Paris - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA - International Air Transport Association) pediu reformas abrangentes para gerenciar a necessidade de longo prazo de uma base de talentos estável para o setor de serviços em terra.
(© Bing Imagens) |
Milhares de funcionários de empresas prestadoras de serviços em terra deixaram a indústria da aviação durante a pandemia. Agora, com a retomada do setor, a grave escassez desses funcionários qualificados reforça a necessidade de uma reformulação para estabilizar a base de talentos.
No curto prazo, a questão mais urgente é a demora na capacitação dos funcionários enquanto o setor aéreo se prepara para o pico da temporada de verão no hemisfério norte. No longo prazo, a IATA pede que o setor de serviços em terra:
- Adote uma estratégia mais forte de aquisição de talentos,
- Simplifique os processos de integração de novos funcionários, e
- Desenvolva uma proposta mais atraente de retenção de talentos.
“A alta temporada das viagens de verão no hemisfério norte está se aproximando e os passageiros já sentem os efeitos da demora na capacitação dos funcionários do aeroporto. São necessários recursos adicionais para acelerar este processo, que pode chegar a seis meses em alguns mercados. A escassez que enfrentamos hoje é um sintoma dos desafios de longo prazo para manter uma base estável de talentos para prestação de serviços em terra”, disse Nick Careen, Vice-Presidente Sênior de Operações e Segurança, IATA.
No IATA Ground Handling Conference, a IATA propôs uma abordagem abrangente de recrutamento, integração e retenção de talentos:
Recrutamento
É fundamental atrair novos talentos. Isso se torna mais desafiador devido às percepções criadas na pandemia com a redução de um grande número de funcionários, incluindo os de serviços em terra.
A IATA recomenda:
- Uma campanha de conscientização para destacar a atratividade e a importância das operações em terra, tanto para o transporte de carga como de passageiros.
- Adoção da campanha 25por2025 para ajudar a resolver o desequilíbrio de gênero em todo o setor.
- Estágios em parceria com escolas de comércio para revitalizar os canais de contato com candidatos.
- Mapeamento dos planos de carreira para apresentar perspectivas de longo prazo às pessoas que ingressam no setor.
Processos Mais Eficientes De Integração De Novos Funcionários
O treinamento e a capacitação de novos funcionários podem levar mais de seis meses. A integração mais eficiente e rápida permitirá que o setor se adapte rapidamente às mudanças na demanda, incluindo as sazonais. A IATA recomenda:
- Maior foco no treinamento baseado em competências; a mudança para mais treinamentos e avaliações online vai acelerar o processo e aumentar a flexibilidade e a eficiência da integração.
- O reconhecimento mútuo pelas autoridades de treinamento de segurança e de registros de antecedentes de funcionários vai agilizar a integração e reduzir processos redundantes.
Programas De Retenção
A padronização mais robusta vai melhorar o desempenho, garantir flexibilidade no emprego e opções mais amplas de carreira. A IATA recomenda:
- Implementação do IATA Ground Operations Manual (IGOM) (manual de operações em terra da IATA) para padronizar as operações em terra. Além dos benefícios operacionais significativos e integração mais eficiente, isso aumentaria a flexibilidade e as oportunidades para os funcionários em termos de realocação, transferência e recrutamento.
- Passaportes de treinamento, que reconheçam mutuamente as habilidades e o treinamento de funcionários em terra, companhias aéreas e/ou aeroportos.
- Adoção de novas tecnologias e processos automatizados para criar diversas oportunidades de trabalho e planos de carreira para atrair uma nova geração de talentos.
“Uma abordagem para todo o setor que acelere o recrutamento, a integração e retenção de talentos trará grandes benefícios em termos de eficiência para todos os envolvidos. A base dessa abordagem é a padronização, que pode ser realizada a com a adoção do IGOM. Sua implementação global terá um impacto enorme e positivo em todos os aspectos dos serviços em terra, incluindo a gestão de talentos. A questão é ampliar o conceito de ter um emprego para uma visão de carreira no setor”, disse Careen.