Pular para o conteúdo principal


Booking Seleciona Cinco Acomodações No Brasil Comprometidas Com A Sustentabilidade

Cada vez mais conscientes e comprometidos, viajantes brasileiros têm buscado acomodações que adotaram práticas sustentáveis para recebê-los. Como mostra o Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com, 96% dos viajantes do país querem se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano, e 64% disseram que ficam em uma acomodação que os impedimentos de ser sustentáveis, por, não oferecer a coleta de lixo reciclável.

(Divulgação)

Para ajudar na escolha da hospedagem, a Booking.com criou o 'Selo Viagens Sustentáveis', que fornece informações importantes para todas as pessoas que desejam viajar de forma mais sustentável. E pensando nisso, a plataforma separou cinco acomodações espalhadas pelo Brasil que possuem o selo. Para saber que outras acomodações fazem parte do programa, durante a busca por propriedades na plataforma basta selecionar a cidade e marcar a opção 'Acomodações participantes do programa Viagens Sustentáveis' dentre os filtros disponíveis.


Sana

Pertencente ao distrito de Macaé, Sana está localizada na região serrana do Rio de Janeiro. Conhecido como o paraíso das águas, graças ao incontável número de cachoeiras, a região é considerada um santuário ecológico do município e foi transformada em área de Proteção Ambiental em 2002. Como cachoeiras tem horário de visitação e os visitantes devem pagar uma taxa diária para as visitas

Onde se hospedar: A 46 km do aeroporto de Macaé e a cerca de 10 km da Cachoeira do Escorrega, a primeira do circuito da região, o Peniel do Sana Guest House oferece restaurante, piscina ao ar livre, lounge compartilhado e jardim. Com acomodações que oferecem churrasqueira, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito, todos os quartos incluem mesa de trabalho e frigobar. Na Peniel do Sana Guest House, todos desfrutam do buffet de café da manhã e dentre as medidas para viagens sustentáveis, são disponibilizadas lixeiras para coleta seletiva disponíveis para os hóspedes, bem como reciclagem de resíduos.


Conceição de Ibitipoca

A pequena vila mineira é conhecida pelas ruas de pedras, casinhas coloridas e sua beleza. No Distrito de Lima Duarte, Ibitipoca, como é conhecido, fica perto de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Sua principal atração é o Parque Estadual do Ibitipoca, com cachoeiras, piscinas naturais, grutas e paredões. A região também conta com trilhas bem sinalizadas e de fácil acesso e o parque também disponibiliza área para acampar. Em alta temporada a quantidade de pessoas no parque é limitada, já que o local é uma área protegida.

Onde se hospedar: Recomendada para casais, a Repousada Chalés oferece acomodações com varandas privativas. A propriedade fica a 1,2 km do centro de Ibitipoca, oferece café da manhã e conta com diversas comodidades, tais como piscina ao ar livre e jardim, além de uma piscina coberta. Com banheiro privativo, os quartos também oferecem vista do jardim. Como áreas de bem-estar incluem sauna e hammam (banho turco). Todos os hóspedes contam com a possibilidade de não optar pela limpeza de todos os dias e reutilizar toalhas. Tais medidas foram tomadas pela acomodação para proporcionar uma viagem mais sustentável e ecológica.


Paraty

Fundada em 1667 em torno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a cidade colonial Paraty é considerada Patrimônio Histórico Nacional. Com casarões e igrejas que marcam um estilo de época, o tráfego de automóveis é proibido no centro, o fim de preservar o paisagem local. Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha e com a construção da Rodovia Rio-Santos na década de 70, a cidade tornou-se um ponto turismo reconhecido pelo mundo inteiro, devido ao seu bom estado de conservação e belezas naturais. Em julho de 2021, Paraty lançou um cartão que dá descontos e cortesias aos viajantes. A verba arrecadada com o cartão ajuda no turismo sustentável e responsável no litoral sul do Rio de Janeiro.

Onde se hospedar: Situada a apenas 50 m do centro histórico de Paraty, a Pousada Doce Paraty oferece acomodações aconchegantes e adotam medidas pela acomodação para proporcionar uma viagem mais sustentável e ecológica, como a não utilização de mexedores, canudos, copos e pratos/talheres plásticos descartáveis. Nenhum local tem um balcão de turismo, em que os viajantes podem organizar passeios de barco para as ilhas vizinhas e a Praia do Sonho, próxima a Trindade. A área em torno do Doce Paraty ainda conta com vários restaurantes e bares.


Pipa

Repleta de golfinhos e tartarugas marinhas, a Praia da Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, nome indígena que significa "entre as águas", área banhada pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. Com praias de águas claras e mornas, Pipa conta com um paisagem inesquecível de coqueiros, falésias cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas, despenhadeiros. Os amantes do Surf elegeram Pipa como uma das praias preferidas para praticar o esporte.

Onde se hospedar: A Pousada Catavento está localizada entre a Praia do Centro e a Praia do Amor. Oferece acomodações climatizadas com varanda e rede, além de piscina. A pousada é possível admirar a beleza da baía pela varanda do quarto. Com buffet de café-da-manhã incluso na diária, a pousada fica próxima a bares, restaurantes e lojas de souvenirs da Rua Principal. Dentre as medidas sustentáveis adotadas pela pousada está no cardápio, em que a maior parte da comida servida na acomodação é feita com ingredientes locais, assim como a maior parte da iluminação da acomodação usa lâmpadas de LED, que economizam energia.


Foz do Iguaçu

Localizada no Paraná, a cidade de Foz do Iguaçu é famosa pelas Cataratas do Iguaçu, reconhecida como uma das sete maravilhas do mundo e uma das maiores cachoeiras do mundo, com extensão de 2,7 km, cruzando fronteira com a Argentina e forma por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, com 80 m de altura. Na cidade de Foz do Iguaçu, os viajantes podem, além de conhecer as cataratas, visitar o Macuco Safari e o Parque das Aves.

Onde se hospedar: De frente para as Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Hotel das Cataratas dispõe de quartos decorados em estilo tradicional português e toneladas naturais. Um dos restaurantes do local tem vista para a piscina e servir uma seleção de pratos da culinária local e internacional. À noite, o bar do andar de baixo oferece música ao vivo. Para proporcionar uma viagem mais sustentável e ecológica, o hotel não utiliza embalagens plásticas descartáveis de produtos de higiene pessoal, como shampoo, condicionador e sabonete líquido.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades