Durante o mês de agosto, quase 1,5 milhão de passageiros voaram pelos dez aeroportos da Suécia, correspondendo a uma redução de 60% em relação ao mesmo período antes da pandemia de agosto de 2019. A recuperação das viagens aéreas continua em agosto e pelo segundo mês em um o número de passageiros atinge o nível mais alto desde o início da pandemia. No entanto, agora há uma certa desaceleração na recuperação.
"Temos o prazer de observar que a recuperação da aviação continuou durante o verão, à medida que as comunidades se abriam e aumentavam o grau de vacinação. O desenvolvimento também é impulsionado por um aumento sazonal de viagens de férias e viagens para parentes e amigos. Quando somamos as viagens de verão, entretanto, estamos longe de uma situação normal. Durante o mês de agosto, 6 em cada 10 passageiros em nossos aeroportos ainda estavam desaparecidos em comparação com antes da pandemia", disse Jonas Abrahamsson , presidente e CEO da Swedavia.
"No final de agosto, houve uma certa desaceleração na taxa de recuperação das viagens aéreas. Embora os pontos positivos sejam muitos, a incerteza pela frente ainda é grande. Em parte depende de como a pandemia se desenvolve, mas também há incertezas sobre, por exemplo, até que ponto as viagens de negócios decolam durante o outono", diz Jonas Abrahamsson .
Dos quase 1,5 milhão de viajantes em agosto, quase 1.078.000 eram viajantes estrangeiros e 420.000 viajantes domésticos, correspondendo a uma redução de 61% nas viagens internacionais e 57% nas viagens domésticas em comparação com o mesmo mês de 2019, antes da pandemia. No total, as viagens aéreas aumentaram 130% em agosto, em comparação com agosto de 2020.
No maior aeroporto da Suécia, o Aeroporto Arlanda de Estocolmo, as viagens aéreas diminuíram 61%, para 946.000 passageiros em agosto, em comparação com agosto de 2019. As viagens internacionais diminuíram 62%, enquanto as viagens domésticas diminuíram 55%. Em comparação com agosto de 2020, que também foi fortemente afetado pela pandemia, o número de viajantes aumentou 126%.
O Aeroporto Landvetter de Gotemburgo teve um total de quase 265.000 passageiros em agosto, uma redução de 58% em comparação com agosto de 2019. As viagens internacionais diminuíram 55%, enquanto as viagens domésticas diminuíram 73%. Em comparação com agosto do ano passado, o aumento de viajantes foi de 155%.
O Aeroporto Bromma de Estocolmo tinha pouco mais de 64.000 passageiros em agosto, correspondendo a uma redução de 64% com os níveis de passageiros antes da pandemia de agosto de 2019. Nos sete aeroportos regionais da Suécia, a diminuição no número de passageiros foi entre 36% e 84%. Todos os aeroportos regionais também tiveram um desenvolvimento de passageiros claramente melhorado em agosto em comparação com os meses anteriores e o mesmo mês em 2020.
As viagens aéreas nos dez aeroportos da Suécia diminuíram em um total de quase 49 milhões de passageiros desde o início da pandemia.
As estatísticas de tráfego dos aeroportos da Suécia estão disponíveis em Sobre a Swedavia/Estatísticas: https://www.swedavia.se/om-swedavia/statistik/.
Em www.swedavia.se encontra mais informações sobre as várias medidas que a Swedavia tomou para uma viagem segura. Veja, por exemplo: https://www.swedavia.se/arlanda/infor-din-resa/.