A ANA – Aeroportos de Portugal divulgou um comunicado onde "saúda a decisão do Governo português" no que diz respeito à construção do aeroporto do Montijo, previsto para 2026, e onde afirma que vai definir com o Governo as condições para o aeroporto de Alcochete, previsto para 2035.
(Arquivo) |
O comunicado indica que a ANA "saúda a decisão do Governo português que permitirá dar, a curto prazo, uma resposta viável e optimizada às necessidades de desenvolvimento aeroportuários da região de Lisboa, através de uma solução pragmática de investimento nos aeroportos Humberto Delgado e do Montijo".
O Governo português anunciou a decisão de avançar com a construção de um novo aeroporto, no Montijo, que deve estar operacional no final de 2026.
A ANA Aeroportos de Portugal sublinha que esta solução permite obter a capacidade aeroportuária pretendida "da forma mais rápida e economicamente viável, com benefícios para a economia, o turismo, e a continuidade territorial portuguesa".
A decisão do Governo inclui ainda a construção de um aeroporto em Alcochete para substituir o Aeroporto Humberto Delgado, em 2035, e a ANA Aeroportos de Portugal afirma que vai "definir com o concedente as condições de desencadeamento e realização dessa nova etapa".
O primeiro-ministro António Costa veio ontem, quinta-feira, 30 de junho, revogar este despacho do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmando que quer consultar a oposição e informar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.