Durante o mês de outubro, quase 1,7 milhão de passageiros voaram pelos dez aeroportos da Suécia, uma redução pela metade em relação a outubro de 2019, antes da pandemia. No entanto, a recuperação da aviação ganha novo impulso ao longo do mês, quando o número de passageiros atingiu o maior nível desde o início da pandemia. O aumento da disponibilidade e um certo efeito das férias de outono contribuem para o desenvolvimento, que continua em novembro com novos investimentos em companhias aéreas. Restrições atenuadas nos EUA e na Tailândia agora também se abrem para um aumento nas viagens internacionais, mas também para o transporte de cargas importantes.
"A recuperação da aviação continuou em outubro e ganhou novo ímpeto com a flexibilização das restrições e o aumento da oferta de rotas de nossos aeroportos. Observamos a maior variedade de companhias aéreas e a maior demanda por viagens aéreas desde o início da pandemia, embora as viagens aéreas em geral tenham caído pela metade em comparação com antes da pandemia. Para atender ao aumento das viagens aéreas e a cada vez mais passageiros, agora colocamos outro terminal em uso em Arlanda", diz Jonas Abrahamsson, Presidente e CEO da Swedavia.
"Depois de muito tempo com a pandemia, agora há uma necessidade reprimida de viajar e não menos de encontrar parentes e familiares. O fato de que cada vez mais companhias aéreas estão optando por investir em novo tráfego em nossos aeroportos é, obviamente, extremamente positivo, não apenas para todos os viajantes, mas também para o transporte de carga importante para o comércio e a indústria. Isso numa situação em que existe uma grande escassez e demanda por transporte de mercadorias em todo o mundo", afirma Jonas Abrahamsson.
Um dos principais investimentos das companhias aéreas nos aeroportos da Suécia durante outubro e novembro é que a Finnair iniciará o tráfego intercontinental para a Tailândia e os EUA diretamente de Arlanda. Na virada do mês, a Ryanair vai abrir uma base em Arlanda com inicialmente 23 rotas para a Europa. Em novembro, a Thai Airways retomará o tráfego para Arlanda. Ao mesmo tempo, a Vueling está iniciando uma nova linha para Paris de Arlanda e Gotemburgo Landvetter. Tanto a SAS quanto a Norwegian são linhas de partida para as Ilhas Canárias.
Dos quase 1,7 milhão de passageiros que viajaram pelos aeroportos da Suécia em outubro, 1.136.000 eram viajantes estrangeiros e 552.000 eram viajantes domésticos, correspondendo a uma redução de 52% nas viagens internacionais e 52% nas viagens domésticas em comparação com outubro de 2019, antes da pandemia.
No total, porém, as viagens aéreas em outubro aumentaram 127% em comparação com outubro do ano passado. Na sexta-feira, 29 de outubro, os aeroportos da Suécia tinham pouco mais de 77.000 passageiros, dos quais Arlanda teve quase 49.000 passageiros, o que foi o maior número de passageiros em um único dia desde o início da pandemia.
No Aeroporto Arlanda de Estocolmo, o maior aeroporto da Suécia, as viagens aéreas diminuíram 53% para quase 1.056.000 em outubro em comparação com outubro de 2019. As viagens internacionais diminuíram 53%, enquanto a redução foi de 53% para as viagens domésticas. Em comparação com outubro de 2020, que também foi fortemente afetado pela pandemia, o número de viajantes aumentou 128%.
O Aeroporto Landvetter de Gotemburgo teve um total de 284.000 passageiros em outubro, uma redução de 52% em comparação com outubro de 2019. As viagens internacionais diminuíram 49%, enquanto as viagens domésticas diminuíram 64%. Em comparação com outubro de 2020, o aumento de viajantes foi de 154%.
O Aeroporto Bromma de Estocolmo teve pouco mais de 96.000 passageiros em outubro, o que representa uma diminuição de 55% em relação a outubro de 2019.
Nos sete aeroportos regionais da Suécia, a redução no número de passageiros ficou entre 36% e 60% e totalizou pouco mais de 252.000 passageiros. Todos os aeroportos regionais também tiveram um desenvolvimento de passageiros significativamente melhorado em outubro em comparação com os meses anteriores e em comparação com o ano passado de 2020.
As viagens aéreas nos dez aeroportos da Suécia diminuíram em um total de pouco mais de 53 milhões de passageiros desde o início da pandemia, há 20 meses.
As estatísticas de tráfego dos aeroportos da Suécia estão disponíveis em Sobre a Swedavia/Estatísticas: https://www.swedavia.se/om-swedavia/statistik/.
Em www.swedavia.se pode encontrar mais informações sobre as várias medidas que a Swedavia tomou para uma viagem segura. Veja, por exemplo: https://www.swedavia.se/arlanda/infor-din-resa/.