Pular para o conteúdo principal


IATA: Passageiros Querem Usar Biometria Nos Aeroportos Após A Pandemia

Genebra - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) anunciou os resultados de sua Pesquisa Global de Passageiros (GPS, na sigla em inglês) de 2021, que apresentou duas conclusões principais:

● Os passageiros querem usar a identificação biométrica para agilizar os processos de viagem.

● Os passageiros não querem perder tempo em filas.

"Os passageiros responderam à pesquisa e querem usar tecnologias para passar menos tempo aguardando processos ou em filas. Eles estão dispostos a usar a biometria se essa tecnologia ajudar nesse sentido. Temos uma janela até que o tráfego volte a aumentar, com a oportunidade de garantir um retorno tranquilo às viagens após a pandemia e fornecer melhorias de longo prazo na eficiência para os passageiros, companhias aéreas, aeroportos e governos", disse Nick Careen, Vice-Presidente Sênior de Operações e Segurança da IATA.


Identificação Biométrica

● 73% dos passageiros estão dispostos a compartilhar seus dados biométricos para melhorar os processos nos aeroportos (versus 46% em 2019).

● 88% dos passageiros estão dispostos a compartilhar informações sobre imigração antes do embarque para acelerar o processo.

Pouco mais de um terço dos passageiros (36%) usou dados biométricos durante as viagens. Destes, 86% ficaram satisfeitos com a experiência.

A proteção de dados continua um aspecto importante, com 56% dos passageiros preocupados com violações de dados. Os passageiros querem clareza sobre com quem seus dados estão sendo compartilhados (52%) e como eles são usados/processados (51%).


Filas

● 55% dos passageiros identificaram as filas no embarque como uma área importante que precisa de melhorias.

● 41% dos passageiros identificaram a fila na verificação de segurança como alta prioridade para melhorias.

● 38% dos passageiros identificaram o tempo na fila no controle de fronteira/imigração como uma área importante para melhorias.

Com as verificações adicionais de documentos relacionados à COVID-19, aumentou o tempo de processamento nos aeroportos. Antes da COVID-19, os passageiros gastavam em média uma hora e meia nos processos de viagem (Check-In, verificação de segurança, controle de fronteira, alfândega e retirada de bagagem). Agora, os dados indicam que os tempos de processamento no aeroporto aumentaram para três horas no horário de pico, com o número de viagens apenas em cerca de 30% dos níveis pré-COVID-19. Os maiores aumentos são no Check-In e controle de fronteiras (emigração e imigração), onde são verificadas as credenciais de saúde para viagens que são basicamente documentos em papel.

Isso excede o tempo que os passageiros desejam gastar em processos no aeroporto. A pesquisa descobriu que:

● 85% dos passageiros desejam gastar menos de 45 minutos em processos no aeroporto ao viajar apenas com bagagem de mão.

● 90% dos passageiros querem gastar menos de uma hora em processos no aeroporto ao viajar com uma bagagem despachada.


Soluções

A IATA, trabalhando com os grupos envolvidos do setor, desenvolveu dois programas que podem ajudar a atender com sucesso ao aumento das viagens pós-pandemia e fornecer aos viajantes a experiência rápida que exigem.

O IATA Travel Pass é uma solução para gerenciar a complexa variedade de credenciais de saúde para viagens que os governos exigem. O aplicativo fornece aos viajantes uma maneira segura de verificar os requisitos de viagem, receber resultados de testes, digitalizar seus certificados de vacinas, verificar se atendem aos requisitos do destino e conexão, compartilhar facilmente os documentos com autoridades de saúde e companhias aéreas antes do embarque e utilizar os e-gates (embarque eletrônico). Isso reduzirá as filas e o congestionamento para verificações de documentos, beneficiando viajantes, companhias aéreas, aeroportos e governos.

O One ID é uma iniciativa que ajudará o setor na transição para a jornada automatizada no aeroporto, isto é, os passageiros poderão seguir da porta de entrada até o portão de embarque usando apenas um único token de viagem biométrico, como o rosto, a impressão digital ou a leitura da íris. As companhias aéreas apoiam fortemente esta iniciativa. A prioridade agora é garantir a regulamentação em vigor para apoiar a experiência de viagem sem papel. O One ID não só tornará os processos mais eficientes para os passageiros, como também permitirá que os governos utilizem recursos valiosos com mais eficácia.

"Não podemos simplesmente voltar a como as coisas eram em 2019 e esperar que nossos clientes fiquem satisfeitos. Antes da pandemia, estávamos nos preparando elevar o nível de autoatendimento com o One ID. A crise reforçou a necessidade de aumentar a eficiência e reduzir os custos. Desta forma, precisamos de tecnologias como o IATA Travel Pass para reativar o autoatendimento, ou a recuperação será sobrecarregada por verificações de documentos em papel. Os resultados da pesquisa GPS são mais uma prova de que a mudança é necessária", disse Careen.


Sobre A Pesquisa GPS

Os resultados da pesquisa GPS são baseados em 13.579 respostas de 186 países. A pesquisa fornece informações sobre o que os passageiros gostariam de ter em suas viagens aéreas. Visite para acessar a análise completa.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades