Ministros do Turismo dos dois países firmaram memorando em Jeddah visando investimentos e cooperação. Ahmed Al Khateeb se comprometeu a trabalhar por rota aérea entre Riad e o Rio de Janeiro
São Paulo - O ministro do Turismo do Brasil (MTur), Carlos Brito, e o ministro do Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al Khateeb, assinaram memorando de entendimento nesta semana, em Jeddah, para aprimorar relações bilaterais e ampliar o fluxo de turismo entre os países. No encontro de assinatura do acordo, Khateeb se comprometeu com o estabelecimento da rota aérea de Riad ao Rio de Janeiro.
(ANBA © Roberto Castro/MTur) |
De acordo com o MTur, com o memorando o Brasil pretende atrair investimentos sauditas ao turismo. “Com esse memorando, poderemos dar início a ações concretas para atrair mais investimentos para o nosso Brasil. Nesse momento de retomada, a nossa prioridade é atrair capital estrangeiro e assim gerar mais empregos e desenvolvimento para as regiões turísticas brasileiras”, disse Brito.
O termo prevê também intercâmbio de dados e estatísticas, realização conjunta de eventos promocionais, aprimoramento da legislação do setor em matérias de licenciamento e inspeção de instalações turísticas, além de intercâmbio em ações de inovações e tecnologia, entre outras áreas. A parceria promoverá ainda o compartilhamento de experiências na criação do escritório regional da Organização Mundial do Turismo (OMT) no Brasil, o primeiro para a região das Américas.
O ministro Carlos Brito participou na Arábia Saudita do fórum “O futuro do turismo, nova governança e direitos”, da OMT, no qual foram discutidas melhorias das políticas para o futuro do setor no mundo, ensinamentos da pandemia e como os países podem se preparar para futuras crises.
O ministro falou no painel “Aumentando a visibilidade do Turismo – tornando-se parte da conversa além da promoção”, no qual tratou da promoção turística do Brasil.