Os Estados-Membros Europeus da UNWTO destacaram a importância dos empregos, da formação profissional e da sustentabilidade e da inovação, pois orientam conjuntamente a recuperação do turismo em toda a região
Yerevan, Armênia - A 67ª reunião da Comissão da UNWTO para a Europa (Yerevan, Armênia, 1-3 de junho de 2022) foi convocada à medida que o reinício do turismo europeu ganhava ritmo. Dos 47 países do mundo que levantaram todas as restrições às viagens, 31 estão na Europa. Nesse contexto, os Estados-Membros olharam para o futuro para enfrentar tanto os desafios de curto prazo quanto as oportunidades de longo prazo para que o turismo cresça como um motor do desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Yerevan, Armênia. (© Bing Imagens) |
Representantes de alto nível de 35 Estados-Membros e muitos representantes dos setores privados europeus e globais de turismo receberam uma visão geral do trabalho da UNWTO na região desde a última reunião da Comissão Regional em Atenas, em junho de 2021.
Reconhecimento Político
Abrindo a sessão, o Vice-Primeiro-Ministro da República da Armênia, Hambardzum Matevosyan, chamou o turismo de "locomotiva" para recuperação e oportunidade, tanto na Europa quanto no mundo. Com a Armênia comemorando 25 anos como Um Estado-Membro da ONU, o senhor deputado Matevosyan elogiou o trabalho da Organização na ponte entre os setores público e privado e fazendo do turismo um pilar da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O Secretário-Geral da ONU, Zurab Pololikashvili, reuniu-se pessoalmente com o Presidente da Armênia Vahagn Khachaturyan com o Primeiro-Ministro Nikol Pashinyan e com o Ministro das Relações Exteriores Ararat Mirzooyan, reconhecendo sua liderança e apoio ao turismo e discutindo maneiras pelas quais a UNWTO pode apoiar ainda mais o país à medida que cresce seu turismo em tamanho e significância, com foco em investimentos e no desenvolvimento rural.
Também foram abrindo a sessão o Ministro da Economia da Armênia, Vahan Kerobyan, e Sofia Zacharaki, Vice-Ministra do Turismo da Grécia e atual Presidente da Comissão Regional da UNWTO. Zacharaki também elogiou a liderança da UNWTO durante a crise e ressaltou que a determinação de reiniciar o turismo para a recuperação econômica "não deve superar nossos esforços para nos tornarmos mais sustentáveis".
O Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, disse: "Desde o início da pandemia e para a fase de recuperação da crise, a Europa tem liderado pelo exemplo no apoio e na retomada do turismo. No centro disso tem sido a cooperação e a coordenação, o mesmo espírito que deve levar todos os destinos europeus adiante, pois eles usam o poder do turismo para impulsionar o desenvolvimento e o crescimento para todos."
Sisian Boghossian, Presidente do Comitê de Turismo do Ministério da Economia, enfatizou: "A Armênia reafirma seu compromisso de uma cooperação efetiva com todos os Estados Membros da UNWTO para alcançar as metas conjuntas destinadas à implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O turismo é um setor prioritário da economia na Armênia que não só está definido na Lei do Turismo, mas também expresso na agenda política e incluído no programa do Governo."
Entregando Resultados
O Secretário-Geral forneceu uma visão geral atualizada dos últimos dados e tendências do turismo internacional e deixou claro como, mesmo em tempos desafiadores, a UNWTO avançou suas áreas prioritárias de trabalho, com foco em impulsionar os investimentos em turismo, promover inovação e empreendedorismo, empregos no turismo e educação e acelerar a sustentabilidade.
A Diretora Regional da UNWTO para a Europa, Alessandra Priante, destacou as iniciativas atuais e a futura implementação regional do programa de trabalho da UNWTO, ressaltando a importância de fomentar a metodologia bem-sucedida de cooperação com e dentro da região mais visitada do mundo: a Europa. Ela destacou os projetos de referência voltados para a juventude, com a primeira Cúpula Global de Turismo da Juventude a ser sediada em Sorrento, Itália, as Ligas de Estudantes nos vários países europeus e no desenvolvimento rural, com a 2ª edição das Melhores Vilas de Turismo do Mundo, seguindo o grande sucesso da iniciativa em 2021, e os projetos de assistência técnica da UNWTO que apoiam a recuperação do turismo para crescer de forma sustentável e responsável foram ainda mais destaques.
Como parte da discussão política de alto nível, os delegados destacaram a necessidade de equilibrar medidas de curto prazo para permitir uma rápida recuperação do turismo, notadamente para enfrentar a escassez de mão-de-obra, tornar os empregos mais atraentes e reter o talento certo com imperativos de sustentabilidade, incluindo medição, investimento em educação turística e capacitação.
Turismo E Desenvolvimento Rural
Por ocasião da Reunião da Comissão, a UNWTO e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com o apoio do governo da Armênia, fizeram uma parceria para preparar o cenário para uma discussão sobre o papel do turismo no desenvolvimento rural e como construir sinergias maiores entre agricultura e turismo.
Com foco especial no design thinking para aprimorar experiências locais e agregar valor aos destinos, gastronomia e enoturismo, o evento destacou a necessidade de trabalhar em infraestrutura, governança, desenvolvimento de produtos, estruturas de colaboração, qualidade e acesso ao mercado, digitalização e capacitação. Contando com a participação da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), a conferência destacou o valor da propriedade intelectual para proteger e valorizar produtos e processos locais. O evento foi encerrado com uma Masterclass de Turismo gastronômico para apoiar a construção e capacitação de conhecimentos para Estados e stakeholders da Armênia.
Os membros da região concordaram por unanimidade em que a Bulgária sediaria a 68ª sessão da Comissão Regional da UNWTO em 2023.