O relatório anual e de sustentabilidade da Swedavia para 2021 está disponível no site da empresa a partir de hoje. O ano de 2021 foi fortemente marcado pelos efeitos da pandemia de covid-19 para a empresa, mas o relatório também mostra o trabalho contínuo da Swedavia para se manter competitiva em um mercado de aviação em mudança, fortalecer a disponibilidade da aviação sueca e o trabalho de mudança climática da aviação.
(Arquivo) |
“Em 2021, vários clientes de companhias aéreas optaram por investir fortemente nos aeroportos da Suécia, principalmente no Aeroporto Arlanda de Estocolmo. A Finnair e a Ryanair estabeleceram bases em Arlanda e em 2022 a Eurowings fará o mesmo. Nossos grandes e mais estabelecidos clientes de companhias aéreas, como SAS, BRA e Norwegian, também representaram grandes novos investimentos durante o segundo semestre de 2021”, escreve o Presidente e CEO, Jonas Abrahamsson, em suas palavras ao presidente.
Há muito para sugerir uma recuperação contínua nas viagens aéreas em 2022 e especialmente antes da próxima temporada de verão, mas há incertezas.
“Nossa avaliação é que a grande necessidade reprimida de viagens levará a uma recuperação renovada e forte nos próximos meses e no verão. Ainda é muito cedo para prever as consequências da guerra na Ucrânia para o mercado de aviação, mas elas estão desaparecendo, independentemente da situação humanitária muito difícil que surgiu. Nada é mais importante do que que esta guerra termine e que o sofrimento que ela causa possa ser limitado”, escreve Jonas Abrahamsson.
A pandemia mudou fundamentalmente o mercado de aviação e, portanto, a Swedavia realizou um extenso trabalho nos últimos dois anos para garantir que a Suécia permaneça forte no futuro. Desde 2020, a estrutura e a organização da empresa foram revisadas para identificar eficiências e acelerar o trabalho de melhoria em várias áreas.
“Esta reestruturação não entrou em vigor até 2021 e significa que a Swedavia agora tem boas condições para ser competitiva também no futuro. A divisão dos aeroportos em dois agrupamentos, Aeroportos Internacionais e Aeroportos Regionais, significa novas oportunidades para reforçar a competitividade internacional da Suécia, ao mesmo tempo que salvaguardamos a acessibilidade aérea doméstica”, afirma o Presidente do Conselho de Administração, Swedavia, Åke Svensson.
Durante o ano passado, o trabalho de mudança climática da Swedavia e o apoio às mudanças climáticas da aviação continuaram. Desde que a empresa se tornou uma das primeiras operadoras de aeroportos do mundo a se tornar livre de combustíveis fósseis em suas próprias operações aeroportuárias em 2020, o trabalho continua para tornar todas as operações nos aeroportos livres de combustíveis fósseis até 2025. Em 2021, o maior reabastecimento de todos os tempos de combustível de aviação renovável foi realizado no Aeroporto Arlanda de Estocolmo.
O relatório pode ser lido e descarregado na íntegra no site da Swedavia: Informação Financeira | Sobre a Swedavia.
A versão em inglês do relatório anual e de sustentabilidade estará disponível no site da Swedavia no final de abril.
O relatório é um relatório anual e de sustentabilidade condensado de acordo com os regulamentos e padrões aceitos. O relatório de sustentabilidade é realizado de acordo com as diretrizes Global Reporting Initiatives Standards, nível core.