Pular para o conteúdo principal


IATA Entrega Propostas Para 7ª Rodada De Concessões Aeroportuárias No Brasil

A IATA - Associação Internacional de Transporte Aéreo realizou, no início desta semana, a entrega formal das contribuições do setor aéreo para a 7ª rodada de concessões aeroportuárias. O trabalho foi desenvolvido ao longo do último ano, em um esforço conjunto e coordenado de profissionais das empresas aéreas e associações representantes do setor - que contaram com a participação de especialistas no Brasil, EUA e Europa. A iniciativa tem como objetivo garantir os elementos necessários a estimular a competitividade, investimentos e um arcabouço regulatório que permita ao país restabelecer a conectividade no mercado doméstico e internacional.

Com relação à Consulta Pública no 13/21, o documento entregue com as contribuições do setor destacou, dentre outros pontos, aqueles que são de grande importância para o momento de retomada do setor, sempre alinhados às melhores práticas mundiais:

• Contratos de concessão: as empresas aéreas reconhecem a evolução trazida pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil para o constante aprimoramento dos contratos de concessão aeroportuária, incluindo a introdução do princípio de consultation, que oferece maior liberdade para os aeroportos e empresas aéreas definirem a melhor forma de conduzir suas relações e negócios. Este processo é essencial desde o estágio inicial, antes da tomada de decisões concretas. Uma estrutura de governança para uma parceria aeroporto-empresa aérea deve ser acordada em conjunto, garantindo uma abordagem alinhada e planejada de consulta para eliminar a assimetrias no processo.

O setor entende que ainda existam gaps de utilização dessa ferramenta. Ainda é preciso esclarecer suas etapas e responsabilidades, além de garantir a objetividade dos e processo, essencial para alcançar equilíbrio e equidade, com mediação da ANAC, entre todos os interlocutores envolvidos.

• Adequação de consulta: dada a importância da Fase 1B dos contratos para o ciclo de CAPEX, as empresas aéreas propõem uma abordagem detalhada, que garanta uma consulta adequada e de qualidade na fase de definição do contrato de concessão. Para muitos aeroportos, este pode ser o único ciclo de CAPEX durante todo o processo, tornando-se uma etapa ainda mais crítica.

Dispor de tempo adequado é um elemento chave para amadurecer o projeto e garantir que a concessionária e as empresas aéreas estejam satisfeitas com o posicionamento estratégico do aeroporto. Portanto, a indústria reitera a importância de um processo de consultation eficaz, que percorra todas as etapas dos contratos, acontecendo até mesmo em paralelo com os investimentos iniciais necessários. Isso garante que o operador possa implementar as mudanças operacionais estratégicas, ampliando a eficiência e conforto do terminal.

• Investimentos igualitários: o documento ainda destaca a importância de se considerar o conjunto dos aeroportos previstos em cada bloco. Mesmo entendendo que há aeroportos estratégicos e de grande importância para o sistema de aviação, os aeroportos com características mais regionais ou de menor porte - mas igualmente importantes para a indústria - não podem ser deixados de lado. As instalações que se encaixam neste perfil devem ter seus investimentos acelerados da mesma forma que as demais, permitindo uma evolução coesa de infraestrutura, fundamental para a retomada do setor pós-pandemia.

Os documentos reforçam o pedido à ANAC e à SAC para que explorem as alternativas propostas pelas empresas e suas associações, de forma a evitar que a pressão excessiva existente em função do atual leilão por maiores outorgas seja, inevitavelmente, repassada às empresas aéreas. A indústria reconhece a necessidade da promoção dos investimentos necessários para garantir uma infraestrutura eficiente, que possibilite a expansão adequada do setor. No entanto, reforça que estes devem ser feitos sem pressionar os custos que, seguramente, recairão sobre as próprias empresas aéreas na forma de taxas - colocando em risco a sustentabilidade financeira do setor.

Com a apresentação destas propostas, a IATA, ao lado de diferentes representantes do setor, visa colaborar de forma relevante para a construção de um ambiente eficiente para a aviação, maximizando seus benefícios socioeconômicos e ambientais, que podem levar o Brasil a sua plena capacidade de crescimento.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades