Trabalhando com clientes corporativos para usar SAF pela primeira vez no Aeroporto Internacional de Hong Kong
Hong Kong - A Cathay Pacific está lançando seu programa piloto de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), o primeiro grande programa desse tipo na Ásia. O programa oferece aos passageiros corporativos a oportunidade de reduzir sua pegada de carbono de viagens de negócios ou viagens aéreas, contribuindo para o uso do SAF erguida pela primeira vez a partir do Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKIA) em voos da Cathay Pacific.
Boeing 777-300ER da Cathay Pacific. (© Bing Imagens) |
A Cathay Pacific está iniciando o programa com oito empresas como clientes de lançamento, incluindo AIA, Airport Authority Hong Kong (AAHK), DHL Global Forwarding, HSBC, Kintetsu World Express (KWE), PwC China, Standard Chartered e Swire Pacific. Como líderes em ações climáticas corporativas, os clientes de lançamento estão comprometidos em reduzir o impacto climático de suas viagens de negócios e/ou atividades de transporte aéreo, ajudando a facilitar a adoção mais ampla de energia renovável pela indústria de transporte aéreo através do uso de SAF.
O Diretor Executivo, Augustus Tang, disse: "Continuamos a ser pioneiros no movimento da nossa indústria em direção ao uso mais substancial do SAF, especialmente na Ásia. No ano passado, estávamos entre as primeiras transportadoras do mundo a anunciar uma meta de 10% de SAF para o nosso uso total de combustível até 2030. Fizemos progressos significativos desde então e estamos satisfeitos que a elevação do SAF no HKIA seja agora uma realidade com o forte apoio das autoridades locais e dos fornecedores de combustíveis.
"Além de nossos clientes corporativos de lançamento, recebemos uma resposta muito entusiasmada de outras empresas e damos as boas-vindas a outras empresas interessadas em se inscrever para reduzir suas emissões indiretas de atividades relacionadas a voos. A mudança climática é um desafio global e precisamos trabalhar juntos para enfrentá-la.
"Vemos o lançamento deste Programa SAF Corporativo como um passo importante para que possamos engajar outras organizações semelhantes, e um primeiro passo no envio de um importante sinal de demanda para a cadeia de suprimentos do SAF de que há um interesse firme na região, não apenas das companhias aéreas, mas também da cadeia de valor da aviação até os usuários finais tanto para o transporte de passageiros quanto para carga."
O SAF é considerado a maneira mais importante de descarbonizar as operações aéreas nas próximas décadas, antes que aeronaves com energia alternativa possam ser amplamente implantadas em operações comerciais. Em comparação com o combustível convencional de jato, o SAF pode reduzir até 100% as emissões de carbono em uma base de ciclo de vida, dependendo da tecnologia SAF usada.
O SAF utilizado para o lançamento deste programa é feito a partir de óleo de cozinha usado e resíduos de gordura animal. É disponibilizado para a companhia aérea por fornecedores pilotos de combustível do Programa SAF Corporativo PetroChina e Shell. O primeiro aumento do SAF no HKIA é possível através de um esforço colaborativo com muitas partes interessadas ao longo da cadeia de suprimentos e vários departamentos governamentais. O SAF utilizado neste programa passará pela infraestrutura normal de abastecimento de aviação, que fornece um aprendizado importante para o desenvolvimento do fornecimento regular de SAF contínuo do HKIA no futuro.
A Cathay Pacific está empreendendo uma abordagem multifacetada para uma recuperação verde e uma transição de longo prazo para sua meta de emissões líquidas zero de carbono até 2050. Além do aumento do uso do SAF, o roteiro de redução de carbono da Cathay Pacific inclui modernização da frota, melhorias na eficiência operacional, aproveitando avanços tecnológicos emergentes para descarbonizar a aviação e oferecendo compensações de carbono através de seu programa Fly Greener.
Podem ser encontradas informações adicionais sobre o Programa SAF Corporativo da Cathay Pacific aqui.