O Grupo Qantas esboçou hoje as medidas específicas que está tomando para alcançar as emissões líquidas zero até 2050, incluindo uma meta provisória para reduzir as emissões de carbono em 25% até 2030.
(© Qantas) |
A transportadora nacional lançou hoje seu Plano de Ação Climática do Grupo Qantas, tornando a sustentabilidade um pilar fundamental da tomada de decisões em todas as áreas do negócio.
Como parte do plano, a Qantas anunciou metas-chave para a eficiência do combustível e a absorção de combustível de aviação sustentável (SAF), que será fundamental para atingir as emissões líquidas zero, bem como reduzir o desperdício e continuar a crescer o programa de compensação de carbono líder do Grupo.
Essas metas para reduzir sua pegada ambiental incluem:
Combustível de Aviação Sustentável (SAF) – 10% do uso da SAF no mix de combustíveis do Grupo até 2030, e aproximadamente 60% até 2050.
Redução de resíduos – Zero plásticos de uso único até 2027 e zero resíduos gerais (excluindo resíduos de quarentena) para aterro sanitário até 2030.
Eficiência de combustível – Aumentar a eficiência do combustível em uma média de 1,5% ao ano até 2030. Alcançado através da atualização da frota de aeronaves e usando um planejamento de voo mais eficiente, enquanto continua a pesquisa sobre tecnologias de próxima geração, incluindo hidrogênio e bateria.
Compensações – continue a construir o programa de compensação particularmente em projetos australianos importantes.
A Qantas também anunciou hoje que está assinando um Memorando de Entendimento com a ANZ e o INPEX para um grande projeto integrado de reflorestamento e agricultura de carbono na região do cinturão de trigo da Austrália Ocidental, uma área do tamanho da Bélgica no sudoeste do estado.
O projeto permitiria que terras agrícolas marginais replantadas com espécies vegetais nativas sustentáveis e resistentes à seca, que visam melhorar o meio ambiente e gerar créditos de carbono australianos para ajudar a compensar as futuras pegadas de carbono das três empresas. A longo prazo, também criaria uma fonte potencial para a produção sustentável de combustível de aviação a partir do corte de árvores mallee.
Meta De Emissões Provisórias
O Grupo Qantas foi uma das primeiras companhias aéreas a se comprometer com emissões líquidas zero até 2050. O anúncio de hoje de uma meta provisória de redução de 25% até 2030 (com base nos níveis de 2019) foi projetado para acelerar esse progresso e fornecer um foco de curto prazo para o Grupo.
Isso inclui integrar considerações sobre mudanças climáticas no quadro financeiro do Grupo e vincular o desempenho contra metas de remuneração executiva a partir de FY23, incluindo considerar um custo de carbono nas decisões financeiras.
Construindo Uma Indústria De Biocombustíveis
O combustível de aviação sustentável (SAF) é fundamental para a descarbonização da indústria. A Qantas está hoje estabelecendo uma meta de 10% de SAF na captação de combustível até 2030, e aproximadamente 60% até 2050.
A Qantas já começou a voar com SAF originária do exterior, com 15% do combustível usado fora de Londres composto por SAF desde o início de 2022. Um segundo grande acordo de fornecimento foi assinado por quase 20 milhões de litros por ano de SAF misturada fora dos aeroportos californianos a partir de 2025, com opções para aumentar os valores à medida que a produção aumenta. Negociações sobre outros acordos de fornecimento offshore estão em andamento.
A SAF é produzida a partir de matéria-prima bio certificada, incluindo óleo de cozinha usado, cana-de-açúcar, resíduos florestais, sebo animal e outros resíduos. É misturado com combustível normal de jato e produz até 80% menos emissões em um ciclo de vida quando comparado com o querosene de jato tradicional.
O Grupo Qantas comprometeu-se inicialmente com US$ 50 milhões para o estabelecimento de uma indústria SAF com sede na Austrália, e está pedindo a todos os níveis de governo que também dêem apoio para garantir que a Austrália produza o biocombustível como o Reino Unido, os EUA e a Europa já estejam.
Redução De Resíduos
A Qantas está hoje se comprometendo com uma meta de zero plásticos de uso único antes de 2027, o que significa que cada voo da Qantas ou Jetstar usará produtos em embalagens compostáveis ou recicláveis. Um pequeno número de itens de saúde e segurança a bordo permanecerá plástico, mas a Qantas está comprometida em explorar alternativas.
Até 2030, a Qantas pretende ter todas as suas operações baseadas na Austrália completamente livres de "resíduos gerais", incluindo voos, lounges e edifícios de escritórios. Isso significa que qualquer resíduo gerado pelas operações da Qantas é planejado para ser desviado através de programas de reciclagem ou resíduos orgânicos ou convertidos em energia.
Antes da pandemia, a Qantas se comprometeu a reduzir 75% dos resíduos em terra até 2021, bem como a remoção de um total de 100 milhões de itens plásticos de uso único. Devido ao COVID, algumas dessas iniciativas foram temporariamente pausadas, e agora é esperado atingir essa meta até 2023.
Renovação Da Frota
Em dezembro, a Qantas selecionou as famílias A320neo e A220 da Airbus como a aeronave preferida para o programa de renovação de frota de longo prazo da Qantas, que deve proporcionar uma economia de combustível de até 20% em comparação com os Boeing 717´s e 737 que opera atualmente. Espera-se que uma ordem firme seja finalizada até meados de 2022. A Jetstar fará a entrega do primeiro dos 18 A321LRs em julho de 2022.
O programa de renovação da frota já viu a frota 747´s da Qantas se aposentar mais cedo e ser substituída pelos Boeing 787, que usam 20% menos combustível do que aeronaves de tamanho semelhante.
Compensação De Carbono
O programa de compensação de carbono Carbono Neutro da Qantas tem uma das maiores taxas de participação de qualquer companhia aérea no mundo.
A compensação é uma ferramenta importante para atingir metas líquidas zero, especialmente no curto e médio prazo, até que novas tecnologias de baixa emissão se tornem disponíveis. A Qantas está comprometida em aumentar seu programa de compensação e investir em projetos indígenas e australianos sempre que possível.
A Qantas lançou recentemente seu Green Tier, que já viu mais de 90.000 passageiros frequentes tomarem medidas para reduzir sua pegada ambiental.