Pular para o conteúdo principal


Grupo Qantas Anuncia Metas Provisórias Para Reduzir Emissões De CO2 Em 25% Até 2030

O Grupo Qantas esboçou hoje as medidas específicas que está tomando para alcançar as emissões líquidas zero até 2050, incluindo uma meta provisória para reduzir as emissões de carbono em 25% até 2030. 

(© Qantas)

A transportadora nacional lançou hoje seu Plano de Ação Climática do Grupo Qantas, tornando a sustentabilidade um pilar fundamental da tomada de decisões em todas as áreas do negócio. 

Como parte do plano, a Qantas anunciou metas-chave para a eficiência do combustível e a absorção de combustível de aviação sustentável (SAF), que será fundamental para atingir as emissões líquidas zero, bem como reduzir o desperdício e continuar a crescer o programa de compensação de carbono líder do Grupo. 

Essas metas para reduzir sua pegada ambiental incluem: 

Combustível de Aviação Sustentável (SAF) – 10% do uso da SAF no mix de combustíveis do Grupo até 2030, e aproximadamente 60% até 2050. 

Redução de resíduos – Zero plásticos de uso único até 2027 e zero resíduos gerais (excluindo resíduos de quarentena) para aterro sanitário até 2030. 

Eficiência de combustível – Aumentar a eficiência do combustível em uma média de 1,5% ao ano até 2030. Alcançado através da atualização da frota de aeronaves e usando um planejamento de voo mais eficiente, enquanto continua a pesquisa sobre tecnologias de próxima geração, incluindo hidrogênio e bateria. 

Compensações – continue a construir o programa de compensação particularmente em projetos australianos importantes. 

A Qantas também anunciou hoje que está assinando um Memorando de Entendimento com a ANZ e o INPEX para um grande projeto integrado de reflorestamento e agricultura de carbono na região do cinturão de trigo da Austrália Ocidental, uma área do tamanho da Bélgica no sudoeste do estado. 

O projeto permitiria que terras agrícolas marginais replantadas com espécies vegetais nativas sustentáveis e resistentes à seca, que visam melhorar o meio ambiente e gerar créditos de carbono australianos para ajudar a compensar as futuras pegadas de carbono das três empresas. A longo prazo, também criaria uma fonte potencial para a produção sustentável de combustível de aviação a partir do corte de árvores mallee


Meta De Emissões Provisórias 

O Grupo Qantas foi uma das primeiras companhias aéreas a se comprometer com emissões líquidas zero até 2050. O anúncio de hoje de uma meta provisória de redução de 25% até 2030 (com base nos níveis de 2019) foi projetado para acelerar esse progresso e fornecer um foco de curto prazo para o Grupo. 

Isso inclui integrar considerações sobre mudanças climáticas no quadro financeiro do Grupo e vincular o desempenho contra metas de remuneração executiva a partir de FY23, incluindo considerar um custo de carbono nas decisões financeiras. 


Construindo Uma Indústria De Biocombustíveis 

O combustível de aviação sustentável (SAF) é fundamental para a descarbonização da indústria. A Qantas está hoje estabelecendo uma meta de 10% de SAF na captação de combustível até 2030, e aproximadamente 60% até 2050. 

A Qantas já começou a voar com SAF originária do exterior, com 15% do combustível usado fora de Londres composto por SAF desde o início de 2022. Um segundo grande acordo de fornecimento foi assinado por quase 20 milhões de litros por ano de SAF misturada fora dos aeroportos californianos a partir de 2025, com opções para aumentar os valores à medida que a produção aumenta. Negociações sobre outros acordos de fornecimento offshore estão em andamento. 

A SAF é produzida a partir de matéria-prima bio certificada, incluindo óleo de cozinha usado, cana-de-açúcar, resíduos florestais, sebo animal e outros resíduos. É misturado com combustível normal de jato e produz até 80% menos emissões em um ciclo de vida quando comparado com o querosene de jato tradicional. 

O Grupo Qantas comprometeu-se inicialmente com US$ 50 milhões para o estabelecimento de uma indústria SAF com sede na Austrália, e está pedindo a todos os níveis de governo que também dêem apoio para garantir que a Austrália produza o biocombustível como o Reino Unido, os EUA e a Europa já estejam. 


Redução De Resíduos 

A Qantas está hoje se comprometendo com uma meta de zero plásticos de uso único antes de 2027, o que significa que cada voo da Qantas ou Jetstar usará produtos em embalagens compostáveis ou recicláveis. Um pequeno número de itens de saúde e segurança a bordo permanecerá plástico, mas a Qantas está comprometida em explorar alternativas. 

Até 2030, a Qantas pretende ter todas as suas operações baseadas na Austrália completamente livres de "resíduos gerais", incluindo voos, lounges e edifícios de escritórios. Isso significa que qualquer resíduo gerado pelas operações da Qantas é planejado para ser desviado através de programas de reciclagem ou resíduos orgânicos ou convertidos em energia. 

Antes da pandemia, a Qantas se comprometeu a reduzir 75% dos resíduos em terra até 2021, bem como a remoção de um total de 100 milhões de itens plásticos de uso único. Devido ao COVID, algumas dessas iniciativas foram temporariamente pausadas, e agora é esperado atingir essa meta até 2023. 


Renovação Da Frota 

Em dezembro, a Qantas selecionou as famílias A320neo e A220 da Airbus como a aeronave preferida para o programa de renovação de frota de longo prazo da Qantas, que deve proporcionar uma economia de combustível de até 20% em comparação com os Boeing 717´s e 737 que opera atualmente. Espera-se que uma ordem firme seja finalizada até meados de 2022. A Jetstar fará a entrega do primeiro dos 18 A321LRs em julho de 2022. 

O programa de renovação da frota já viu a frota 747´s da Qantas se aposentar mais cedo e ser substituída pelos Boeing 787, que usam 20% menos combustível do que aeronaves de tamanho semelhante. 


Compensação De Carbono 

O programa de compensação de carbono Carbono Neutro da Qantas tem uma das maiores taxas de participação de qualquer companhia aérea no mundo. 

A compensação é uma ferramenta importante para atingir metas líquidas zero, especialmente no curto e médio prazo, até que novas tecnologias de baixa emissão se tornem disponíveis. A Qantas está comprometida em aumentar seu programa de compensação e investir em projetos indígenas e australianos sempre que possível. 

A Qantas lançou recentemente seu Green Tier, que já viu mais de 90.000 passageiros frequentes tomarem medidas para reduzir sua pegada ambiental. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades