O tráfego de carga de Frankfurt registra um crescimento ainda mais forte - a maioria dos aeroportos do Fraport Group em todo o mundo registra um desempenho positivo
Frankfurt - O Aeroporto de Frankfurt (FRA) recebeu cerca de 3,1 milhões de passageiros em setembro de 2021 - representando um aumento de 169,1% ano a ano, embora em comparação com um muito fraco setembro de 2020. O crescimento de passageiros continuou a ser amplamente impulsionado pelo tráfego de férias. No mês do relatório, o número de passageiros do FRA - embora ainda registrando um declínio de 54,0% em comparação com setembro de 2019 - novamente atingiu quase metade do nível pré-pandemia, continuando assim a tendência positiva definida em agosto de 2021.
Durante os primeiros nove meses de 2021, o FRA atendeu um total de cerca de 15,8 milhões de passageiros. Isso resultou em uma queda de 2,2% em comparação com o mesmo período do ano passado, contra uma queda de 70,8% em comparação com os primeiros nove meses de 2019.
A produção de carga (frete aéreo + correio aéreo) continuou seu crescimento robusto em setembro de 2021, aumentando visivelmente em 13,4% ano a ano para 188.177 toneladas métricas. Em comparação com setembro de 2019, a tonelagem de carga ganhou 7,7% no mês do relatório. Os movimentos de aeronaves aumentaram 66,1% com relação ao ano anterior, para 28.135 decolagens e pousos. Os pesos máximos de decolagem acumulados (MTOW´s) aumentaram 61,5%, para quase 1,8 milhão de toneladas métricas.
Em setembro de 2021, os aeroportos da carteira internacional da Fraport continuaram, em grande parte, a reportar um desempenho de tráfego positivo. Com exceção do Aeroporto de Xi'an (XIY) na China, os aeroportos do Grupo Fraport em todo o mundo alcançaram um crescimento significativo. Em alguns aeroportos do Grupo, o tráfego de passageiros aumentou mais de 100% com relação ao ano anterior - embora em comparação com os níveis de tráfego fortemente reduzidos em setembro de 2020. Em comparação com a pré-pandemia de setembro de 2019, a maioria dos aeroportos do Grupo Fraport em todo o mundo ainda registrou números mais baixos de passageiros. No entanto, alguns aeroportos do Grupo que atendem destinos turísticos de alta demanda - como os aeroportos gregos ou o Aeroporto de Antalya na Riviera turca - viram o tráfego se recuperar para aproximadamente 80% dos níveis pré-crise no mês do relatório (em comparação com setembro de 2019).
O Aeroporto de Ljubljana (LJU), na capital da Eslovênia, recebeu 65.133 passageiros em setembro de 2021. Nos aeroportos brasileiros de Fortaleza (FOR) e Porto Alegre (POA), o tráfego combinado aumentou para 820.169 passageiros. O Aeroporto de Lima do Peru (LIM) recebeu quase 1,1 milhão de passageiros no mês do relatório.
O tráfego total para os 14 aeroportos regionais gregos aumentou para cerca de 3,4 milhões de passageiros em setembro de 2021. Na costa búlgara do Mar Negro, os aeroportos Twin Star de Burgas (BOJ) e Varna (VAR) também relataram tráfego maior, com um total de 328.990 passageiros servidos. O Aeroporto de Antalya (AYT), na Turquia, recebeu cerca de 3,8 milhões de passageiros. O Aeroporto Pulkovo (LED) de São Petersburgo, na Rússia, tinha aproximadamente 1,9 milhão de passageiros. O Aeroporto de Xi'an (XIY) na China registrou pouco menos de 2,3 milhões de passageiros no mês do relatório.