Pular para o conteúdo principal


SWISS Melhora Resultado Operacional Do 1Q22 E Caminha Para Ganhos 'Black Zero' Em 2022

Embora a variante do coronavírus Ômicron tenha causado um grande golpe na recuperação do setor de aviação no início deste ano, a Swiss International Air Lines (SWISS) conseguiu melhorar substancialmente seu resultado operacional no primeiro trimestre de 2022 em relação ao nível do ano anterior. 

(© SWISS)

O prejuízo operacional do primeiro trimestre foi reduzido em mais de 75% para CHF – 47,4 milhões (Q1 2021: CHF – 201,0 milhões). Os ganhos foram melhorados principalmente por um aumento tangível na demanda, que mais que dobrou a receita total do período para pouco menos de CHF 712,0 milhões (1º trimestre de 2021: CHF 299,6 milhões). A SWISS também continuou trabalhando para aumentar sistematicamente sua lucratividade e reduzir seus custos no âmbito de seu programa de reestruturação. Os resultados foram prejudicados, no entanto, pelo aumento dos custos com combustível, que é tradicionalmente o maior item de custo de uma companhia aérea. A demanda também foi ligeiramente e temporariamente enfraquecida pela eclosão do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. A SWISS gerou um fluxo de caixa positivo de mais de CHF 200,0 milhões no primeiro trimestre. 

Diz o CFO, SWISS, Markus Binkert: “A substancial melhora ano a ano que alcançamos em nossos resultados do primeiro trimestre e nosso fluxo de caixa positivo nos dão confiança e nos ajudam a confirmar nosso compromisso de apresentar um resultado de lucro 'zero preto' para 2022 como um todo.”


Reescalonamento De Empréstimo Bancário Planejado 

A SWISS reduziu ainda mais o valor que recebeu do empréstimo bancário de CHF 1,5 bilhão, que é 85% garantido pela Confederação Suíça nos últimos três meses. Como explica o CFO Markus Binkert: “Com as nossas tendências de negócios estáveis ​​e o desenvolvimento positivo da nossa situação de liquidez, estamos agora em condições de considerar alternativas de financiamento para substituir o atual empréstimo bancário. E enquanto mais desenvolvimentos geopolíticos permitirem, estaremos procurando reescalonar nossa dívida no decorrer do segundo trimestre.” 

Olhando para a evolução positiva dos ganhos, o CEO, SWISS, Dieter Vranckx, acrescenta: “As tendências atuais nos dão esperança de que a pandemia atingiu um ponto de virada agora. Também podemos ver claramente que nossas medidas de reestruturação estão surtindo efeito. O fato de agora podermos olhar para o futuro com confiança novamente é graças, acima de tudo, aos nossos funcionários e a todos os seus esforços incansáveis.” 


Recuperação Tangível No Número De Passageiros 

A SWISS transportou mais de 1,8 milhão de passageiros no primeiro trimestre de 2022, quase seis vezes e meia mais do que no período do ano anterior. Mas o volume de passageiros ainda está bem abaixo dos níveis pré-crise de 2019. Mais de 18.300 voos foram operados no período, quatro vezes o número realizado há um ano. Em todo o sistema, a SWISS ofereceu 156,6% a mais de capacidade no primeiro trimestre em termos de assento-quilômetro disponível (ASK). O volume total de tráfego, medido em receita de passageiros-quilômetros (RPK), aumentou 487,3% ano a ano no mesmo período. O fator de ocupação de assentos do primeiro trimestre em todo o sistema ficou em 62,9%, 35,4 pontos percentuais acima do nível do ano anterior. 


SWSS Continua Sua Transformação 

A SWISS continuará consistentemente a transformação corporativa que iniciou em resposta à pandemia de coronavírus ao longo de seu 20º aniversário. Reforçar o seu posicionamento premium e colocar uma ênfase ainda mais firme na sustentabilidade são elementos centrais do mesmo. Os desenvolvimentos do primeiro trimestre nessas frentes incluíram o lançamento da nova SWISS Premium Economy Class em sua frota de aeronaves de longo curso Boeing 777-300ER. Todos os doze Boeing 777 da SWISS devem ter a nova classe de assentos instalada até o final de junho. A SWISS também introduziu o novo e inovador conceito de cabine 'Airspace' para sua frota da família Airbus A320neo. A nova cabine oferece aos passageiros uma experiência de viagem aérea tangivelmente aprimorada, principalmente pelo maior conforto dos assentos. 

A SWISS também continua em seu curso de sustentabilidade para voos neutros em carbono. A companhia aérea será a primeira companhia aérea de passageiros do mundo a adotar a inovadora tecnologia AeroSHARK, que deve reduzir as emissões anuais de dióxido de carbono da SWISS em até 15.200 toneladas. A primeira aeronave SWISS deverá ter o filme especial AeroSHARK aplicado nos próximos meses. A SWISS e o Grupo Lufthansa também iniciaram uma parceria estratégica com a Synhelion para levar os combustíveis solares ao mercado. A SWISS será a primeira companhia aérea do mundo a usar o combustível sol-líquido neutro em CO2. 

Garantir a máxima estabilidade operacional também continuará sendo uma das principais prioridades da SWISS para o resto do ano. 

O CEO Dieter Vranckx conclui: “Apesar das muitas incertezas que ainda são uma característica de nossos mercados, estamos bem equipados e bem posicionados na SWISS para manter nosso lugar como uma das principais companhias aéreas da Europa.” 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades