Pular para o conteúdo principal


UNWTO: Líderes Do Turismo Pedem Ação Urgente Para Proteger Os Oceanos

Brest, França - O papel central do turismo no avanço da Economia Azul foi destacado quando a OMT presidiu uma sessão especial e se juntou a um painel de Chefes de Estado na One Ocean Summit, organizada pela Presidência francesa esta semana.

Fossa das Marianas. (© Google Imagens)

Em uma sessão sobre “ Turismo na Economia Azul ” co-organizada com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a França, representantes de alto nível enfatizaram como a implementação de uma economia azul pode combater as ameaças das mudanças climáticas, poluição plástica e exploração excessiva de recursos. Ao mesmo tempo, o painel, representando Colômbia, Quênia, Seychelles e Palau, deixou claro como um foco mais forte na sustentabilidade pode ajudar a oferecer atividades de turismo mais competitivas e inclusivas.

Dirigindo-se à Cúpula, a Diretora Executiva da OMT, Zoritsa Urosevic, disse: “O turismo é um dos pilares da Economia Azul e desempenha um papel fundamental na preservação dos oceanos, fornecendo incentivos financeiros e mecanismos para proteger os ecossistemas. Mas podemos e devemos fazer mais. Como parte da recuperação, o turismo deve desempenhar um papel fundamental na regeneração dos ecossistemas costeiros e marinhos para resiliência, colocando as pessoas no centro dos nossos esforços.”


Oportunidade Fora Da Crise

Atualmente, o turismo representa 40% da economia azul - como a maior parcela do valor das exportações, segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD). O reinício e a recuperação do turismo global dos impactos da pandemia representam uma oportunidade para o setor apoiar a transformação de destinos costeiros e marinhos em modelos mais sustentáveis ​​e resilientes, ancorados na proteção dos oceanos e no uso responsável.

Sylvestre Ragedonde, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Turismo das Seychelles disse: “Os destinos do turismo e da economia azul devem estar interligados para fazer uso responsável dos recursos limitados. Nossa mãe oceano deve assumir um papel de comando nas estratégias de turismo. Para as Seychelles, a economia azul representa uma abordagem holística para o setor do turismo e a economia local.”


Transição Do Setor Privado

Líderes corporativos da Accor, ClubMed, Costa Cruzeiros, Iberostar Group, PONANT, TUI Group e Blue Climate Initiative juntaram-se aos formuladores de políticas no apelo para priorizar a proteção dos oceanos e assumiram compromissos ousados ​​para lidar com a poluição plástica por meio de soluções práticas alinhadas com a estrutura proposta por a Iniciativa Global de Plásticos de Turismo, que apoia a transição para uma economia circular de plásticos.

Hervé Gastinel, CEO da PONANT, disse: “Estamos felizes em anunciar nosso compromisso com a Iniciativa Global de Plásticos de Turismo com o objetivo de eliminar plásticos de uso único em nossas operações até 2022. Seguindo o exemplo do navio de exploração polar Le Commandant Charcot, PONANT está rolando seu objetivo "Plástico de uso único" em todos os seus navios.”

O workshop foi moderado por Jorge Laguna-Celis, Head of the One Planet Network e encerrado com um apelo à ação de Brune Poirson, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Accor, para que as partes interessadas do turismo se juntem ao movimento coletivo em torno da Global Tourism Plastics Initiative e da Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo. Laguna-Celis disse: “A One Planet Network tem o prazer de fazer parceria com o One Ocean Summit para levantar compromissos ambiciosos de empresas de turismo e governos. O setor do Turismo pode ser um vetor de educação e prevenção da poluição por plásticos e uma fonte de recuperação sustentável da pandemia e geração de receitas dignas para milhões de pessoas.”

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades