- Os gastos de visitantes internacionais parecem prestes a cair quase 50% nos números de 2020, tornando o Reino Unido um dos países com pior desempenho no mundo
- O desempenho de 2022 poderia ser melhor, mas ainda está em jogo
Londres, Reino Unido - O World Travel & Tourism Council (WTTC) diz que a recuperação anual do setor de Viagens e Turismo do Reino Unido pode recuperar apenas um terço, enquanto os gastos com viagens internacionais continuam a despencar. As pesquisas mais recentes do WTTC, que representa o setor global de viagens e turismo, mostram que a recuperação foi severamente atrasada pela falta de gastos de visitantes internacionais. O WTTC culpa as rígidas restrições de viagens, como o destrutivo sistema de "semáforos", por causar estragos no setor.
Agora, apesar de seu lançamento de vacinas altamente bem-sucedido, o Reino Unido deve registrar mais perdas em gastos com visitantes que chegam do que no ano anterior, um ano em que as viagens internacionais pararam quase por completo.
Na taxa atual de recuperação, a pesquisa do WTTC mostra que a contribuição do setor de viagens e turismo do Reino Unido para a economia do país pode aumentar ano a ano em pouco menos de um terço (32%) em 2021, em linha com a média global de 30,7%.
No entanto, uma pesquisa conduzida pelo órgão global de turismo mostra que o aumento foi impulsionado principalmente pelo recente boom nas viagens domésticas, com o crescimento dos gastos domésticos definido para experimentar um aumento anual de 49% em 2021.
Embora esse aumento nas viagens domésticas tenha proporcionado um impulso muito necessário, não será suficiente para alcançar uma recuperação econômica total e salvar milhões de empregos ainda ameaçados.
A pesquisa continua mostrando que os gastos internacionais deverão despencar em quase 50% nos números de 2020 - um dos piores anos já registrados para o setor de viagens e turismo - tornando-o um dos países com pior desempenho do mundo.
Enquanto outros países, como China e Estados Unidos, deverão ver um aumento nos gastos com viagens internacionais este ano, o Reino Unido está atrasado e continua a registrar perdas significativas.
Restrições severas de viagem, políticas em constante mudança e barreiras para viajar para o Reino Unido, como a atual exigência de que os visitantes façam um caro teste PCR de dois dias depois de chegar ao país, tiveram seu preço. No ano passado, o setor de viagens e turismo do Reino Unido viu 307.000 empregos perdidos em todo o país e a pesquisa mostra que os empregos no setor devem permanecer estáveis este ano.
Julia Simpson, Presidente e CEO do WTTC, disse: “A pesquisa do WTTC mostra que, embora o setor global de viagens e turismo esteja começando a se recuperar, o Reino Unido continua a sofrer grandes perdas devido às contínuas restrições de viagens que são mais rígidas do que o resto da Europa.
“Apesar dos anúncios do governo, o Reino Unido ainda tem uma lista vermelha, testes de PCR caros e uma exigência de testes do segundo dia que simplesmente impedem as pessoas de viajar. Assim como o mundo se abre, o Reino Unido tem mais requisitos para vacinação dupla do que nossos vizinhos.”
Olhando para 2022, a pesquisa do WTTC fornece motivos para otimismo. Com as medidas certas e um forte foco em viagens internacionais, o Reino Unido poderá ver a contribuição de Viagens e Turismo para o PIB aumentar 53% em 2022, resultando em um adicional de £ 66 bilhões para sua economia. Os gastos dos visitantes internacionais também puderam ver um aumento significativo, atingindo £ 29 bilhões - apenas 20% abaixo dos níveis de 2019.
Enquanto isso, o crescimento do emprego pode ver um aumento de 14% ano a ano, equivalente a 580.000 empregos adicionais em 2022, resultando em mais de 4,7 milhões de empregos, 445.000 acima dos níveis de 2019.