LK Design Hotel, em Santa Catarina, e Grand Mercure Curitiba Rayon, no Paraná, superaram expectativas, com crescimento em faturamento e na taxa de ocupação. Ampliação dos investimentos estão no plano da companhia para ambas as operações
Com um modelo diferenciado de operação, a Atrio Hotéis é reconhecida pela excelência no atendimento e pela maximização dos resultados para todos os perfis de empreendimentos administrados, com especial destaque para os segmentos midscale e econômico, nos quais se concentra o maior parque hoteleiro gerido pela administradora hoteleira. No entanto, esse posicionamento não é diferente quando o assunto é gestão de hotéis de luxo.
Beto Caputo, CEO. (Divulgação) |
A boa notícia é informada pelo CEO da empresa, Beto Caputo. “Nós trabalhamos focados na eficiência de gestão que se traduz, em poucas palavras, na oferta do melhor atendimento possível ao hóspede e na entrega do melhor resultado possível ao investidor. Essa premissa está em nosso DNA. E isso é possível em todas as categorias hoteleiras porque parte de um modelo de gestão que se aplica a todos os segmentos”, diz.
O modelo adotado pela companhia criada e presidida pelo executivo, garantiu sua boa performance neste primeiro semestre de 2022, quando a Atrio cresceu em todas as operações, com especial destaque para a hotelaria de luxo. Entre os mais de 70 hotéis em diferentes destinos brasileiros, os dois que estão posicionados na categoria upscale -- o LK Design Hotel, em Santa Catarina, e Grand Mercure Curitiba Rayon, no Paraná -- tiveram resultados expressivos no primeiro semestre deste ano.
Em Florianópolis (SC), o LK Design Hotel cresceu 105% sua taxa de ocupação e aumentou 35% sua diária média neste primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2021. “Nosso resultado financeiro ficou 25% acima do projetado”, diz o executivo.
Outro dado interessante na unidade é a retomada do turismo internacional, que representa 18% dos hóspedes do hotel no primeiro semestre. No âmbito doméstico, os maiores emissores são Santa Catarina (30%) e São Paulo (25%). “Os números reforçam que o turismo regional ainda é forte para o segmento”, destaca Miler Bairros, Gerente Geral, LK Design Hotel.
Já em Curitiba, no Grand Mercure Curitiba Rayon, o aumento em ocupação chegou a 50%, tendo junho como melhor mês, com ocupação de 63%. O faturamento atingiu R$ 5,9 milhões e ficou 5% acima do budget previsto para o semestre.
Na divisão entre os nichos, o segmento de lazer respondeu por 40% da ocupação e os encontros corporativos representaram 30%, enquanto shows e eventos sociais chegaram a 30% da demanda.
Os resultados chegam exatamente um ano após a entrada do hotel paranaense no portfólio da Atrio, o que é motivo de dupla comemoração quando se leva em conta o período mais crítico da COVID-19. “Quando assumimos o empreendimento, no ano passado, a taxa de ocupação não chegava a 20% o que, aliado à baixa demanda por eventos, afetou o desempenho global da operação”, relembra Fernando Kanbara, Gerente Geral do empreendimento, destacando que “em um ano, tivemos uma rápida recuperação que, sem dúvida, foi impulsionada pela melhora no cenário combinada com a eficiência na gestão”.
Investimentos E Perspectivas
Para o CEO da Atrio, o luxo se baseia nas premissas de excelência, inovação e identidade própria, incluindo a adoção de medidas ligadas à responsabilidade socioambiental, de personalização do atendimento e criação de experiências. Nesse sentido, Beto Caputo enumera uma série de investimentos para melhorar ainda mais a qualidade a exclusividade dos serviços nos hotéis.
No LK Design Hotel, as novidades começam com a construção de um novo bar no rooftop, com uma carta especial de drinques e petiscos, além de uma vista incrível. Nos próximos meses, o local terá seu espaço ampliado e o mobiliário renovado para tornar a experiência do hóspede cada vez mais memorável. Outra estreia importante foi a área focada no bem-estar, com duas salas de massagem e um menu de tratamentos que contempla todas as necessidades dos viajantes, incluindo acupuntura, quiropraxia e opções para atletas.
Reconhecido pelos turistas e muito procurado pelo público local, o Osli Restaurante acaba de ampliar a adega. O espaço conta agora com 150 rótulos e uma carta diversificada que contempla rótulos nacionais e internacionais, incluindo uma seleção especial de vinhos produzidos na serra catarinense. Inaugurado em maio de 2021, sob o comando do Chef catarinense Felipe Silva, o restaurante homenageia Walter Osli Koerich, proprietário do hotel e um dos maiores incentivadores da cultura e das tradições locais.
No Grand Mercure Rayon, as novidades incluem a troca das televisões dos apartamentos, dos cofres e das amenidades por produtos da linha L'Occitane All Bresil. Os enxovais dos 159 apartamentos também tiveram upgrade. O hotel também fechou uma parceria com o SPA Tereza Zanchi Shiatsu & Bem-Estar, rede curitibana que foi reconhecida recentemente pela International Spa & Beauty Awards como o Melhor Retiro de Bem-Estar Holístico do Brasil (Best Holistic Wellness Retreat).
O hotel também passou a receber o público local para o café da manhã -- com direito a cozinha show -- inaugurou o Lobby Bar Café e reabriu o Espaço RW, um salão de 256 m² para eventos sociais de até 140 pessoas sentadas ou 500 para serviços de coquetel. Os próximos passos são a reabertura do Room 1424 - bar com música ao vivo, cardápio de drinques e petiscos - e a reforma do lobby, previstos para agosto. Os planos para 2023 incluem o retrofit dos apartamentos, com investimento em torno dos R$ 5 milhões.