Todo o setor da aviação, incluindo as companhias aéreas, está atualmente exposto a uma situação muito tensa e deve enfrentar grandes dificuldades operacionais. Dado o crescente aumento do número de casos de contaminação por Covid em alguns países europeus, bem como importantes restrições de capacidade e ações de greve em vários aeroportos europeus e em determinados serviços de navegação aérea, as complicações multiplicam-se com a aproximação da época de viagens, no coração do verão. Esta situação tem repercussões diretas na estabilidade operacional da SWISS.
(Arquivo) |
A fim de assumir suas responsabilidades com seus passageiros, oferecendo-lhes as melhores garantias possíveis em termos de planejamento nestes tempos instáveis, a SWISS está sendo forçada a reagir e está fazendo proativamente novos ajustes em sua programação de voos de agosto a outubro abordando o risco industrial sistêmico e contribuição para o alívio de seu próprio programa de voo, bem como do sistema geral na Suíça. O risco de cancelamentos ou alterações de voos de curto prazo é minimizado.
Os cancelamentos representam aproximadamente 2% do horário de voo programado. Eles resultam em novas reduções de frequência (número de voos por dia ou por semana). No entanto, a SWISS continua a conectar a Suíça à Europa e ao mundo. Os voos entre Zurique e Viena continuarão a ser operados pela Austrian Airlines, empresa irmã da SWISS, provavelmente até ao final do horário de inverno 2022/23. A SWISS cancelará 676 voos dos 31.414 programados entre agosto e outubro.
Dieter Vranckx, CEO, SWISS, disse: “Caracterizado pela sua complexidade, o sistema aeronáutico europeu e global está atualmente no limite das suas capacidades operacionais. Perante estas dificuldades crescentes e para assumirmos a nossa responsabilidade para com os nossos passageiros a montante, vamos contribuir para desafogar todo o sistema. Lamentamos profundamente os ajustes que somos forçados a fazer e pedimos expressamente aos nossos passageiros e parceiros preocupados que desculpem qualquer inconveniente resultante. A SWISS poderá oferecer uma alternativa para a maioria dos passageiros afetados no mesmo dia de viagem.”
Dependendo da rota em questão, os ajustes no horário de voo também podem afetar a capacidade de carga. Para reduzir a escala, a SWISS está estudando a possibilidade de realizar voos exclusivamente dedicados ao frete de tempos em tempos.