Pular para o conteúdo principal


Temporada Brasileira De Cruzeiros 21-22 Já Embarcou Mais De 50k Cruzeiristas

Depois de pouco mais de 30 dias do seu início, no dia 5 de novembro, em Santos, a temporada brasileira de cruzeiros já contabiliza mais de 50 mil cruzeiristas embarcados em roteiros feitos pelo Costa Fascinosa, MSC Preziosa e MSC Seaside, três das cinco embarcações que navegarão por águas nacionais até abril de 2022.

Entre os destinos de embarque e desembarque, o Rio de Janeiro estreou na temporada no último sábado, 4 de dezembro. No dia 7, foi a vez de Salvador receber sua primeira embarcação, seguida de Maceió que, no dia 8, também fez sua estreia com os cruzeiristas já podendo desembarcar no novo Terminal de Passageiros do Porto da cidade.

No dia 19 de dezembro, será a vez do MSC Splendida, que iniciará as suas viagens com cruzeiros de sete noites partindo de Santos e visitando Porto Belo, Balneário Camboriú, Ilhabela e Cabo Frio. O último navio a chegar no Brasil será o Costa Diadema, que iniciará no dia 20 de dezembro um roteiro de sete noites, saindo de Santos.

Angra dos Reis, Balneário Camboriú, Búzios, Cabo Frio, Fortaleza, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Maceió e Porto Belo fazem parte da lista de destinos de escalas da temporada, alguns com estreia marcada para os próximos dias.

Com 106 roteiros e 409 escalas, a expectativa é de que a temporada brasileira de cruzeiros traga um impacto de R$ 1,7 bilhão na economia nacional, além da geração de 24 mil empregos.

Os protocolos do setor, criados por médicos, cientistas e especialistas e aprovados pela Anvisa seguem vigentes. Entre os principais pilares dos procedimentos sanitários, que estão aptos a possíveis ajustes de acordo com o cenário pandêmico, estão:

• Vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes (elegíveis dentro do Plano Nacional de Imunização)

• Testagem pré-embarque (PCR até três dias antes ou Antígeno até um dia antes da viagem)

• Testagem frequente de, no mínimo, 10% das pessoas embarcadas e tripulantes

• Ocupação máxima de 75% da capacidade da embarcação

• Distanciamento de 1,5 m entre grupos

• Uso obrigatório de máscaras

• Preenchimento de formulário de saúde pessoal (DSV – Declaração de Saúde do Viajante)

• Ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes

• Plano de contingência com corpo médico especialmente treinado e estrutura com todos os modernos recursos para atendimento dos hóspedes e tripulantes.

• Medidas de rastreabilidade e comunicação diária com a ANVISA, Municípios e Estados.

• Excursões e visitas em terra estão autorizadas e seguirão os protocolos das Companhias Marítimas e dos municípios, para que as pessoas possam desfrutar ao máximo do lazer com segurança. Quando realizadas pelas armadoras, deverão ser supervisionadas por funcionários treinados.

Atualmente, 4,9 milhões de pessoas, em quase 300 navios, já voltaram a navegar em dezenas de países, desde que os cruzeiros retomaram suas operações com sucesso. As projeções mostram que, até o final do ano, 80% da capacidade da frota global estará em operação, de acordo com um levantamento da CLIA Global (Cruise Lines International Association).

“Nossa indústria continua seu trabalho sempre priorizando a saúde e a segurança dos hóspedes, tripulantes e das cidades visitadas e o compliance. A cada nova embarcação que chega ao Brasil ou roteiro que é realizado, milhares de pessoas, muitos destinos e toda a enorme cadeia que o nosso setor engloba é positivamente impactada O número de cruzeiristas embarcados na temporada cresce a cada dia e isso mostra que estamos preparados para navegar e para oferecer experiências únicas, como sempre”, enfatiza Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades