Pular para o conteúdo principal


ETC: Crise Russo-Ucraniana Gera Pouco Impacto No Sentimento De Viagens De Longo Curso Para A Europa

- A intenção de viagens de longa distância permanece fraca nos principais mercados em meio à piora das perspectivas econômicas, COVID-19 e choques geopolíticos 

- O Brasil é o único mercado onde o sentimento de viagem aumentou significativamente em comparação com um ano atrás 

- As preocupações com o COVID-19 e os altos custos relacionados a viagens são os principais impedimentos para viagens de longa distância no verão de 2022 

Bruxelas - De acordo com o mais recente Barômetro de viagens de longa distância (LHTB) 2/2022, que fornece informações sobre o sentimento dos viajantes para o verão de 2022 (maio-agosto), o apetite por viagens ao exterior para a Europa de vários mercados de origem permanece abaixo níveis pré-pandemia. Ainda assim, melhorou um pouco em comparação com um ano atrás. 

Kiev, Ucrânia. (© Bing Imagens)

A LHTB da European Travel Commission (ETC) e da Eurail BV examina as intenções de viagem em seis mercados no exterior – Brasil, Canadá, China, Japão, Rússia e Estados Unidos a cada quatro meses. A intenção de viajar é medida em um índice que reflete o sentimento dominante expresso por um mercado, seja ele positivo ou negativo. Valores acima de 100 pontos do índice indicam uma evolução positiva, enquanto valores abaixo de 100 indicam atitudes negativas em relação a viagens em um determinado período. 

Embora o conflito russo-ucraniano tenha criado novos desafios para o setor de viagens europeu, parece ter tido um impacto limitado no sentimento na maioria dos mercados de origem de longa distância, exceto na China e na Rússia, com a maioria dos entrevistados (76%) afirmando que o conflito não afetou sua intenção de viagem. Os resultados mostram que as preocupações com o COVID-19, os custos relacionados a viagens e a falta de conexões de viagem convenientes são os principais impedimentos para viagens de longa distância neste verão. 

Comentando após a publicação do LHTB, Luís Araújo, Presidente, ETC, disse: “A ETC tem o prazer de ver que o sentimento de viagens de longa distância está melhorando gradualmente à medida que o mundo continua se recuperando da pandemia – embora em um ritmo lento. É animador que o conflito em curso na Ucrânia não tenha se tornado outro impedimento para viagens internacionais para a Europa. A Europa continua a ser um destino de viagem seguro e atraente. No entanto, as consequências do conflito, como o aumento do custo de vida e os custos relacionados às viagens, estão dificultando a recuperação do setor. Promover a Europa nos mercados ultramarinos e restaurar a mobilidade internacional será crucial para a recuperação do setor em 2022.” 


Sentimento De Viagem Russo E Chinês Mais Impactado Pelo Conflito 

Devido ao conflito em curso na Ucrânia e consequentes sanções impostas à Rússia, o desejo dos viajantes russos de visitar a Europa atingiu o nível mais baixo já registrado (78p). Isso é significativamente menor do que o sentimento expresso durante a primeira onda do COVID-19 (87p em maio-agosto de 2020), quando a maioria dos países europeus entrou em bloqueios rigorosos. 

No curto prazo, mais da metade dos russos pesquisados ​​(60%) não planeja viajar para fora da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Entre os poucos russos (20%) que têm planos de viajar, mas não para a Europa, 9% afirmaram que a situação atual impactou negativamente o interesse em visitar a Europa nos próximos meses, enquanto 7% ainda consideram a região um destino atraente e adoraria visitá-lo no futuro. 

Simultaneamente, o conflito em curso dissuadiu os viajantes chineses (19%) de visitar a Europa. No entanto, a guerra não é a principal preocupação dos viajantes chineses avessos ao risco. Surtos recentes da Ômicron e a abordagem estrita de COVID-zero estão dificultando as viagens de saída (30%). Ainda assim, o sentimento de viagem para visitar a Europa aumentou ligeiramente (+6p) em comparação com o verão passado. Esse número deve melhorar ainda mais no final do ano, quando se espera que a China remova as restrições às viagens internacionais. O apelo das cidades europeias se fortaleceu entre os residentes chineses em comparação com os números de 2021, com um aumento notável no apetite para explorar vários tipos de destinos europeus (por exemplo, costeiros, metropolitanos, rurais etc.). 


Americanos E Canadenses Ainda Precisam Converter Seus Planos De Viagem Em Reservas 

O índice de sentimento de viagem nos EUA permaneceu estável desde o verão passado (109p), no entanto, o sentimento para visitar a Europa se deteriorou ligeiramente (93p). De acordo com os resultados do inquérito, esta tendência prende-se sobretudo com as preocupações com o impacto da inflação nas finanças pessoais e com o aumento das despesas de deslocação. 

Junho e agosto provavelmente serão os meses mais populares para os americanos que planejam férias na Europa. No entanto, mais da metade dos americanos que declararam sua intenção de viajar para a Europa durante a temporada de verão ainda não reservaram suas passagens aéreas, sugerindo que as reservas de última hora serão um fator de destaque nesse mercado devido à incerteza econômica e geopolítica. 

Os canadenses estão igualmente hesitantes sobre quando tirar suas próximas férias na Europa, com apenas 30% tendo reservado suas passagens aéreas para o verão de 2022. Os entrevistados do Canadá desejam visitar destinos costeiros e metropolitanos com França, Itália e Reino Unido como os países mais populares para Visita. 


Viajantes Brasileiros Têm A Perspectiva Mais Positiva Para Viagens De Longa Distância Para A Europa 

Os entrevistados brasileiros têm a atitude mais otimista em relação a viagens de longa distância para a Europa (101p). A retomada dos voos para destinos europeus populares influenciou positivamente o sentimento de viagem, com 1 em cada 2 brasileiros se preparando para visitar a Europa nos próximos quatro meses. Destes indivíduos, 45% já reservaram os seus bilhetes de avião, sendo julho e agosto os meses de férias mais populares. Os brasileiros preferem destinos litorâneos, assim como viagens para as montanhas. Os passes de trem são seu serviço de transporte preferido para passear pelo continente. 


Baixa Demanda Do Japão Persiste 

Apesar de um aumento marginal no sentimento de viagem, o entusiasmo japonês por viagens de longa distância permanece baixo (79p). O sentimento de visitar a Europa é um pouco maior (93), mas apenas 14% dos entrevistados planejam fazer uma viagem à região no verão de 2022. Em particular, 41% dos entrevistados declararam conexões de viagem ruins entre a Europa e o Japão como o principal motivo por não visitar a Europa. Isso era esperado após o cancelamento de muitos voos entre os dois destinos recentemente devido a preocupações sobre o uso do espaço aéreo russo após a guerra russo-ucraniana. Para aqueles que desejam fazer viagens mais longas para chegar à Europa – Itália, França, Alemanha e Reino Unido continuam sendo os destinos mais atraentes. 

O relatório resumido pode ser baixado do site corporativo da ETC no seguinte link: https://etc-corporate.org/reports/long-haul-travel-barometer-2-2022/.

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades