Zanzibar, Tanzânia - A DNATA, uma das principais provedoras globais de serviços aéreos e de viagens, assinou um contrato de concessão com o governo de Zanzibar, juntamente com a Emirates Leisure Retail e a SEGAP, uma joint venture entre especialistas em infraestrutura aeroportuária e operações Egis, e a gestora de fundos de private equity AIIM.
Sob a parceria, a DNATA supervisionará as operações do terminal internacional recém-construído do Aeroporto Internacional Zanzibar Abeid Amani Karume (ZNZ), com a SEGAP apoiando a Zanzibar Airports Authority (ZAA) em uma capacidade de gestão. A Emirates Leisure Retail fará parceria com a MMI como concessionária master para todos os pontos de venda de alimentos e bebidas, duty free e comerciais no Terminal 3.
A DNATA fornecerá seus serviços de manuseio de solo e passageiros de renome global para clientes de companhias aéreas no ZNZ, garantindo operações seguras e oportunas de voos e uma excelente experiência de viagem para os passageiros. a DNATA espera lidar com mais de 4.000 voos anualmente no aeroporto.
A DNATA também investirá em um centro de carga de última geração para estabelecer operações de carga no aeroporto, apoiando o comércio local e as empresas. A instalação cumprirá os mais altos padrões da indústria, garantindo um manuseio eficiente e seguro de uma ampla gama de cargas, incluindo perecíveis, produtos farmacêuticos, bens perigosos, animais vivos, motores de aeronaves e veículos.
Além disso, a DNATA lançará serviços de Meet&Greet e lounge através de sua marca de hospitalidade aeroportuária, Marhaba, para ajudar os passageiros a melhorar ainda mais sua experiência e desfrutar de uma viagem suave no aeroporto, desde o Check-In até o embarque.
A expansão da DNATA em Zanzibar representa um investimento de mais de US$ 7 milhões e criará até 400 empregos locais diretos com a empresa. Incluindo este último investimento que é a primeira operação da DNATA na Tanzânia, a DNATA agora fornece serviços de manuseio de solo, carga, bufê e viagens de qualidade e segurança em 36 países.
Steve Allen, Vice-Presidente Executivo da DNATA e Presidente da Emirates Leisure Retail e MMI, disse: "Estamos entusiasmados em expandir nossa pegada global na África e estabelecer operações no aeroporto de Zanzibar. Estamos confiantes de que nosso investimento na indústria da aviação local estimulará o turismo e o comércio, proporcionando benefícios significativos para as empresas e para a comunidade local.
"A paixão de nossas equipes pela excelência, ampla rede de parcerias e experiência global no fornecimento do melhor manuseio terrestre, hospitalidade aeroportuária e serviços de F&B garantirão qualidade consistente em todas as etapas da viagem ao aeroporto. Ofereceremos um conceito inovador e fresco de aeroporto que proporciona uma experiência integrada aos passageiros, ao mesmo tempo em que mostra as tradições e estilo de Zanzibar.
"Estamos ansiosos por uma parceria frutífera com a Zanzibar Airports Authority e a SEGAP."
O Dr. Hussein Ali Mwinyi, Presidente de Zanzibar e Presidente do Conselho Revolucionário, disse: "O lançamento do nosso novo terminal no Aeroporto Internacional Abeid Aman Karume marca um ponto de virada nos esforços do Governo Revolucionário de Zanzibar em se tornar uma ilha mundialmente reconhecida para o turismo e o comércio. A parceria da Zanzibar Airport Authority com a DNATA reafirma nosso compromisso com a excelência internacional em proporcionar uma experiência perfeita para todos os visitantes internacionais. Esperamos expandir nossa pegada global na facilitação do comércio e do investimento por meio de nossa maior capacidade de manuseio para operações de carga aérea e de passageiros."
Christian Laugier, CEO-Sales da Egis, comentou: "Estamos honrados em trazer nossas três décadas de experiência em desenvolvimento aeroportuário, operações e manutenção para o projeto. Nossas equipes se concentrarão no desempenho em todas as áreas, incluindo infraestrutura, operações, segurança, governança e finanças. Nossos esforços serão para tornar o aeroporto e o transporte aéreo catalisadores mais eficazes para o crescimento do turismo em um destino que tem tudo para atrair visitantes, desde praias intocadas até um patrimônio mundial da UNESCO. Esse é um passo importante que abre grandes possibilidades de parceria com Zanzibar, onde estamos preparados para considerar mais investimentos no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária."