Nova York - A Autoridade de Aviação Civil de Cingapura (CAAS), Singapore Airlines (SIA) e Temasek lançarão a venda de créditos de combustível de aviação sustentável (SAF) em julho de 2022. A venda dos créditos de SAF faz parte de um piloto CAAS-SIA-Temasek anunciado em novembro de 2021 para avançar no uso de SAF em Cingapura.
(Arquivo) |
Um total de 1.000 créditos SAF estarão disponíveis para venda. Estes são gerados a partir das 1.000 toneladas de SAF puros que são misturados, entregues e elevados do Aeroporto Changi de Cingapura, e devem reduzir a emissão de dióxido de carbono em 2.500 toneladas. Cada crédito adquirido ajudará a reduzir 2,5 toneladas de emissões de dióxido de carbono.
O lançamento dos créditos SAF oferece aos passageiros, incluindo viajantes corporativos e individuais, bem como transitários, uma via para fazer sua parte pelo meio ambiente e reduzir sua pegada de carbono. Ao adquirir esses créditos, eles também podem ajudar a estimular a demanda por SAF, apoiar o desenvolvimento da indústria nascente de SAF e avançar na adoção de SAF para a sustentabilidade da aviação.
Os créditos do SAF serão registrados como parte de um projeto piloto no Sistema de Livros e Reclamações da Mesa Redonda de Biomateriais Sustentáveis (RSB) para garantir que as transações de crédito do SAF sejam conduzidas de maneira confiável e transparente, sem dupla contagem de créditos. O Book & Claim System é viabilizado pela RSB que é uma das líderes mundiais em padrões de certificação de sustentabilidade.
Os passageiros corporativos e agentes de carga da SIA podem adquirir os créditos SAF diretamente da SIA, mitigando as emissões de carbono relacionadas a seus voos. Os transitários, por sua vez, também podem vender os créditos a seus clientes a jusante para reduzir as emissões de carbono de suas operações comerciais.
A partir do quarto trimestre de 2022, todos os passageiros SIA poderão comprar uma combinação de créditos SAF e compensações de carbono, como parte do Programa Voluntário de Compensação de Carbono do Grupo SIA. A SIA também fará parceria com o Climate Impact X (CIX), uma bolsa global de créditos de carbono de qualidade, para introduzir um portfólio agrupado composto por créditos SAF e créditos de carbono. O produto será projetado para atender à demanda corporativa por SAF, equilibrando a acessibilidade.
Han Kok Juan, Diretor-Geral, CAAS, disse: “A criação de um mercado confiável e vibrante para a venda e compra de créditos SAF em Cingapura ajudará a apoiar a adoção do SAF, essencial para a descarbonização do setor de aviação e um elemento-chave do Projeto de Hub Aéreo Sustentável de Cingapura que a CAAS está desenvolvendo.”
A Sra. Lee Wen Fen, Vice-Presidente Sênior de Planejamento Corporativo, Singapore Airlines, disse: “À medida que avançamos com o piloto SAF em Cingapura, agora podemos oferecer mais oportunidades para nossos clientes corporativos e viajantes para mitigar suas emissões de carbono usando créditos SAF, que são registrados e contabilizados no RSB Book & Claim System. Isso ajudará a acelerar e ampliar a adoção coletiva do SAF, reforçando nosso compromisso de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050.”
O Sr. Frederick Teo, Diretor Administrativo, Temasek, disse: “O piloto da SAF lançou as bases para a SIA e a comunidade de aviação mais ampla para operacionalizar a adoção da SAF em Cingapura. Com os créditos SAF, podemos atrair de forma mais eficaz o financiamento de empresas e viajantes para reduzir os prêmios de custo do SAF. Isso pode ajudar a acelerar a adoção do SAF, que é um caminho importante para a descarbonização do setor de aviação no médio e longo prazo.”
A Sra. Arianna Baldo, Diretora de Programas, RSB, disse: “Estamos entusiasmados por trabalhar com a Singapore Airlines neste projeto piloto inovador, que permitirá que seus clientes acessem sinistros confiáveis gerados por meio de um sistema de Book & Claim robusto e independente construído pelo RSB. A participação da Singapore Airlines destaca como essa abordagem inovadora pode agregar valor para empresas que levam a sério a descarbonização do setor de aviação. Estamos ansiosos para apoiar ainda mais os esforços de descarbonização da Singapore Airlines, de acordo com os padrões de sustentabilidade confiáveis da RSB.”
O Sr. Mikkel Larsen, CEO, Climate Impact X (CIX), disse: “A atual falta de incentivos para a adoção de combustíveis verdes fez com que os preços continuassem altos e economicamente inviáveis. Os créditos SAF podem ajudar a estimular a adoção, permitindo a descoberta de preços competitivos e canalizando financiamento para projetos que possam impulsionar o uso de combustíveis sustentáveis na escala necessária para apoiar a descarbonização no setor de aviação. Por meio dos esforços contínuos da CIX para selecionar projetos verificados para nossas plataformas, pretendemos aumentar o acesso a créditos de carbono de qualidade em todo o mundo e gerar impacto ambiental em escala.”