Pular para o conteúdo principal


Americanas S.A. Inaugura Primeira Loja Autônoma No Aeroporto RIOgaleão

Com inteligência artificial e computer vision, Ame Go permite jornada de compra em poucos segundos e sem checkout

A Americanas S.A. inaugurou nova loja Ame Go nesta terça-feira, 23 de novembro, no Aeroporto Internacional Tom Jobim - o RIOgaleão. Com tecnologia desenvolvida pela Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios da Americanas S.A., a nova Ame Go será a primeira loja autônoma da companhia a operar em ambiente de alto fluxo. Com o conceito "pegou, levou", sem vendedores, sem fila e sem checkout, a Ame Go vai facilitar o dia a dia das pessoas que transitam pelo aeroporto, proporcionando uma experiência de consumo mais ágil e independente. A unidade será aberta no RIOgaleão, uma das principais portas de entrada do Brasil, que espera um aumento de 79% na movimentação total de passageiros durante o mês de dezembro.

Baseada em inteligência artificial, computer vision, câmeras e sensores, a Ame Go é uma tecnologia de loja que oferece uma experiência de compra completamente autônoma, rápida e segura. Na jornada do cliente, o super App Ame Digital libera o acesso à loja por QR Code; as câmeras reconhecem sua biometria corporal, e sensores e balanças identificam quando o consumidor faz a retirada dos produtos da prateleira. O espaço possui wi-fi próprio e o valor das compras é debitado no super App, logo após a saída do cliente da loja, sem checkout.

Localizada no embarque doméstico, espaço estratégico onde é possível atender 100% dos passageiros, visitantes e, atualmente, quase 8 mil pessoas da comunidade aeroportuária, a Ame Go possui 35 m² e terá um mix variado e sazonal de produtos de diferentes categorias. Há itens como alimentos, bebidas, doces, vestuário, itens de higiene pessoal e até opções para presentes.


Tecnologia E Os Novos Hábitos De Consumo

Há dois anos a Americanas S.A. vem testando, em ambientes mais controlados, o conceito de "compra independente", por meio da tecnologia de pagamento desenvolvida pela Ame em parceria com a startup americana Zippin - especializada em modelos autônomos. Pensada para oferecer uma experiência multicanal única aos clientes, a Ame Go é resultado de estudos feitos a partir do aprendizado da Americanas S.A. ao longo de 90 anos no varejo brasileiro - a companhia reúne mais de 3.500 lojas e franquias de diferentes modelos no país¹, em mais de 800 cidades.

"Hoje, são inúmeros perfis de consumo. E, com uma base de 50 milhões de clientes ativos temos, dentro de casa, um laboratório que permite desenvolver, seja com tecnologia proprietária ou parcerias com os melhores centros de inovação do mundo, diferentes soluções para os nossos clientes. A Ame Go é uma dessas soluções. A partir do contato mais próximo com o cliente, em diferentes jornadas, estudamos os dados e entendemos os novos comportamentos para oferecer ainda mais conveniência e agilidade na jornada do cliente. Muito mais que um centro de compras, a Ame Go é uma experiência inovadora e em constante aprimoramento, que reflete não só os novos comportamentos, mas as tendências de consumo e o que ainda está por vir", explica João Guerra, CTO da plataforma física da Americanas S.A..

As tecnologias usadas na construção do super App da Ame e da estrutura física da loja, que conta com layout inteligente e que facilita o fluxo de pessoas, permitem que o cliente conclua a jornada de compra em segundos. "Um dos objetivos do nosso motor de inovação é promover o uso de novas tecnologias em todas as plataformas e isso inclui as lojas físicas da Americanas S.A.. A Ame Go é o resultado da combinação de dois dos nossos ativos únicos, que são a nossa cultura de inovação constante e a nossa plataforma física com ampla expertise no varejo, para proporcionar uma experiência de consumo cada vez mais customizada, fluida e surpreendente", destaca João Guerra.

"A inauguração reforça o posicionamento do RIOgaleão como um aeroporto que vai além de um local para chegadas e partidas. Temos investido na experiência do passageiro, trazendo operações de renome para fazer com que a jornada dos viajantes seja cada vez mais confortável, por isso estamos muito felizes com a chegada da Ame Go. Com certeza será mais uma parceria de sucesso", explica Tatiana Pizzolante, Gerente de Varejo do RIOgaleão.

¹ Considerando as mais de 1.200 lojas da parceria com a BR Mania, ainda sob aprovação do CADE.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades