Quase 600 dias depois que a Austrália fechou suas fronteiras internacionais, os voos comerciais de passageiros da Qantas foram aos céus para reconectar a Austrália ao resto do mundo.
O voo QF12 de Los Angeles pousou em Sydney às 06:00 da manhã de hoje sem restrições de fronteira ou quarentena para passageiros que estão totalmente vacinados. O voo QF1 (Sydney para Londres via Darwin) seria o primeiro voo da Qantas International a partir de Sydney às 18:30.
O CEO do Grupo Qantas, Alan Joyce, disse: "Este dia tem sido um longo tempo para o nosso povo e nossos clientes. É maravilhoso ver australianos capazes de se reunir com entes queridos depois de tanto tempo separados.
"Tem sido um momento muito desafiador para nossa equipe internacional, com muitos deles parados desde março de 2020. Estamos no processo de levantar nossos membros da equipe australiana que estão animados para voltar a fazer o que amam.
"Estamos de volta ao ar mais cedo do que o previsto graças aos milhões de pessoas que saíram em massa para se vacinarem. Isso possibilitou que os governos federal, NSW e vitoriano abrissem as fronteiras da Austrália e removessem os requisitos de quarentena para viajantes totalmente vacinados.
"As viagens internacionais podem ser um pouco diferentes por um tempo com alguns novos requisitos e diretrizes em vigor, mas uma coisa que não mudou são os compromissos da Qantas com a segurança e o serviço premium. Estamos absolutamente entusiasmados em receber todos de volta a bordo."
A supervisora de Serviços ao Cliente da Qantas no QF12, Adrienne Innes, disse que estar de volta ao ar foi o ponto alto de seu ano.
"Foi incrível receber de volta nossos passageiros, e toda a equipe estava realmente emocionada e animada por poder cuidar deles em sua jornada para casa."
Embora a companhia aérea nacional tenha voado centenas de voos de repatriação do governo federal durante a pandemia COVID-19, e operado sob um acordo temporário de bolhas de fronteira com a Nova Zelândia no início deste ano, estes são os primeiros voos regulares de passageiros internacionais da Qantas depois que os governos australiano e NSW relaxaram as restrições em viagens ao exterior.
Todos os passageiros dos voos da Qantas International devem ser totalmente vacinados, a menos que tenham menos de 12 anos, são menores de 12 a 17 anos viajando para a Austrália com sua família ou tutor ou têm uma isenção. Para mais detalhes, visite: qantas.com.
Os voos iniciais são limitados a cidadãos australianos, residentes permanentes e suas famílias e pais imediatos, de acordo com as exigências do governo federal.
A Qantas operará voos internacionais entre Sydney e Londres e Los Angeles a partir de hoje, com voos para outros destinos relançados nas próximas semanas.