Ao ativar o manuseio de Emissão Zero a companhia aérea automaticamente reduz mais emissões de CO2
Ryanair lançou hoje (27 de outubro) o manuseio elétrico em onze grandes aeroportos europeus - Alicante, Barcelona, Madrid, Málaga, Maiorca, Sevilha, Santiago, Valência, Amsterdam Schipol, Gotemburgo-Landvetter e Oslo - permitindo reversões de emissão zero. Estes últimos desenvolvimentos líderes da indústria representam um investimento significativo em operações sustentáveis, aumentam o compromisso da Ryanair em reduzir a sua pegada ambiental e pavimentam ainda mais o caminho para alcançar emissões de carbono zero líquidas até 2050.
A Azul Handling, parceira de manuseio da Ryanair na Espanha e em Portugal, será agora a primeira empresa de manuseio neutra em carbono na Espanha - graças a um investimento de 7,3 milhões de euros no e-Quipment, permitindo que a companhia aérea ofereça reversão de emissão zero nestes oito principais locais espanhóis. Isso leva a uma economia de emissão de 1.000 toneladas de CO2 por ano.
Além do trabalho na Espanha, as reviravoltas da Ryanair serão totalmente elétricas no Amsterdam Schipol, Gothenburg-Landvetter e no Aeroporto de Oslo, por meio de uma parceria com a Menzies Aviation. Essas reviravoltas foram possíveis por meio do fornecimento, pelo aeroporto, da infraestrutura necessária para equipamentos elétricos.
A Ryanair entende que a aviação tem um papel de liderança a desempenhar no combate às mudanças climáticas e está colocando uma ênfase cada vez maior na mitigação de como seus negócios impactam o meio ambiente. O recente investimento de US$ 22 bilhões da companhia aérea em novas aeronaves ajudará a reduzir o consumo de combustível em aprox. 16% por assento, reduzem o ruído em 40% e essas aeronaves transportarão 4% a mais de passageiros. A Ryanair está focada na parceria com líderes do setor, como Azul e Menzies Aviation, que compartilham seus objetivos de sustentabilidade e estão apoiando a Ryanair para se alinhar com o Acordo de Paris.
O Diretor de Sustentabilidade da Ryanair, Thomas Fowler, disse:
“Temos o prazer de anunciar esta iniciativa verde líder da indústria, que representa o compromisso da Ryanair em reduzir as suas emissões. O lançamento do manuseio elétrico em 11 de nossos aeroportos europeus é um passo importante no caminho da Ryanair para emissões líquidas zero até 2050.
“O processo de retorno incorpora uma série de etapas e peças de equipamento elétrico - incluindo trator elétrico de bagagem, carregador de cinto de bagagem elétrico, degraus de passageiros, energia elétrica de solo e trator elétrico de retrocesso que auxilia a aeronave a sair da posição de estacionamento da aeronave - e este processo agora é realizado sem emissões nesses 11 locais.
“Na Ryanair, temos o compromisso de alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050 e reduzir as emissões de CO2 por passageiro/km em 10% até 2030. É por isso que investimos US$ 22 bilhões em novas aeronaves que nos ajudarão a reduzir nosso consumo de combustível em aprox. 16% por assento.
Agora podemos oferecer paradas de emissão zero em cada um desses 11 locais quando anteriormente, uma parada padrão poderia emitir até 52 kg de CO2. Nossas parcerias com líderes do setor, como Azul e Menzies Aviation, são vitais para alcançarmos nosso objetivo de ser neutro em carbono líquido até 2050.”