Munique - Unindo forças com os Líderes da Ação Climática, a Flix está entre as marcas de renome mundial na iniciativa da Semana da Terra. Focada em como as organizações podem investir no planeta, a campanha é uma combinação perfeita para a visão da Flix de oferecer mobilidade sustentável e acessível para todos. Investindo em medidas impactantes para reduzir emissões e estabelecer novos padrões para tecnologias neutras em carbono, o objetivo é liderar e transformar o futuro da mobilidade com energias renováveis.
(© FlixBus) |
Graças à sua grande e moderna frota de ônibus de longa distância movidos a motores diesel conservadores, a Flix possui alguns dos meios de transporte mais ecológicos disponíveis no mercado. Juntamente com um portfólio diversificado de projetos para reduzir ainda mais as emissões, como ônibus movidos a biogás, E-buses e ônibus equipados com painéis solares, o compromisso da Flix também se estende ao consumidor com a possibilidade de compensar as emissões de CO2 com Atmosfair. Um dos próximos passos na mobilidade sustentável está em desenvolvimento com a Freudenberg e a ZF, com a criação dos primeiros ônibus de longa distância movidos a hidrogênio.
A (R)Evolução Flix
2013: A empresa entrou no mercado como FlixBus e iniciou a sua revolução nas viagens de autocarro de longa distância e mudou a forma como as pessoas viajam pela Europa. Ao integrar gradualmente um produto Euro6 Diesel modernizado, o FlixBus tornou-se um dos meios de transporte mais sustentáveis. As emissões de CO2 falam por si: um passageiro na Alemanha viajando pela FlixBus é responsável por 23g de CO2 por passageiro-quilômetro. Em comparação, a pegada de carbono de um passageiro de carro particular é cerca de cinco vezes maior, e a de um passageiro de avião é cerca de dez vezes maior.
2018: Crescendo como empresa, levando milhões de passageiros aos destinos desejados, o foco e a visão da Flix não mudaram: oferecer mobilidade mais sustentável e acessível para todos. Com o objetivo de levar o compromisso de sustentabilidade para o próximo nível, juntamente com BYD e Yutong, a Flix iniciou projetos piloto com dois modelos de ônibus elétricos: rodando na Alemanha e na França, eles foram os primeiros ônibus elétricos de longa distância do mundo. Outro marco da evolução do Flix foi a introdução do FlixTrain na Alemanha. Funcionando inteiramente com energia verde, o combustível é neutro em carbono.
Em 2020, a jornada verde da FlixTrain continuou expandindo-se para a Suécia.
2020: Flix seguiu o sol: um FlixBus com painéis solares começou a circular de Dortmund para Londres, hoje o ônibus circula entre Paris e Eindhoven. Para este projeto piloto, a FlixBus trabalhou com a TRAILAR, uma empresa britânica que oferece soluções de transporte inovadoras para reduzir o impacto ambiental dos veículos comerciais. Os painéis solares geram energia para o consumo elétrico do ônibus, o que reduz efetivamente o consumo de combustível, levando a uma economia média de 1,7 litros de diesel por 100 km e a redução das emissões de CO2 em até 6,5%. A Flix está atualmente investigando se essa tecnologia inovadora pode ser implementada em toda a frota.
2021: Os primeiros ônibus movidos a biogás foram lançados nas rotas Amsterdã-Bruxelas e Estocolmo-Oslo. O ônibus entre a Holanda e a Bélgica é movido a biogás comprimido (Bio-CNG) e é construído pela Iveco, enquanto o ônibus que circula entre a Suécia e a Noruega é movido a biogás liquefeito (Bio-LNG) e é um modelo Scania. A Flix fez parceria com os fornecedores de gás OrangeGas e Gasum, para garantir o biogás mais ecológico. O uso de ônibus movidos a biogás leva a uma redução de 75% de CO2 em comparação com as operações a diesel na mesma rota. Devido à frota moderna e altamente eficiente, 400.000 toneladas de CO2 das viagens de passageiros foram evitadas escolhendo FlixBus e FlixTrain.
Futuro: Já tendo lançado vários projetos-piloto e planejando muitos mais, a Flix une forças para desenvolver um produto revolucionário: o primeiro ônibus de longa distância movido a hidrogênio da Europa. Em cooperação com a Freudenberg Fuel Cell e-Power Systems e a ZF Friedrichshafen, um ônibus de longa distância movido a célula de combustível está sendo desenvolvido e deverá ser lançado em 2024. O objetivo é estabelecer um sistema de célula de combustível de alto desempenho que substituirá propulsão diesel convencional para alcançar a neutralidade climática em viagens de ônibus de longa distância.