A Finnair assinou um novo acordo de venda de combustível com a produtora de combustíveis renováveis Gevo, Inc. com sede no Colorado. O acordo descreve os detalhes para a compra de 7 milhões de galões por ano de combustível de aviação sustentável (SAF) por cinco anos a partir de 2027.
(Arquivo) |
O valor esperado para o acordo é de US$ 192 milhões durante o período de cinco anos, incluindo benefícios ambientais associados. Este acordo faz parte do plano da oneworld® Alliance de comprar até 200 milhões de galões de combustível de aviação sustentável por ano da Gevo.
A Finnair usa um extenso kit de ferramentas para obter reduções de emissões – usando combustíveis de aviação sustentáveis, reduzindo o peso das aeronaves, desenvolvendo métodos de voo com eficiência de combustível, compensando e engajando passageiros na redução de emissões de aviação. A Finnair também está explorando ativamente as possibilidades de introduzir novas tecnologias em suas operações.
“A Finnair tem metas ambiciosas de redução de emissões: até o final de 2025, pretendemos reduzir pela metade o nível de emissões líquidas a partir de 2019 e atingir a neutralidade de carbono até o final de 2045. O SAF desempenha um papel importante para atingir essas metas”, diz Eveliina Huurre, Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade, Finnair.
“A Gevo foi fundada com base no princípio de incorporar a sustentabilidade em cada etapa do nosso processo”, disse o Dr. Patrick R. Gruber, CEO, Gevo. “Mas não é estático – está sempre melhorando: estamos constantemente incorporando novos desenvolvimentos em cada estágio de nosso sistema de negócios para reduzir nossa intensidade de carbono. Espera-se que isso torne a energia renovável transportada em nossos combustíveis renováveis avançados ainda mais impactante, pois ajuda a diminuir as pontuações de carbono de nossos clientes.”
O combustível de aviação sustentável da Gevo é produzido usando produtos de milho não comestíveis que são processados para criar etanol que é então convertido em combustível de aviação sustentável. O combustível é usado com o princípio de reserva e reclamação nos voos da Finnair de Los Angeles.
A Finnair também fez um acordo de compra com a Aemetis para um total de 17,5 milhões de galões de combustível de aviação sustentável misturado a ser entregue durante 2025-2032. A Finnair já fez parceria com a Neste na Finlândia para aumentar o uso do SAF e, portanto, reduzir as emissões de carbono dos voos.