Frankfurt - Com a maior oferta total de 7,25 bilhões de euros, a Fraport AG e sua parceira TAV Airports Holding venceram o leilão de ontem (01) para a nova concessão para operar o Aeroporto de Antalya (AYT), a porta de entrada para a Riviera Turca. Um percentual de 25% do preço da licitação é pago à vista, no prazo de 90 dias após o fechamento do contrato de concessão. A concessão existente para o Aeroporto de Antalya - administrado pela joint venture Fraport e TAV - expira no final de 2026.
O acordo para a nova concessão está previsto para ser assinado no primeiro trimestre de 2022, enquanto se aguarda a aprovação das autoridades de concorrência e aeroportuárias turcas. O mandato do Fraport-TAV como concessionário incluirá as operações dos terminais de passageiros e outras infraestruturas “terrestres”, como áreas de varejo, estacionamento público e triagem de passageiros. O período operacional para a nova concessão de 25 anos terá início no início de 2027 (após o término do contrato existente).
Pelo acordo, os projetos de infraestrutura deverão ser concluídos antes do início do período de operação da nova concessão. Esses projetos incluem a expansão do Terminal 2 e do terminal doméstico, além da criação de novas instalações para passageiros VIP/CIP.
Comentando sobre a oferta bem-sucedida para a nova concessão AYT, o CEO da Fraport AG, Dr. Stefan Schulte, disse: “Nós oferecemos uma proposta convincente, apoiada por nossos muitos anos de operação e desenvolvimento bem-sucedidos do Aeroporto de Antalya como um dos principais centros de turismo do mundo. Junto com nosso parceiro TAV, esperamos continuar essa dedicação ao atendimento ao cliente, inovação e excelência operacional nas próximas décadas.”
A Fraport AG atua em Antalya há mais de duas décadas. Desde 1999, a Fraport garantiu com sucesso a posição de Antalya como uma das principais portas de entrada para turistas na região do Mediterrâneo para visitantes de toda a Europa e de todo o mundo. Com várias companhias aéreas e uma extensa rede de rotas, o AYT se tornou o segundo aeroporto mais movimentado da Turquia fora de Istambul.
Em 2019, o Aeroporto de Antalya atingiu o recorde histórico de mais de 35 milhões de passageiros. Devido à pandemia global, o tráfego caiu quase 73% com relação ao ano anterior em 2020, para cerca de 9,7 milhões de viajantes. No entanto, o tráfego começou a se recuperar em 2021 - principalmente desde o verão - para cerca de 20 milhões de passageiros no período de janeiro a outubro.