveis de ocupação e RevPAR foram os mais altos no Canadá desde outubro de 2019, enquanto o nível de ADR foi o mais alto do país desde setembro de 2019.
“Os meses de verão foram um alívio bem-vindo para o setor hoteleiro do Canadá, pois o desempenho mudou drasticamente dos níveis vistos na primavera”, disse Laura Baxter, Diretora de Análise de Hospitalidade do CoStar Group para o Canadá. O Grupo CoStar é a empresa-mãe da STR.
“A reabertura da fronteira terrestre dos Estados Unidos e o relaxamento dos requisitos de quarentena para passageiros aéreos que chegam em agosto aumentaram drasticamente o número de travessias de fronteira. Por causa disso, os hoteleiros estão vendo uma aceleração gradual nas reservas de viajantes americanos, mas a maior parte da demanda continua sendo gerada pelo mercado doméstico.”
“Embora esses marcos de desempenho sejam certamente algo para comemorar, é importante observar que o ritmo acelerado de recuperação deve durar pouco. A perspectiva para a queda é mais tênue, com a demanda do setor corporativo ainda fortemente impactada pela pandemia. Os hoteleiros canadenses geralmente dependem de viagens de negócios e em grupo de setembro a novembro.”
Entre as províncias e territórios, a Ilha do Príncipe Eduardo registrou o maior nível de ocupação em agosto (78,9%), que foi 16,3% abaixo do comparável pré-pandemia.
Entre os principais mercados, Vancouver teve a maior ocupação (72,3%), que foi uma queda de 20,0% em relação a 2019.
A ocupação mais baixa entre as províncias foi relatada em Saskatchewan (58,3%), queda de 3,4% em relação a 2019. No nível do mercado, a ocupação mais baixa foi relatada em Montreal (51,7%), que diminuiu 39,3% em relação a 2019.
“A previsão atualizada da STR para o país mostra que a lacuna entre o desempenho do RevPAR em 2019 e 2021 deve aumentar no quarto trimestre”, disse Baxter. “O aumento nos casos de COVID-19 apresenta um risco de queda para a previsão, especialmente nas províncias que estão lidando atualmente com uma quarta onda agressiva. O aumento da preocupação com a pandemia aumentou a incerteza, e muitas empresas no Canadá adiaram as datas de retorno ao escritório, o que acabou afetando o retorno das viagens corporativas. A recente orientação do CDC de reconsiderar planos de viagens não essenciais para o Canadá provavelmente tornará as coisas piores, com muitos gestores de viagens corporativas americanas seguindo de perto essas diretrizes.”