Fraport AG e Lufthansa otimizam o ciclo de materiais recicláveis - Projeto de reciclagem “Closed Loop” implementado em apenas alguns meses
Frankfurt - Em um movimento que está contribuindo de forma sustentável para a proteção climática e ambiental, a Fraport e a Lufthansa se uniram para transferir garrafas PET recicláveis diretamente da aeronave para um ciclo de reciclagem sustentável e fechado.
(© Fraport) |
O Aeroporto de Frankfurt é o primeiro aeroporto da Europa envolvido neste processo. PET (polietileno tereftalato) é o nome de um plástico transparente, forte, leve e 100% reciclável. A Lufthansa e a Fraport, juntamente com a Hassia Mineralquellen, empresa que comercializa algumas das melhores águas minerais da Alemanha, testaram intensamente um projeto de reciclagem de ciclo fechado no final de 2021 e, após uma conclusão bem-sucedida, transferiu-o imediatamente para operação regular em Frankfurt.
As Garrafas São 100% Recicladas
Cerca de 60% do peso dos resíduos de uma aeronave é contabilizado por garrafas PET devolvidas e seu conteúdo. Essas garrafas são recolhidas separadamente, após o desembarque, e entregues à Hassia Mineralquellen, que integra as garrafas em seu próprio processo de reciclagem. O granulado de PET recuperado é então usado para fazer novos moldes de garrafas, que são novamente preenchidos com bebidas. Isso significa que as garrafas PET coletadas são 100% recicladas.
Com base no volume atual de tráfego aéreo da Lufthansa, espera-se que cerca de quatro milhões de garrafas PET de 72 toneladas possam ser recolhidas somente este ano. Com base nos movimentos dos voos e no fator de ocupação para 2019, os parceiros do projeto poderão coletar até 10 milhões de garrafas PET por ano no futuro.