Pular para o conteúdo principal


FlixBus E FlixTrain Impulsionam Projetos Sustentáveis Em Suas Operações Com Objetivo "Carbono Zero"

Munique - Unindo forças com os Líderes da Ação Climática, a Flix está entre as marcas de renome mundial na iniciativa da Semana da Terra. Focada em como as organizações podem investir no planeta, a campanha é uma combinação perfeita para a visão da Flix de oferecer mobilidade sustentável e acessível para todos. Investindo em medidas impactantes para reduzir emissões e estabelecer novos padrões para tecnologias neutras em carbono, o objetivo é liderar e transformar o futuro da mobilidade com energias renováveis. 

(© FlixBus)

Graças à sua grande e moderna frota de ônibus de longa distância movidos a motores diesel conservadores, a Flix possui alguns dos meios de transporte mais ecológicos disponíveis no mercado. Juntamente com um portfólio diversificado de projetos para reduzir ainda mais as emissões, como ônibus movidos a biogás, E-buses e ônibus equipados com painéis solares, o compromisso da Flix também se estende ao consumidor com a possibilidade de compensar as emissões de CO2 com Atmosfair. Um dos próximos passos na mobilidade sustentável está em desenvolvimento com a Freudenberg e a ZF, com a criação dos primeiros ônibus de longa distância movidos a hidrogênio.


A (R)Evolução Flix

2013: A empresa entrou no mercado como FlixBus e iniciou a sua revolução nas viagens de autocarro de longa distância e mudou a forma como as pessoas viajam pela Europa. Ao integrar gradualmente um produto Euro6 Diesel modernizado, o FlixBus tornou-se um dos meios de transporte mais sustentáveis. As emissões de CO2 falam por si: um passageiro na Alemanha viajando pela FlixBus é responsável por 23g de CO2 por passageiro-quilômetro. Em comparação, a pegada de carbono de um passageiro de carro particular é cerca de cinco vezes maior, e a de um passageiro de avião é cerca de dez vezes maior. 

2018: Crescendo como empresa, levando milhões de passageiros aos destinos desejados, o foco e a visão da Flix não mudaram: oferecer mobilidade mais sustentável e acessível para todos. Com o objetivo de levar o compromisso de sustentabilidade para o próximo nível, juntamente com BYD e Yutong, a Flix iniciou projetos piloto com dois modelos de ônibus elétricos: rodando na Alemanha e na França, eles foram os primeiros ônibus elétricos de longa distância do mundo. Outro marco da evolução do Flix foi a introdução do FlixTrain na Alemanha. Funcionando inteiramente com energia verde, o combustível é neutro em carbono. 

Em 2020, a jornada verde da FlixTrain continuou expandindo-se para a Suécia. 

2020: Flix seguiu o sol: um FlixBus com painéis solares começou a circular de Dortmund para Londres, hoje o ônibus circula entre Paris e Eindhoven. Para este projeto piloto, a FlixBus trabalhou com a TRAILAR, uma empresa britânica que oferece soluções de transporte inovadoras para reduzir o impacto ambiental dos veículos comerciais. Os painéis solares geram energia para o consumo elétrico do ônibus, o que reduz efetivamente o consumo de combustível, levando a uma economia média de 1,7 litros de diesel por 100 km e a redução das emissões de CO2 em até 6,5%. A Flix está atualmente investigando se essa tecnologia inovadora pode ser implementada em toda a frota. 

2021: Os primeiros ônibus movidos a biogás foram lançados nas rotas Amsterdã-Bruxelas e Estocolmo-Oslo. O ônibus entre a Holanda e a Bélgica é movido a biogás comprimido (Bio-CNG) e é construído pela Iveco, enquanto o ônibus que circula entre a Suécia e a Noruega é movido a biogás liquefeito (Bio-LNG) e é um modelo Scania. A Flix fez parceria com os fornecedores de gás OrangeGas e Gasum, para garantir o biogás mais ecológico. O uso de ônibus movidos a biogás leva a uma redução de 75% de CO2 em comparação com as operações a diesel na mesma rota. Devido à frota moderna e altamente eficiente, 400.000 toneladas de CO2 das viagens de passageiros foram evitadas escolhendo FlixBus e FlixTrain. 

Futuro: Já tendo lançado vários projetos-piloto e planejando muitos mais, a Flix une forças para desenvolver um produto revolucionário: o primeiro ônibus de longa distância movido a hidrogênio da Europa. Em cooperação com a Freudenberg Fuel Cell e-Power Systems e a ZF Friedrichshafen, um ônibus de longa distância movido a célula de combustível está sendo desenvolvido e deverá ser lançado em 2024. O objetivo é estabelecer um sistema de célula de combustível de alto desempenho que substituirá propulsão diesel convencional para alcançar a neutralidade climática em viagens de ônibus de longa distância. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades