Hendersonville, Tennessee, EUA - O desempenho mensal dos hotéis do Canadá melhorou mais uma vez em relação ao mês anterior e mostrou melhores comparações indexadas, de acordo com os dados de abril de 2022 da STR.
(Arquivo) |
Abril de 2022 (variação percentual em relação a abril de 2019)
Ocupação: 57,6% (-7,3%)
Taxa média diária (ADR): CAD 155,80 (+2,5%)
Receita por quarto disponível (RevPAR): CAD 89,72 (-5,0%)
“O Canadá experimentou sua sexta onda de casos de COVID em abril, mas a falta de restrições permitiu que a recuperação do desempenho do hotel permanecesse forte e estável”, disse Laura Baxter, Diretora de Análise de Hospitalidade do CoStar Group para o Canadá. O Grupo CoStar é a empresa-mãe da STR.
“Ao analisar o desempenho semanal ao longo de abril, o índice RevPAR variou entre 85-98% dos níveis de 2019, com muitos segmentos atrasados começando a se recuperar”, disse Baxter. “A demanda do fim de semana continuou liderando a recuperação, impulsionada pelos viajantes a lazer. A demanda, de fato, tem sido tão forte que a ocupação de fim de semana atingiu os níveis pré-pandemia pela primeira vez durante o mês. Os resultados da semana ainda estão atrasados, mas melhorias dramáticas estão ocorrendo, sinalizando o retorno das viagens corporativas. De terça a quinta-feira, a ocupação ficou cerca de quatro pontos percentuais acima do mês anterior. Nas localidades urbanas, esse crescimento acelerou para oito pontos percentuais em cada um desses dias. Além disso, a demanda mensal do grupo atingiu seu nível mais alto da era da pandemia.
“Além de um aumento nas viagens corporativas, há mais eventos acontecendo nas grandes cidades, ajudando algumas das áreas mais impactadas negativamente. Eventos de alto nível, como o World Rugby Sevens em Vancouver e eventos esportivos adicionais em Toronto, ajudaram no desempenho geral em abril. Favoritos anuais como o Tulip Festival em Ottawa e o próximo Grand Prix em Montreal também estão retornando, criando o ambiente certo para os hotéis urbanos prosperarem.”
Entre as províncias e territórios, a Colúmbia Britânica registrou o maior nível de ocupação de abril (66,5%), que ficou 2,1% abaixo do comparável pré-pandemia.
Entre os principais mercados, Vancouver teve a maior ocupação (75,5%), uma queda de 4,8% em relação a 2019.
A menor ocupação entre as províncias foi relatada na Ilha do Príncipe Eduardo (42,6%), queda de 24,3% em relação a 2019. Ao nível do mercado, a menor ocupação foi relatada em Ottawa (-18,0% para 54,3%).
“As perspectivas de ADR para 2022 agora são muito mais fortes e a recuperação total é esperada em 2023 em termos nominais”, disse Baxter. “A possibilidade de uma recessão será um risco negativo, mas a demanda reprimida de viagens devido à falta de restrições aumentará o desempenho no curto prazo.”