Pular para o conteúdo principal


ETC: Níveis Pré-Pandêmicos De Viagens Europeias Não Serão Alcançados Até 2024

- Apesar de uma forte recuperação do verão, as chegadas de turistas internacionais à Europa devem ficar 60% abaixo de 2019 até o final de 2021

- As chegadas de turistas europeus ainda caíram 77% no meio do ano em relação a 2019

- O crescimento europeu de passageiros aéreos ganhou impulso ao longo dos meses de junho (-69%), julho (-57%) e agosto (-49%) em comparação com os níveis pré-pandêmicos

Bruxelas - Embora a demanda de viagens na Europa esteja prestes a uma grande recuperação devido às altas taxas de vacinação na Europa, os volumes ainda estão longe dos dias pré-pandêmicos, que não deverão ser superados até 2024. A edição mais recente do o relatório trimestral 'European Tourism Trends&Prospects' da European Travel Commission (ETC) continua a monitorar o impacto do COVID-19 no setor, examinando como a atividade de viagens está se recuperando em meio à atual onda de infecções e aos programas de vacinação em andamento.

Comentando após a publicação do relatório, Luís Araújo, Presidente da ETC, disse: “Com base no nosso último relatório trimestral‘ Tendências e Perspectivas do Turismo Europeu ’, é claro ver o papel crítico que os programas de vacinação já desempenharam para ajudar na recuperação das viagens. O lançamento da vacina COVID-19 foi vital para facilitar os requisitos de entrada e aumentar o apelo das viagens durante a temporada de verão. No entanto, os esforços de vacinação não serão suficientes. À medida que os meses de inverno se aproximam, é imperativo que a Europa se esforce para restaurar ainda mais a liberdade de movimento, implementando abordagens mais holísticas e coerentes para viagens dentro e fora da UE.”


Aumento Da Demanda Por Turismo Europeu

A Europa tem atualmente a maior taxa de vacinação das regiões do mundo, o que deve permitir a liberação de uma demanda reprimida significativa. Na verdade, os destinos europeus já desfrutaram de uma temporada de verão mais forte do que o esperado devido aos programas de vacinação bem-sucedidos. Além disso, a criação do Certificado Digital COVID-19 da UE foi fundamental para garantir viagens seguras na região e ajudou a simplificar a mobilidade transfronteiriça. Como resultado, as viagens intra-regionais experimentaram um aumento e devem representar 85% das chegadas internacionais europeias em 2021, ante 77% em 2019.

A recuperação de viagens observada tem sido diferente entre os destinos, com aqueles que reabriram suas fronteiras antes para viajantes vacinados sendo os mais favorecidos. Como a primeira nação a reabrir para turistas sem COVID, a Grécia apresentou a recuperação mais forte em termos noturnos (-19% vs. 2019), embora as chegadas de estrangeiros tenham sido fracas. A maior recuperação nas chegadas em relação às taxas de 2019 foi observada na Croácia (-37%), que conseguiu estender seu excelente desempenho para o período de entressafra, recebendo 1,9 milhão de chegadas de turistas em setembro. Em contraste, a República Tcheca (-94%) registrou a queda mais acentuada com medidas rigorosas do COVID-19 estendidas ao longo do ano.

Todos os destinos europeus relatados desfrutaram de níveis mais altos de ocupação hoteleira neste verão em comparação a 2020, com base nos dados de julho a setembro. Vários destinos relataram taxas de ocupação próximas a 70%, incluindo Eslovênia, Reino Unido, Mônaco e Turquia. O crescimento europeu de passageiros aéreos também ganhou impulso ao longo dos meses de junho (-69%), julho (-57%) e agosto (-49%) em comparação com 2019, embora a receita global de passageiros por quilômetro (RPK´s) em agosto tenha permanecido na metade do período anterior. A melhora relativa ao longo dos meses de verão foi impulsionada principalmente pela demanda de viagens aéreas domésticas.


Uma Longa Estrada Pela Frente

Embora as viagens pela Europa tenham feito avanços positivos em 2021, ainda há um longo caminho a percorrer, já que as chegadas de turistas internacionais à Europa ainda caíram 77% no meio do ano. Um lançamento mais lento da vacina na Europa Oriental e em alguns grandes mercados de origem de longa distância pode atrasar a recuperação, apresentando um risco de queda persistente.

A ETC também observou uma notável ausência de viajantes de longa distância, com as chegadas dos EUA à Europa permanecendo 90% abaixo dos níveis de 2019 para um terço dos destinos relatados. A ausência de turistas chineses também foi dolorosamente sentida em toda a Europa, com todos os destinos relatados registrando quedas de mais de 90% em comparação com 2019.

No geral, as chegadas de turistas internacionais à Europa devem ser 60% abaixo de 2019 até o final de 2021, com muitos outros fatores continuando a pesar na recuperação do turismo na Europa. Isso inclui as restrições e políticas COVID-19 em constante mudança, novos surtos e a confusão em torno do sistema de viagens da UE com código de cores aplicado de forma diferente nos destinos europeus. A adoção de diferentes sistemas para aceitar vacinas não reconhecidas pela EMA também pode continuar a impactar destinos fortemente dependentes de viagens de longa distância.

O relatório pode ser baixado do site corporativo da ETC no seguinte link: https://etc-corporate.org/reports/european-tourism-2021-trends-prospects-q3-2021/.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades