Pular para o conteúdo principal


IATA: Prioridade É O Combate À Escassez De Mão De Obra E Modernização Do Manejo De Solo

Praga - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) está focada em padrões, digitalização e enfrentamento da escassez de mão-de-obra qualificada para construir resiliência e garantir a sustentabilidade de longo prazo pós-pandemia para atividades de manuseio de solo.

"Haverá desafios à medida que as operações de manuseio de solo aumentarem para atender à crescente demanda à medida que a recuperação da indústria da aviação do COVID-19 avança. Superar a escassez de mão-de-obra, garantir segurança com estrita adesão aos padrões globais e digitalização e modernização será fundamental para alcançar uma retomada escalável", disse Monika Mejstrikova, Diretora de Operações Terrestres da IATA, falando na 33ª Conferência de Manejo Terrestre da IATA (IGHC), que abriu nesta semana em Praga.


Trabalho

Os provedores de manuseio de solo estão enfrentando severas escassez de habilidades e desafios na retenção e recrutamento de funcionários.

"Muitos funcionários qualificados deixaram a indústria e não vão voltar. E recrutar, treinar e credenciar novos funcionários pode levar até seis meses. Por isso, é fundamental que mantenhamos a equipe atual e encontremos formas mais eficientes de embarcar em novos funcionários", disse Mejstrikova, que também esboçou uma série de soluções prioritárias.

- Para reter pessoal qualificado, os governos devem incluir manipuladores terrestres em programas de subsídios salariais

- Para acelerar os processos de treinamento, o uso de treinamentos baseados em competências, avaliações e formatos de treinamento online deve ser aumentado, e os requisitos de treinamento harmonizados

- Para aumentar a eficiência da utilização dos funcionários, deve ser desenvolvido um passaporte de treinamento que reconheceria mutuamente habilidades entre manipuladores terrestres, companhias aéreas e/ou aeroportos


Segurança

Padrões globais são a base para operações seguras. Duas ferramentas-chave para manipuladores de solo são o IATA Ground Operations Manual (IGOM) e o IATA Safety Audit for Ground Operations (ISAGO).

IGOM: A IATA pediu que a indústria de manuseio de solo acelere a adoção global do IGOM para garantir a consistência e a segurança operacionais mundiais. Para apoiar isso, a IATA lançou o portal IGOM. Uma plataforma online fácil de usar, onde companhias aéreas e manipuladores terrestres podem compartilhar os resultados de sua análise de lacunas entre os procedimentos da empresa e o IGOM, oferecendo um benchmark global para harmonização e eficiência de condução.

ISAGO: A IATA instou os governos a reconhecer o ISAGO em seus marcos regulatórios para a fiscalização. Isso trará benefícios significativos, incluindo maior harmonização, implementação do Sistema de Gerenciamento de Segurança (SMS) pelos manipuladores de solo e redução das auditorias duplicadas que os provedores estão enfrentando.

"O objetivo é a adoção global do IGOM e do ISAGO. O portal online da IATA dará um impulso a esse esforço", disse Mejstrikova.


Digitalização E Modernização

A digitalização pode impulsionar melhorias nos processos que serão fundamentais para melhorar a sustentabilidade e a produtividade. Um dos principais impulsionadores da digitalização/modernização é a iniciativa CEDAR (Rampa Autônoma Digital Digital Conectada) que tem como foco:

- Digitalização de aeronaves envolvente

- Modernização de equipamentos e processos de apoio terrestre

- Design de suporte aprimorado

"Aproveitar dados para melhorar a segurança e a eficiência é crucial para a indústria de manuseio de solo. Cedar é o projeto para resolver isso. O objetivo geral é poder tomar decisões operacionais baseadas em dados que reduzirão custos, melhorarão o desempenho e contribuirão para o compromisso líquido zero do setor", disse Mejstrikova.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades