Seul - A Korean Air, com sua vasta experiência no desenvolvimento de veículos aéreos tripulados e não tripulados, desenvolveu uma tecnologia que pode inspecionar aeronaves usando enxames de drones. A Korean Air realizou um evento de demonstração da tecnologia de inspeção de aeronaves usando enxames de drones no dia 16 de dezembro no hangar da sede da companhia aérea.
(Divulgação) |
A inspeção de aeronaves com drones transformou as normas de manutenção e está sendo introduzida por companhias aéreas de todo o mundo. Enquanto os especialistas em manutenção tinham que realizar uma verificação visual da fuselagem da aeronave em alturas de até 20 metros, as inspeções de drones melhoram a segurança no local de trabalho e permitem maior precisão e velocidade.
A tecnologia de inspeção de aeronaves da Korean Air é a primeira no mundo a implantar vários drones simultaneamente, reduzindo o tempo de manutenção e aumentando drasticamente a estabilidade operacional.
A companhia aérea desenvolveu um drone com um metro de largura e altura e pesando 5,5 kg. A fuselagem da aeronave pode ser inspecionada usando quatro desses drones simultaneamente. A Korean Air também desenvolveu um programa de operações que permite que os quatro drones sejam programados para tirar fotos de áreas pré-planejadas. Se um dos drones não funcionar, o sistema é configurado para completar automaticamente a missão usando os drones restantes.
Quando quatro drones são operados simultaneamente, o tempo normal de inspeção visual de cerca de 10 horas pode ser reduzido para cerca de quatro horas, uma redução de 60% no tempo, e isso ajudará a melhorar as operações de voo pontuais. Além disso, os drones, que são equipados com câmeras de alto desempenho, podem identificar objetos de até 1 mm de tamanho, permitindo a detecção de micro defeitos que não podem ser vistos de cima a olho nu.
A Korean Air compartilha dados de inspeção por meio da nuvem, permitindo que os funcionários verifiquem facilmente os resultados da inspeção em qualquer lugar e a qualquer hora. A companhia aérea também aplicou um sistema anti-colisão e geo-fencing para manter as distâncias de segurança das instalações vizinhas e evitar fugas da área da missão.
Além de desenvolver essa nova tecnologia de acordo com a política do governo para fortalecer a competitividade da indústria de MRO de aeronaves, a companhia aérea também revisou os regulamentos para melhorar os procedimentos de manutenção dos drones, como a exigência da presença de pessoal de segurança, além de pilotos e engenheiros.
A Korean Air trabalhará para melhorar a segurança e conveniência para os trabalhadores, estabilizar as operações e aumentar a precisão das inspeções por meio de testes contínuos antes de lançar oficialmente os drones de inspeção no próximo ano.