Pular para o conteúdo principal


Austrian Airlines Inicia O Verão Com Aumentos Acentuados Nas Reservas De Voos

- As flexibilizações de Covid-19 em toda a Europa contribui para o retorno de aviões cheios e desejo de viajar: milhões de novas reservas para a primavera e o verão 

- Primeiro trimestre de 2022 ainda impactado por restrições Ômicron: EBIT ajustado em EUR -109 milhões 

- Desenvolvimento de passageiros e fator de ocupação com forte tendência de alta em relação a 2021 

- Desde março, a Austrian Airlines abastece 1.500 toneladas de combustível de aviação sustentável (SAF) pela primeira vez na Áustria 

- CCO, Michael Trestl: "Nossos passageiros estão reservando a longo prazo novamente - os voos de férias de verão já estão enchendo e as viagens de negócios também estão em alta novamente" 

- COO, Francesco Sciortino: "Toda a equipe austríaca está pronta! Com uma Premium Economy Class expandida e mais de 150 funcionários de cabine recém-recrutados, estamos prontos para decolar em um verão em plena operação." 

O trimestre tradicionalmente mais fraco no início de 2022 foi inicialmente marcado pelos maiores números de infecção por Covid-19 até o momento e um cronograma de voos ainda reduzido. Além das restrições da Ômicron, o forte aumento dos preços dos combustíveis nos primeiros meses do ano levou novamente a um resultado negativo no balanço da Austrian Airlines. 

(Arquivo) 

Em março, o anúncio de flexibilizações de Covid-19 em larga escala na Áustria e em toda a Europa trouxe um boom de reservas sem paralelo desde o início da pandemia. Pela primeira vez desde o início da pandemia, os passageiros da Austrian Airlines mostram seu desejo de viajar fazendo reservas de longo prazo novamente. "Atualmente, estamos registrando números de reservas de seis dígitos todas as semanas para os feriados bancários de maio e junho, bem como para as férias de verão. Nossos passageiros estão reservando a longo prazo novamente - os voos de férias de verão já estão lotados e as viagens de negócios também estão em ascensão novamente. Essa dinâmica nos deixa muito confiantes!", diz o CCO, Michael Trestl. 

No primeiro trimestre de 2022, a receita da Austrian Airlines foi de 201 milhões de euros e, portanto, mais de três vezes maior do que no ano anterior (primeiro trimestre de 2021: 61 milhões de euros), mas ainda um terço menor do que no mesmo período de 2020 (primeiro trimestre de 2020: 287 milhões de euros), quando a pandemia de Covid-19 começou. 

A receita operacional total da transportadora de bandeira mostrou uma tendência semelhante, aumentando 220%, em comparação com 2021, para 208 milhões de euros (1º trimestre de 2021: 65 milhões de euros, 1º trimestre de 2020: 304 milhões de euros). As despesas operacionais totais aumentaram 87% para 316 milhões de euros (1º trimestre de 2021: 169 milhões de euros, 1º trimestre de 2020: 440 milhões de euros). Em comparação com 2021, o EBIT ajustado, que não inclui ganhos ou perdas de avaliação das vendas de aeronaves , deteriorou-se ligeiramente (-5%) para -109 milhões de euros (1º trimestre de 2021: -105 milhões de euros), em parte devido a restrições de viagens relacionadas ao covid e aumento custos de combustível. No entanto, o EBIT ajustado melhorou 20% em relação a 2020 (1º trimestre de 2020: -136 milhões de euros). A liquidez da Austrian Airlines permanece em um nível muito alto. A próxima parcela regular do empréstimo de 30 milhões de euros será reembolsada no final do segundo trimestre. 

No primeiro trimestre do ano, a Austrian Airlines voou 1,1 milhão de passageiros - quase um aumento de quatro vezes em relação a 2021 (1º trimestre de 2021: 308.000). Com 3,3 bilhões, os assentos-quilômetros disponíveis também aumentaram acentuadamente (1º trimestre de 2021: 831.000) e se aproximaram dos números do primeiro trimestre de 2020 (4,5 bilhões). O fator de ocupação de assentos da transportadora de bandeira nacional foi de 63,2% e, portanto, 10,6 pontos percentuais maior que em 2021 (1º trimestre de 2021: 52,5%) e 5 pontos percentuais menor que em 2020 (1º trimestre de 2020: 68,2%).


Milhões De Novas Reservas Mostram Retorno Ao Planejamento De Viagens De Longo Prazo 

No final do primeiro trimestre, as flexibilizações de muitas restrições relacionadas ao coronavírus em muitas partes da Europa e em todo o mundo levaram a milhões de novas reservas. O retorno ao planejamento de viagens de longo prazo para os meses de verão é particularmente agradável. Para voos nos meses de abril a setembro, as reservas recebidas na Austrian Airlines são atualmente quase quatro vezes maiores do que no ano anterior. A transportadora de bandeira nacional se prepara para aviões completos neste verão com uma oferta 20% maior para destinos de férias na Europa, em comparação com 2019, e novos funcionários de cabine. Além disso, as reservas para destinos do Atlântico Norte, incluindo Los Angeles na rede de rotas, também estão aumentando para os feriados bancários de maio e junho, as férias de verão e além.


Austrian Abastece Combustível De Aviação Sustentável Pela Primeira Vez 

Desde março de 2022, a Austrian Airlines é a primeira companhia aérea austríaca a abastecer suas aeronaves com combustível de aviação sustentável (SAF) no aeroporto de Viena. Um total de 1.500 toneladas de SAF é produzido regionalmente pela OMV na refinaria de Schwechat a partir de óleo de cozinha usado austríaco e alimentado diretamente no sistema de reabastecimento no Aeroporto de Viena. O uso de SAF nas operações de voo da Austrian Airlines é uma das maiores alavancas para alcançar a neutralidade de carbono até 2050. 


Novos Desafios E Velhos Que Permanecem 

O atual aumento do preço do querosene apresenta grandes desafios para toda a indústria da aviação. Embora haja um forte vento favorável no segmento de turismo, a tendência de alta nas viagens de negócios é um pouco mais plana, mas a demanda por conforto adicional está aumentando cada vez mais. Para atender a esse desenvolvimento, a Austrian Airlines quase dobrou a Classe Econômica Premium em toda a sua frota de B767 para oferecer conforto extra a ainda mais passageiros. "Toda a equipe austríaca está pronta! Com uma Premium Economy Class ampliada e mais de 150 funcionários recém-recrutados, estamos prontos para decolar em um verão em plena operação", diz o COO, Francesco Sciortino. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades