- Uma solução digital simplificada e interoperável é vital para alcançar a recuperação total do setor de Viagens e Turismo
- As principais recomendações do WTTC removerão a colcha de retalhos atual de políticas e processos
Londres, Reino Unido - Após ampla análise e pesquisa, o World Travel & Tourism Council (WTTC) lançou um novo relatório inovador que fornece recomendações claras aos governos e identifica quatro soluções digitais importantes para restaurar a mobilidade internacional. O relatório inaugural fornece orientação e apela aos governos para que adotem uma resposta mais coordenada internacionalmente ao COVID-19 para o setor de Viagens e Turismo e implementem soluções digitais que irão facilitar a retomada de viagens internacionais seguras e sem estresse.
Seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), o WTTC identificou quatro dos certificados digitais de vacinação COVID mais usados (Certificado Digital COVID da UE, Selo Digital Visível da ICAO, DIVOC e Cartões de Saúde SMART) e exorta os governos a aceitarem esses principais padrões internacionais como prova do status COVID-19, enquanto trabalhamos para uma única solução global.
O relatório, ‘Soluções Digitais para Reviver as Viagens Internacionais’, mostra como os viajantes internacionais, sejam totalmente vacinados ou com teste negativo, teriam então um certificado COVID digital mundialmente reconhecido que lhes permitiria viajar livremente e com segurança em qualquer lugar do mundo.
Este relatório crítico aborda o atual desafio global representado pela colcha de retalhos existente de políticas e processos, que não são apenas complexos e insustentáveis, mas também dificultam ainda mais a recuperação de um setor já em dificuldades. Para resolver isso, os governos devem criar seu próprio "Portal de Viagens Digital", permitindo que os viajantes compartilhem eletronicamente sua vacinação digital COVID ou certificados de teste com seu destino antes de iniciar sua jornada. Após a reserva da viagem, o viajante simplesmente se dirigia ao portal online administrado pelo destino, onde seria carregado seu certificado digital COVID, verificando o status online e em segundos, evitando processos confusos e longas filas.
Julia Simpson, Presidente e CEO do WTTC, disse: “O WTTC tem convocado os governos a implementarem uma resposta coordenada globalmente desde o início da pandemia. O relatório de hoje oferece a chave para harmonizar e reabrir com segurança as viagens internacionais.
“É responsabilidade dos governos garantir que haja um sistema seguro, simples e digital para restaurar a mobilidade internacional. O WTTC está recomendando um único portal global que reconhece os principais passes digitais atualmente em uso em todo o mundo e atua como um balcão único para viajantes e governos.
“Podemos usar a pandemia para superar as tecnologias e permitir viagens sem contato com dados incorporados sobre vacinação e status de teste”.
Junto com a OMS, este relatório inovador e recomendações também se baseiam nas orientações da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e compromissos assumidos pelos Governos no G7 e G20 para soluções para revitalizar a segurança internacional para viajar.
De acordo com a pesquisa do WTTC, em 2020, quando a pandemia quase paralisou as viagens internacionais, mais de 62 milhões de empregos foram perdidos e a contribuição do setor para o PIB global caiu em impressionantes US$ 4,5 trilhões. Essas perdas afetaram os muitos milhões de meios de subsistência que dependem de viagens e turismo prósperos, ao mesmo tempo que impactam significativamente a economia global e o desenvolvimento.
Para ler o relatório na íntegra, clique aqui. (em inglês)