· Primeiro trimestre operacional positivo desde o início da crise - resultado trimestral ajustado de +2 milhões de euros
· Julho e agosto: + 10% no setor turístico em relação aos níveis pré-crise (2019)
· 2,3 milhões de passageiros no terceiro trimestre de 2021: + 206% em relação a 2020
· Primeira parcela do empréstimo de 30 milhões de euros reembolsada antes do previsto em julho
· CEO/CFO, Alexis von Hoensbroech: "Os números positivos nos dão o vento a favor para os meses de inverno tradicionalmente difíceis e otimismo para o próximo ano."
· CCO, Michael Trestl: "As pessoas estão no ar novamente - estamos muito satisfeitos em ver um renascimento nas viagens privadas e de negócios."
Os bons números de reservas nos meses de verão triplicaram o número de passageiros da Austrian Airlines no terceiro trimestre de 2021 em comparação com o ano anterior. Com um EBIT ajustado de +2 milhões de euros, a operadora vermelha-branca-vermelha alcançou números operacionais ligeiramente negros pela primeira vez desde a eclosão da crise de Covid-19. Apesar da pandemia em curso, a situação de liquidez da companhia aérea permanece estável. A Austrian Airlines volta a sublinhar a sua consciência da responsabilidade para com os contribuintes austríacos, o que se reflete também no reembolso antecipado da primeira prestação do empréstimo de 30 milhões de euros em meados de julho. A próxima prestação para reembolso do empréstimo no valor de 300 milhões de euros está prevista para o final do ano.
“Pela primeira vez, a alta flexibilidade da equipe, a gestão disciplinada de custos e um aumento significativo nas reservas são visíveis em nossos resultados. Os números positivos nos dão o vento a favor para os meses de inverno tradicionalmente difíceis e otimismo para o próximo ano”, explica o CEO/CFO da Austrian Airlines, Alexis von Hoensbroech. "A redução gradual da viagem está lenta, mas seguramente, nos trazendo de volta a um pouco mais de altitude de voo. No verão, nossa produção girava em torno de 55% em relação aos níveis pré-crise. No entanto, a crise da Corona e as restrições que ela acarreta nos manterão ocupados por mais tempo do que qualquer um de nós gostaria. É ainda mais importante que continuemos a estar juntos como equipe 'austríaca', bem como na sociedade, e que façamos tudo o que estiver ao nosso alcance para colocar a pandemia para trás.”
A Oferta De Destino Atraente Leva A Um Alto Número De Reservas No Verão
A alta demanda durante as férias de verão e outono mostrou claramente o desejo dos austríacos por viagens aéreas. No segmento turístico, a companhia aérea chegou a registrar um aumento de 10% na oferta em meados do verão em comparação com o ano pré-crise de 2019. "O desejo das pessoas por sol e mar era tão grande que aumentamos nossos horários de voos com mais frequências para Palma de Maiorca, ilhas gregas, Itália e novos voos para Málaga. Em datas de grande procura, operámos até um Boeing 777 para Creta. Isto mostra claramente que a nossa oferta está certa. As pessoas estão de novo no ar - estamos muito satisfeitos por ver um renascimento nas viagens privadas e de negócios", disse o CCO da Austrian Airlines, Michael Trestl.
O anseio pela extensão do verão resultou em uma boa taxa de ocupação para destinos turísticos como Chipre, Paris, Málaga, Atenas e Roma no outono. Além disso, destinos de férias austríacos como Creta, Rodes, Maiorca, Gran Canaria e Tenerife foram extremamente bem reservados. E também as viagens de negócios aumentaram significativamente, especialmente na Europa.
Os Resultados Em Detalhes
No terceiro trimestre de 2021, a receita da Austrian Airlines de 304 milhões de euros foi significativamente superior à do ano anterior, com um aumento de 227% (terceiro trimestre de 2020: € 93 milhões).
Pela primeira vez desde a eclosão da crise, o resultado trimestral ajustado (EBIT) apresentou um resultado positivo (+2 milhões de euros), em comparação com a significativa negativa de -106 milhões de euros em 2020.
O ramp-up da Austrian Airlines no verão e a queda aumentou as despesas totais em 51% no terceiro trimestre em comparação com o ano anterior (terceiro trimestre de 2021: 314 milhões de euros, terceiro trimestre de 2020: 208 milhões de euros). Tanto as vendas quanto as despesas ficaram em cerca de metade do nível pré-crise (3º trimestre de 2019: vendas: 639 milhões de euros, despesas totais: 597 milhões de euros).
A Austrian Airlines transportou 2,3 milhões de passageiros no terceiro trimestre do ano, o que representa um aumento de 206,5% (3º trimestre de 2020: 760 mil). O aumento da capacidade é refletido no assento-quilômetro oferecido (ASK): 4,5 bilhões de assentos-quilômetro foram oferecidos no terceiro trimestre, um aumento de 53,9% na oferta em comparação aos níveis pré-crise (Q3 2020: 1,5 bilhão ASK, Q3 2019: 8,3 bilhões ASK).
Perspectivas Para Os Meses De Inverno E 2022
Com voos diretos para Cancún, Maldivas e Maurício, a programação de voos de inverno 2021/22 da Austrian Airline traz destinos atraentes de longa distância de volta à rede de rotas austríaca. Devido à alta demanda durante as férias de Natal, a transportadora doméstica austríaca está adicionando capacidade a esses destinos com frequências maiores.
Apesar da pandemia em andamento, as regulamentações de entrada relaxadas para viajantes totalmente vacinados, como no Canadá, Estados Unidos ou Tailândia, estão contribuindo para o reinício de destinos anteriormente restritos. O curso de sucesso no segmento de turismo será continuado no verão de 2022 com um novo aumento da oferta.