Pular para o conteúdo principal


Turismo Cubano Promove A Ilha Em Portugal E Espanha Para Renovar Sua Oferta Pós-Pandemia

Em dois anos de pandemia, Cuba renovou a sua oferta turística em áreas como a tecnologia, hotelaria e transportes, e está pronta para receber turistas em segurança, garantem a embaixadora de Cuba em Portugal e a conselheira de turismo para Península Ibérica. 

Yusmari Diaz Pérez, embaixadora de Cuba em Portugal. (© PressTur)

“Apesar do impacto da pandemia e do reforço do bloqueio econômico, comercial e financeiro, Cuba apostou no seu desenvolvimento. Em primeiro lugar na saúde da nossa população e, até onde pudemos, no desenvolvimento econômico”, afirmou a embaixadora Yusmari Díaz Pérez, numa conferência de imprensa na Embaixada de Cuba em Portugal, Lisboa, na semana passada. 

“Podem ter confiança de que estão seguros em todos os sentidos”, sublinhou a embaixadora, indicando que 94% da população cubana está vacinada contra a covid-19 e 87% já tem as três doses, com vacinas produzidas em Cuba, que “ainda não são reconhecidas pela OMS”. 

As fronteiras reabriram a 15 de novembro e, a partir de abril, está prevista a abertura total, incluindo todos os hotéis, portos e aeroportos. “Estamos reabrindo e a oferecer o melhor que temos, que somos nós próprios, a nossa qualidade, o nosso povo, a tranquilidade e segurança”, enfatizou a embaixadora. 

Yusmari Díaz Pérez destacou que, além da oferta de sol e praia, Cuba está apostando no desenvolvimento de novas propostas de “turismo de saúde, de bem-estar, natureza e patrimônio”, através da melhoria das condições para o investimento estrangeiro e da sua diversificação, para que possa ser aplicado não só em projetos de hotelaria, mas também em parques temáticos e campos de golfe, programas de turismo de incentivos e turismo de saúde. 

Também presente no encontro, a conselheira de turismo de Cuba para Espanha e Portugal, Niurka Perez Denis, destacou que o país, durante a pandemia, apostou no “desenvolvimento de novos investimentos” na área do turismo, incluindo “mais de 4.000 quartos de hotel novos”. 

Alguns exemplos de novos hotéis em Cuba são o Grand Aston, em Havana, e os resorts Iberostar Selection Esmeralda e Valentin Cayo Cruz, ambos em Cayo Cruz, Camaguey. 

Outro exemplo de investimento em renovação é a Plaza América, em Varadero, onde terá lugar a edição deste ano da feira de turismo FIT Cuba, de 3 a 7 de Maio. “Os visitantes vão encontrar uma nova praça, totalmente renovada, além de um boulevard totalmente renovado e novos quartos de hotel”. 

Além disso, “aumentamos o acesso ao wi-fi, que era algo que os nossos visitantes solicitavam. Todos os hotéis de 4 e 5-estrelas e a grande maioria dos 3-estrelas passaram a ter serviço wi-fi em todas as áreas dos hotéis”, acrescentou Niurka Pérez Denis. 

Há também um novo portal - D’Viajeros - que permite aos visitantes introduzir os seus dados antes da viagem para acelerar o processo de entrada no país e aceder aos serviços turísticos e governamentais durante a sua estada. 

A infraestrutura de transportes “também cresceu durante a pandemia, com novas frotas de carros e autocarros, que permitem conectar todo o país”, acrescentou a conselheira de turismo. 

Este verão, Cuba vai receber três voos charter por semana de Lisboa, incluindo um para Cayo Coco (Sonhando SA/euroAtlantic Airways) e dois para Varadero (Newblue/World2Fly e Jolidey/Iberojet). 

“São três voos diferentes para destinos de sol e praia que são muito importantes para nós”, sublinhou a embaixadora, indicando que Portugal foi o 18º mercado emissor de turistas para Cuba em 2021. 

Os operadores turísticos Sonhando e Solférias organizam amanhã em Lisboa uma “Festa cubana” no VIP Executive Art's Hotel, onde vão juntar agentes de viagens e fornecedores como Meliá, Iberostar, Accor, MGM Muthu Hotels, Memories Resorts e Gaviota. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades