- Este é um projeto conjunto da Aena com a companhia aérea Vueling e o grupo de empresas de tecnologia que consistem em Easier, IDEMIA, Indra, Materna IPS e Mobbeel
- O sistema usa reconhecimento facial para embarque sem ter que mostrar documentação
Aena, juntamente com a Vueling e o grupo de empresas de tecnologia consistindo em Easier, IDEMIA, Indra, Materna IPS e Mobbeel, lançou um programa piloto de reconhecimento facial para embarque no Josep Tarradellas Aeroporto de Barcelona-El Prat.
(Divulgação) |
Esta é a primeira vez na Europa que todas as etapas do passageiro leva em um aeroporto foram integrados em um processo, e inclui, pela primeira vez, entrega própria de bagagem. O objetivo é que os passageiros sejam capaz de viajar todo o caminho até o avião sem ter que mostrar qualquer identificação.
Com base em uma tecnologia de identificação que reconhece as características físicas e intransferíveis das pessoas, dispositivos biométricos foram instalados na área de Check-In, para que os passageiros possam fazer o Auto-Check-In de suas bagagens; na entrada para o posto de controle de segurança; e no portão de embarque, onde o dados biométricos dos passageiros, características faciais (imagem de seu rosto) e documentação (DNI ou passaporte) será validada.
Isso simplifica o processo e aumenta a segurança, desde o momento em que um passageiro se registra online em casa até embarcarem no voo. Os documentos são validados com dados biométricos apenas uma vez durante o projeto piloto, desde que o passageiro dê o seu consentimento para voos subsequentes.
A Aena é atualmente a única proprietária do banco de dados biométrico e, portanto, responsável pela sua gestão, e as informações recolhidas são processadas de acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) contida no Regulamento Europeu 2016/679 sobre o processamento de dados pessoais e a livre circulação de tais dados.
Projeto Conjunto Vueling E Aena
Este projeto colaborativo entre Vueling e Aena começou vários meses atrás com os passageiros da companhia aérea na rota Barcelona-Málaga. Isto é o teste piloto mais abrangente sendo conduzido em um aeroporto de Aena, uma vez que incorpora tecnologia biométrica em 4 processos de viagem: Check-In, Check-In de bagagem, posto de controle de segurança e embarque.
Para acessar o avião usando seu rosto, o passageiro deve abrir o App Aena, vá até a seção "reconhecimento facial" e preencha o formulário. As inscrições também podem ser feitas fisicamente no Josep Tarradellas Barcelona-El Aeroporto Prat em dois quiosques em frente ao portão B35 e na área de Auto-Check-In da Vueling.
Os passageiros participantes terão acesso exclusivo aos pontos de controle de segurança e a porta de embarque na rota Barcelona-Málaga, beneficiando assim de um processo mais suave. Eles também terão a opção de deixar suas malas no self bag drop simplesmente usando o reconhecimento facial.
Os passageiros podem participar deste programa piloto voluntariamente e viajar com mais rapidez, eficiência e sem contato.