A Swedavia está agora melhorando sua capacidade em Estocolmo Arlanda antes do verão, abrindo outro terminal - em 15 de junho, o Terminal 4 será colocado novamente em operação. Paralelamente, estão a ser feitos grandes esforços de recrutamento, mas também operacionais, para facilitar a situação das filas no aeroporto. Apesar da melhoria gradual das condições, a Swedavia espera que o desafio das longas filas periódicas persista durante o verão, à medida que o número de passageiros aumenta ainda mais.
(Swedavia © Orlando Boström) |
No início da pandemia, todas as operações aeroportuárias de Arlanda foram transferidas para o Terminal 5, para atender à forte redução de viagens. Durante alguns períodos, o aeroporto esteve, em princípio, completamente desprovido de tráfego comercial. A Swedavia adaptou gradualmente suas operações aeroportuárias de acordo com a recuperação da aviação. No outono entrou em funcionamento o Terminal 2 e agora também o Terminal 4. Assim, os três maiores terminais do aeroporto voltam a funcionar este verão, pela primeira vez desde o início da pandemia.
"As viagens aéreas continuam a aumentar muito, o que é muito divertido e agora estamos adaptando ainda mais nosso negócio para receber mais viajantes. A abertura de mais um terminal será uma medida importante agora que enfrentamos um intenso período de viagens durante o verão. Agora teremos os três maiores terminais de volta em uso, pela primeira vez desde a pandemia", diz Peder Grunditz, Diretor de Operações, Swedavia.
Em conexão com a abertura do Terminal 4, o Check-In e o controle de segurança também serão abertos temporariamente no terminal. Esta é uma das várias medidas para facilitar a situação de filas periodicamente desafiadora no aeroporto - principalmente no posto de segurança, mas também em outras partes do aeroporto, como o Check-In. O grande desafio, no entanto, é atualmente a contratação de pessoal com um mercado de trabalho desafiador e dificuldades de recrutamento, especialmente para nosso fornecedor do serviço de controle de segurança Avarn.
"Tanto nós como os nossos parceiros estamos agora a fazer grandes esforços para recrutar o maior número possível, mas como muitos outros aeroportos na Europa, temos desafios para recrutar ao mesmo ritmo do crescimento. Estamos agora fazendo vários esforços extraordinários para lidar com a situação. Embora esperemos condições gradualmente melhores, a situação periodicamente neste verão continuará sendo desafiadora em termos de situação de fila", diz Grunditz.
Além de novos recrutamentos, agendamentos e férias são revisados para os funcionários existentes. Funcionários de outros aeroportos da Suécia também apoiarão temporariamente as operações em Arlanda. Os parceiros da Swedavia também aumentam seu quadro de funcionários contratando funcionários de outras empresas de segurança. Funcionários extras também serão trazidos e os alunos terão a oportunidade de trabalhar como anfitriões de entrada.
"Estamos agora fazendo uma série de esforços no curto prazo para lidar com a situação em Arlanda. No longo prazo, continuaremos trabalhando nos projetos que farão de Arlanda um aeroporto internacional mais eficiente e moderno. Em um ano, será aberto o novo posto de segurança, que terá melhor capacidade. Também estamos fazendo um dos maiores investimentos já feitos na oferta comercial de Arlanda com o novo marketplace, que também será inaugurado no próximo ano", conclui Grunditz.
Em conexão com a entrada em uso do Terminal 4, também será aberto o novo corredor de conexão entre o Terminal 4 e o Terminal 5. O corredor permite o tráfego doméstico e internacional em ambos os terminais. Para os passageiros, isso significa que aqueles que pousam em um terminal e voam do outro podem chegar facilmente sem passar pela verificação de segurança. O Terminal 4 será inicialmente operado pela Ryanair.