- A Copa Airlines realizou um voo comercial de demonstração operado com combustível de aviação sustentável (SAF), no marco da IX Cúpula das Américas
- As ações da companhia aérea fazem parte do plano de ação do compromisso IATA de zero emissões líquidas de carbono até 2050, buscando reduzir seus efeitos sobre as mudanças climáticas
São Paulo - A Copa Airlines, subsidiária da Copa Holdings, S.A. e membro da rede global de companhias aéreas da Star Alliance, realizou um voo comercial de demonstração com combustível de aviação sustentável (SAF) em 7 de junho de 2022.
(Divulgação) |
O voo CM303 para o Panamá (PTY) fez parte de uma iniciativa do setor de aviação, organizada pela IATA e pela Boeing, para usar SAF ou combustível de aviação sustentável, em voos selecionados do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), Califórnia. Essa iniciativa reafirma o compromisso do setor de aviação e da Copa Airlines com a sustentabilidade e a meta de ser neutra em carbono até 2050.
Fornecido pela empresa World Energy, que é pioneira na geração de energia renovável e possui a única refinaria SAF da América, localizada em Paramount, Califórnia, a Copa adquiriu 39.000 libras de SAF para o voo CM303 em 7 de junho de 2022, operado por uma aeronave Boeing modelo 737-MAX9 na rota Los Angeles (LAX) - Panamá (PTY). Como resultado desta ação, que foi realizada em conjunto com outras sete companhias aéreas durante a Cúpula das Américas, reflete-se uma redução nas emissões de 472.500 libras de CO2.
Este voo ocorre no âmbito de várias reuniões realizadas pela indústria da aviação comercial, com a participação da Copa Airlines e de outras companhias aéreas, para definir estratégias que contribuam para a meta de zero emissões líquidas na aviação comercial até 2050.
Alcançar a meta ambiciosa de zero emissões líquidas até 2050 exigirá a união de toda a indústria, incluindo governos, reguladores, fabricantes e fornecedores, para garantir o fornecimento e a disponibilidade de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF), o uso eficiente do espaço aéreo e o investimento em novas tecnologias de aviação, entre outros.
Consciente de seu papel no setor, a Copa Airlines continua implementando iniciativas voltadas à eficiência das operações de voo e uso de combustível, gestão eficiente de resíduos, substituição de produtos plásticos descartáveis, entre outros, a fim de reduzir o impacto da sua operação no meio ambiente.