Governo egípcio adotará estratégia para aumentar turismo no país. Presidente de órgão do setor afirma que Egito trabalha pela atração de visitantes da América Latina, em especial do Brasil
São Paulo - A Autoridade Geral Egípcia para a Promoção do Turismo está trabalhando para atrair turistas de novos mercados ao Egito, com destaque para a América Latina e especialmente o Brasil. A informação foi dada à reportagem da ANBA por e-mail pelo presidente do órgão, Amr El-Qadi. De acordo com Al-Qadi, os cidadãos da região têm alta cultura turística e os turistas brasileiros estiveram fortemente presentes no Egito durante a década de 1990.
Amr El-Qadi, presidente da autoridade de turismo egípcia. (© ANBA) |
Na semana passada, o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito lançou nova estratégia com objetivo de atrair mais turistas ao país. De acordo com El-Qady, o plano inclui múltiplos incentivos para o turismo e os agentes de viagem, além de programas na área. O presidente da Autoridade Geral Egípcia para a Promoção do Turismo disse que o turismo egípcio foi muito afetado pela guerra russo-ucraniana.
Para fazer o turismo crescer, o país árabe vai organizar a primeira conferência e exposição internacional de turismo no Egito com o nome Gate Travel Expo em setembro deste ano, com a participação de mais de 200 empresas especializadas em turismo e aviação, representando 56 países. O evento terá o patrocínio do Ministério de Turismo e Antiguidades e do Ministério da Juventude e Desportos, em parceria com a empresa Skydive Pharaohs, um dos principais players na área do turismo esportivo.
Estudo E Estratégia
A nova estratégia lançada, que partiu de um estudo sobre o setor, conta com a cooperação do escritório global especializado em turismo, o International House of Expertise, e da Federação Egípcia das Câmaras de Turismo. O primeiro-ministro do Egito, Moustafa Madbouly, realizou reunião sobre o assunto com a International House of Expertise, o ministro do Turismo e Antiguidades, Khaled Al-Anani, o presidente da Federação Egípcia das Câmaras de Turismo, Ahmed Al-Wasif, e a assistente de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo, Youmna Al-Bahar.
O estudo realizado visou formular um quadro estratégico para o turismo egípcio, apoiando os esforços do governo para desenvolver o setor de uma maneira sustentável e preparar a evolução dessa indústria como um todo, de acordo com as estratégias adotadas anteriormente pelo Ministério do Turismo e Antiguidades. O escritório de consultoria teve reuniões com vários ministros nos últimos meses e ouviu suas opiniões, além de ter realizado workshops sobre o assunto.
Representantes do escritório de consultoria global elogiaram o trabalho que está sendo realizado no Egito nos últimos anos, bem como a legislação e os procedimentos aprovados no setor de turismo. Eles enfatizaram que o aumento da eficiência da infraestrutura e da legislação contribui para um salto qualitativo no segmento, e que o plano estratégico preparado prevê participação ativa do setor privado.
Execução
Ao final da reunião, o primeiro-ministro egípcio encarregou o ministro do Turismo e Antiguidades de formar comitês de trabalho qualitativos para o desenvolvimento dos mecanismos de implementação da estratégia, além de apresentar o projeto na próxima reunião do Comitê Ministerial de Turismo.