Pular para o conteúdo principal


UNWTO: Empregos, Recuperação E Sustentabilidade São Discutidos Por Líderes Europeus Do Turismo

Os Estados-Membros Europeus da UNWTO destacaram a importância dos empregos, da formação profissional e da sustentabilidade e da inovação, pois orientam conjuntamente a recuperação do turismo em toda a região 

Yerevan, Armênia - A 67ª reunião da Comissão da UNWTO para a Europa (Yerevan, Armênia, 1-3 de junho de 2022) foi convocada à medida que o reinício do turismo europeu ganhava ritmo. Dos 47 países do mundo que levantaram todas as restrições às viagens, 31 estão na Europa. Nesse contexto, os Estados-Membros olharam para o futuro para enfrentar tanto os desafios de curto prazo quanto as oportunidades de longo prazo para que o turismo cresça como um motor do desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Yerevan, Armênia. (© Bing Imagens)

Representantes de alto nível de 35 Estados-Membros e muitos representantes dos setores privados europeus e globais de turismo receberam uma visão geral do trabalho da UNWTO na região desde a última reunião da Comissão Regional em Atenas, em junho de 2021. 


Reconhecimento Político

Abrindo a sessão, o Vice-Primeiro-Ministro da República da Armênia, Hambardzum Matevosyan, chamou o turismo de "locomotiva" para recuperação e oportunidade, tanto na Europa quanto no mundo. Com a Armênia comemorando 25 anos como Um Estado-Membro da ONU, o senhor deputado Matevosyan elogiou o trabalho da Organização na ponte entre os setores público e privado e fazendo do turismo um pilar da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O Secretário-Geral da ONU, Zurab Pololikashvili, reuniu-se pessoalmente com o Presidente da Armênia Vahagn Khachaturyan com o Primeiro-Ministro Nikol Pashinyan e com o Ministro das Relações Exteriores Ararat Mirzooyan, reconhecendo sua liderança e apoio ao turismo e discutindo maneiras pelas quais a UNWTO pode apoiar ainda mais o país à medida que cresce seu turismo em tamanho e significância, com foco em investimentos e no desenvolvimento rural. 

Também foram abrindo a sessão o Ministro da Economia da Armênia, Vahan Kerobyan, e Sofia Zacharaki, Vice-Ministra do Turismo da Grécia e atual Presidente da Comissão Regional da UNWTO. Zacharaki também elogiou a liderança da UNWTO durante a crise e ressaltou que a determinação de reiniciar o turismo para a recuperação econômica "não deve superar nossos esforços para nos tornarmos mais sustentáveis". 

O Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, disse: "Desde o início da pandemia e para a fase de recuperação da crise, a Europa tem liderado pelo exemplo no apoio e na retomada do turismo. No centro disso tem sido a cooperação e a coordenação, o mesmo espírito que deve levar todos os destinos europeus adiante, pois eles usam o poder do turismo para impulsionar o desenvolvimento e o crescimento para todos." 

Sisian Boghossian, Presidente do Comitê de Turismo do Ministério da Economia, enfatizou: "A Armênia reafirma seu compromisso de uma cooperação efetiva com todos os Estados Membros da UNWTO para alcançar as metas conjuntas destinadas à implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O turismo é um setor prioritário da economia na Armênia que não só está definido na Lei do Turismo, mas também expresso na agenda política e incluído no programa do Governo." 


Entregando Resultados 

O Secretário-Geral forneceu uma visão geral atualizada dos últimos dados e tendências do turismo internacional e deixou claro como, mesmo em tempos desafiadores, a UNWTO avançou suas áreas prioritárias de trabalho, com foco em impulsionar os investimentos em turismo, promover inovação e empreendedorismo, empregos no turismo e educação e acelerar a sustentabilidade. 

A Diretora Regional da UNWTO para a Europa, Alessandra Priante, destacou as iniciativas atuais e a futura implementação regional do programa de trabalho da UNWTO, ressaltando a importância de fomentar a metodologia bem-sucedida de cooperação com e dentro da região mais visitada do mundo: a Europa. Ela destacou os projetos de referência voltados para a juventude, com a primeira Cúpula Global de Turismo da Juventude a ser sediada em Sorrento, Itália, as Ligas de Estudantes nos vários países europeus e no desenvolvimento rural, com a 2ª edição das Melhores Vilas de Turismo do Mundo, seguindo o grande sucesso da iniciativa em 2021, e os projetos de assistência técnica da UNWTO que apoiam a recuperação do turismo para crescer de forma sustentável e responsável foram ainda mais destaques. 

Como parte da discussão política de alto nível, os delegados destacaram a necessidade de equilibrar medidas de curto prazo para permitir uma rápida recuperação do turismo, notadamente para enfrentar a escassez de mão-de-obra, tornar os empregos mais atraentes e reter o talento certo com imperativos de sustentabilidade, incluindo medição, investimento em educação turística e capacitação.


Turismo E Desenvolvimento Rural 

Por ocasião da Reunião da Comissão, a UNWTO e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com o apoio do governo da Armênia, fizeram uma parceria para preparar o cenário para uma discussão sobre o papel do turismo no desenvolvimento rural e como construir sinergias maiores entre agricultura e turismo. 

Com foco especial no design thinking para aprimorar experiências locais e agregar valor aos destinos, gastronomia e enoturismo, o evento destacou a necessidade de trabalhar em infraestrutura, governança, desenvolvimento de produtos, estruturas de colaboração, qualidade e acesso ao mercado, digitalização e capacitação. Contando com a participação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a conferência destacou o valor da propriedade intelectual para proteger e valorizar produtos e processos locais. O evento foi encerrado com uma Masterclass de Turismo gastronômico para apoiar a construção e capacitação de conhecimentos para Estados e stakeholders da Armênia. 

Os membros da região concordaram por unanimidade em que a Bulgária sediaria a 68ª sessão da Comissão Regional da UNWTO em 2023. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades