Hendersonville, Tennessee, EUA - A indústria hoteleira do Canadá registrou desempenho superior em relação ao mês anterior, além de melhores comparações indexadas com 2019, de acordo com dados de fevereiro de 2022 da STR.
(Arquivo) |
Fevereiro de 2022 (variação percentual em relação a fevereiro de 2019)
Ocupação: 44,0% (-25,1%)
Taxa média diária (ADR): CAD 144,83 (-3,4%)
Receita por quarto disponível (RevPAR): CAD 63,75 (-27,7%)
“O desempenho dos hotéis do Canadá melhorou significativamente mês a mês, à medida que os casos de COVID caíram e as restrições de coleta foram afrouxadas”, disse Laura Baxter, Diretora de Análise de Hospitalidade do CoStar Group para o Canadá. O Grupo CoStar é a empresa-mãe da STR.
“A recuperação está firmemente de volta aos trilhos e retomada muito mais rapidamente após a onda Ômicron em comparação com as ondas anteriores”, disse Baxter. “Na primeira semana de fevereiro, os resultados do RevPAR foram apenas 60% dos comparáveis pré-pandemia. No entanto, na última semana do mês, o RevPAR foi de até 80% do nível de 2019, o que estava no mesmo nível dos resultados alcançados antes da variante Ômicron. As tarifas dos quartos continuam a liderar a recuperação do desempenho da receita e, com a inflação atingindo uma alta de 30 anos em 5,7%, o crescimento das tarifas está se mostrando particularmente importante para compensar o aumento dos custos.
“O segmento de lazer continuou a mostrar força nas diárias nos finais de semana de fevereiro, superando os níveis de 2019 após cair abaixo do desempenho pré-pandemia em janeiro. A ocupação de fim de semana também foi relativamente forte, superior a 50% e abaixo de apenas 9 pontos percentuais em relação a 2019. Essa forte demanda de lazer continua sendo um benefício para hotéis em pequenos metrôs/cidades e ao longo das rodovias. Por outro lado, os grandes hotéis de luxo e de alto padrão em locais urbanos e aeroportuários continuam a atrasar a recuperação devido à fraca demanda dos mercados de origem internacional, juntamente com a falta de demanda corporativa e de grupo.”
Entre as províncias e territórios, a Colúmbia Britânica registrou o maior nível de ocupação de fevereiro (53,3%), que ficou 15,6% abaixo do comparável pré-pandemia.
Entre os principais mercados, Vancouver teve a maior ocupação (52,2%), uma queda de 28,4% em relação a 2019.
A menor ocupação entre as províncias foi registrada em Prince Edward Island (25,5%), queda de 42,4% em relação a 2019. No nível de mercado, a menor ocupação foi relatada em Montreal (-48,7% para 32,4%).
“As mudanças que ocorreram recentemente devem fazer uma diferença positiva no ritmo de recuperação para muitos dos segmentos atrasados”, disse Baxter. “É provável que o aumento gradual das viagens internacionais de entrada se acelere a partir de abril, quando não haverá mais requisitos de testes para entrar e sair do país. Mais viagens internacionais beneficiarão os grandes centros urbanos em particular.”